Crônicas do Mundo Emerso Vol. 2 – A Missão de Senar

Título: Crônicas do Mundo Emerso Vol. 1: A Missão de Senar
Título original: Cronache Del Mondo Emerso – La Missione di Senar
Autor: Licia Troisi
Ano de publicação: 2004
País de origem: Itália
Tradução: Mario Fondelli
Editora: Rocco – 332 páginas

A Missão de Senar é a continuação de A Garota da Terra do Vento, segundo volume da série Crônicas do Mundo Emerso. Mais sobre o primeiro volume, clique aqui. O livro segue bem o ritmo do primeiro volume: a narrativa é rápida e tem o grande foco no desenvolvimento dos personagens principais Nihal e Senar, dessa vez em missões completamente separadas. Esse fato gera uma diferença importante entre o primeiro livro e o segundo. Agora a história dos dois corre paralela, ou seja, você lê alguns capítulos sobre Nihal e depois mais outros sobre Senar.

Na minha opinião o grande ganho desse livro foi o fato de apresentar Senar mais de perto e criar a possibilidade de entendermos seu estilo de vida e seus pensamentos. Porque apesar de já termos tido contato com ele no primeiro volume, esse encontro era sempre mediado pelos olhos de Nihal. Na perigosa missão de encontrar o Mundo Submerso, começamos a entender melhor a lógica do personagem e contrapô-lo com Nihal. Passamos a ter então dois personagens principais e não só mais um.

A trama vai se desenvolvendo, mas é importante deixar claro que o grande foco de Crônicas do Mundo Emerso não é salvar o mundo do perigo e do mal e sim mostrar como as pessoas agem nesse meio-tempo. A ameaça de perigo ao Mundo Emerso aumenta e é possível perceber que as pessoas estão agindo de forma diferente, mais alerta, no entanto, não temos realmente a sensação de que tudo vai dar errado. Nâo existe aquele senso de desespero de “ah meu Deus, NÃO tem como sair dessa!” e sinceramente, acho que isso fica dentro dos propósitos do livro.

Alguns personagens novos aparecem e achei que eles foram bem desenvolvidos, não deu aquela sensação de “mas de onde saiu essa criatura?” o que para mim é crucial. E gostei bastante do desenvolvimento dado à Nihal, que começou a amadurecer e fez algumas escolhas bem complicadas. A temática da vingança também ficou interessante principalmente o fato de alguns personagens aparentemente diferentes estarem ligados de uma maneira imprevisível.

Cuidado, spoiler!

A única coisa que me preocupou foi o fim do livro em que é revelado o motivo pelo qual Nihal sobreviveu. O motivo, espécie de profecia ou dádiva/maldição dos deuses, não é algo novo nos livros de fantasia, pelo contrário, mas fiquei ansiosa porque mexer em algo tão cliché requer o mínimo de criatividade e desenvolvimento para que a coisa não fique completamente batida e sem emoção.

Fim do spoiler.

No geral, gostei bastante do livro, me gerou algumas horas de leitura bem prazerosas. Só aviso a quem tiver essa edição da Rocco que não leia a lista de personagens que está na última página, pois ela revela coisas bem importantes a respeito dos personagens! Então se você não quiser ter uma surpresa bem desagradável, nem pense em dar uma olhada nessa página. O que me leva à pergunta: Por que colocaram essa página na edição? Affe.

Quanto à questão da tradução, Mário Fondelli optou por mudar os pronomes “tu” e “vós” por “você” e “vocês” o que torna a leitura mais fluida e um pouco mais natural.

Anúncios

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Camila
    out 13, 2010 @ 00:33:11

    Já está na hora de comprar minha coleção dessa série!!
    E ficar esperta para não ler a lista dos personagens!!
    Só por curiosidade, você comprou esse livro na promo do Submarino?! Os livros tem qualidade inferior?
    Beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Responder

    • Melissa
      out 13, 2010 @ 13:17:56

      Cuidado com a lista de personagens! rs
      Então, eu comprei na Submarino sim, naquela promoção que vende toda a série completa. Não é que eles tenham qualidade inferior, mas a encadernação é bem mais simples. Não tem orelhas para marcar as páginas, por exemplo. Não sei se você conhece aquelas encadernações simples da Rocco (eles fizeram a mesma coisa com a série Harry Potter). Mas eu não acho que seja ruim não. Vale o preço que se paga pelo menos.
      bjs

      Responder

  2. Trackback: Crônicas do Mundo Emerso Vol. 3: O Talismã do Poder « Livros de Fantasia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: