Balanço Geral – Crônicas do Mundo Emerso

Como prometido, o balanço geral da série Crônicas do Mundo Emerso de Lícia Troisi. Lembrando que esse post é muito simplista e limitado servindo apenas para dar uma idéia geral da série. Para ter uma opinião mais completa clique aqui.

  Prós Contras
Personagens O amadurecimento dos personagens é o ponto principal do livro. Espere muito drama psicológico e incertezas. A grande maioria possui complexidades e dramas pessoas interessantes e plausíveis. Não espere estereótipos: não existe gente boa ou má na série. Todos são cinza. Se o desenvolvimento é bom, a falha é a interação. Nem sempre a interação entre as personagens é boa. A não ser pela dupla Nihal e Senar e alguns outros secundários, a interação em geral é ruim e dá aquela sensação de “por que fulano está aqui?”.
Trama O vilão é o grande diferencial da série assim como o tratamento dado à guerra. Bem clichê envolvendo busca por talismãs e pessoas “escolhidas”.
Mundo criado Grande variedade de cenários. Alguns detalhes mais “históricos” enriquecem a narrativa. Não apresenta muita criatividade. As diferentes raças não dão muito impacto.
Aspecto Fantasia A magia está presente ao longo da trama de uma forma interessante que não parece ter saído do nada. Pelo contrário, os conceitos são bem trabalhados. O foco na vida militar chega a cansar um pouco.
Escrita Trabalha bem os personagens. O balanço entre descrição e diálogo está na medida certa. A leitura é dinâmica e rápida. É difícil acostumar com a linguagem mais puxada para o formal com direito a palavras como “tu”, “plagas”, “regozijo” aparecendo com muita freqüência. Isso pode tirar o efeito natural da coisa.

 

 

Anúncios

5 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Camila
    dez 13, 2010 @ 00:42:51

    Achei muito bacana esse quadro!!
    Tenho vontade de ler essa série há muito tempo!! Só falta conseguir encaixar na lista aqui!! Mas é bom já ter uma idéia do que vou encontrar!!
    Beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Responder

  2. Jaqueline de Marco
    dez 19, 2010 @ 01:12:41

    Mel… lindo blog!!! De fato, também não sabia que você tinha um blog literário hehe. Seguindo e recomendando lá no Na Prateleira.Com!
    Um beijãoooooo! Fica com Deus! s2

    Responder

  3. Trackback: Top 5 Melhores Livros de 2011 « Livros de Fantasia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: