As Brumas de Avalon – Vol.2 A Grande Rainha

Título: As Brumas de Avalon – Vol. 2 – A Grande Rainha
Título original: The Mists of Avalon
Autor: Marion Zimmer-Bradley
Ano de publicação: 1982
País de origem: Estados Unidos
Tradução: Waltensir Dutra
Editora: Imago [mas minha edição é da Nova Cultural e tem 284 páginas]

 

A saga As Brumas de Avalon continua com A Grande Rainha mostrando os bastidores femininos da lenda de cavalaria mais famosa, O Rei Arthur. É nesse volume que a trama começa realmente a pegar fogo, diferentemente do volume anterior, que fazia uma espécie de introdução. Para ler a resenha do primeiro livro, A Senhora da Magia, clique aqui.

Esse post contém spoilers do primeiro volume da série.

Apesar de termos a visão de Morgana e Morgause, a personagem-foco desse volume é Gwenhwyfar (Guinevere). Afinal, ela é a grande-rainha do título uma vez que seu casamento com Arthur já está arranjado. E logo em seu caminho para o casório, a moça já se depara com Lancelot e aí a coisa já foi por água abaixo.

Gwenhwyfar (lembrando que tenho que usar Crtl C + Crtl V com o nome) é irritante. Acho que não tem ninguém que leia a série que consiga gostar dela. Cristã fervorosa, ela reza o tempo inteiro e detesta todo mundo de Avalon porque acha que eles são do demônio ou coisa do tipo. Só que quando ela precisa da magia de Avalon, não pensa duas vezes antes de sair pedindo favores pra Morgana. Vale lembrar que o fato de ser irritante não faz com que ela seja uma personagem ruim, pelo contrário. Justamente por ser insuportável temos a idéia de que ela é uma pessoa real, com problemas e dramas pessoais.

Passamos também a ter mais acesso a Arthur que, vamos combinar, é o verdadeiro gentleman. Mesmo sendo o líder-mor, trata a todos com cortesia e realmente transparece a grandeza da lenda. A amizade dele pelo Lancelot é retratada de maneira tocante (literalmente, pra quem leu o final do livro rs) e podemos realmente sentir que ele tem carinho pela Gwenhwyfar e a trata bem, mas tá na cara que de quem ele gosta mesmo é da Morgana. E essa aí, essa aí só complica.

Morgana resolve se isolar no norte com sua tia Morgause e é lá que dá a luz à Mordred. E é exatamente na cena do nascimento de Mordred que vemos toda a ambição de Morgause que praticamente rouba o menino da mãe. O problema é que Morgana está tão deprimida com tudo que aconteceu, que simplesmente não faz nada sobre o assunto. Aliás, Morgana fica meio sem rumo e passa um tempo de corte em corte. E é aí que começa o ódio entre ela e Gwenhwyfar: Morgana, mesmo tendo abandonado Avalon, jamais se converterá ao Cristianismo.

Mas de santa Gwenhwyfar não tem nada porque apesar de rezar o dia inteiro, morre de amores por Lancelot. E a tensão entre ela, Morgana e Arthur por conta do melhor amigo do rei só aumenta. Aumenta ao ponto de que tudo explode no final do livro.

Livro altamente recomendado, pois além de contar uma grande história, tem um lado psicológico fantástico com os personagens que de tão reais quase que saltam das páginas. Além disso, é interessante ver a lenda de Arthur de um outro ângulo. Mas mais uma vez digo que pessoas que é uma série ame ou odeie e que deve ser lida por um público mais velho, pois contém muitas cenas fortes.

 

 

Anúncios

5 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Cassy
    fev 25, 2011 @ 16:25:45

    Esse livro é um dos que mais gosto na série. E o final é tudo. A série inteira é uma delícia de ler. Estou adorando os posts. Beijos.

    http://dragonmountbooks.wordpress.com/

    Responder

  2. Cassy
    fev 27, 2011 @ 18:37:41

    Também. E olha que sou durona. Sem querer fazer spoiler, mas já fazendo, nos momentos finais da série a Morgana vira uma megera. E ainda odeio a Gwen. Beijocas. Adorei seu comentário lá no blog.

    http://dragonmountbooks.wordpress.com/

    Responder

  3. Camila
    fev 28, 2011 @ 12:26:11

    Oi Mel,
    Com tantos livros na estante fica difícil chegar até esses!! Os livros estão lá, mas o tempo não!! rs…
    beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Responder

  4. Lucy
    mar 07, 2011 @ 20:05:15

    Estou que nem a Camila. Esses livros estão na estante, só aguardando a vez deles. u_u

    Mel! Um selinho e um meme pra vc na chocolateria!

    http://chocolateria-lucy.blogspot.com/2011/03/selos-e-memes.html

    bjos!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: