O Restaurante do fim do universo

Título em português: O Restaurante do Fim do Universo
Título Original: The Restaurant at the End of the Universe
Autor: Douglas Adams
Ano de publicação: 1980
País de Origem: Reino Unido
Tradução: Paulo Fernando Henriques Britto e Carlos Irineu da Costa
Editora: Sextante
Número de páginas:

Douglas Adams costumava dizer que O Restaurante do Fim do Universo era o melhor livro de toda a trilogia de quatro livros que na verdade são cinco. E ele tinha toda razão! O segundo volume da série é o mais engraçado, mais improvável e mais inteligente, mostrando o que o autor tinha de melhor no quesito fazer rir mas também fazendo pensar.

O livro começa exatamente onde para o primeiro: todos estão com fome e precisam parar num restaurante para comer. Mas eles não vão para qualquer restaurante, eles vão ao Restaurante do Fim do Universo, onde você literalmente vê o fim dos tempos pouco depois da sua refeição!

O número de situações malucas e impossíveis do livro (viagens no tempo, re-viagens no tempo, naves explodindo, conspirações políticas) na verdade criticam nossos conceitos e preconceitos em relação ao mundo. Muita gente considera o livro impossível de ler e pra essas pessoas eu repito o conselho que dei no primeiro post sobre a série: não leve tudo tão a sério.

O que me faz particularmente gostar desse volume é acompanhar mais de perto Zaphod Beeblebrox, o presidente da Galáxia. O complexo de messias/megalomania de Zaphod é hilário. Ele é de longe meu personagem favorito e as sacadas e tiradas dele são as mais engraçadas do livro. Sempre achei que o Zaphod seria o astro mor perfeito para uma banda de rock.

Quanto aos outros personagens, gosto do Arthur por ser um humano tão patético. hahaha Faz a gente pensar que, realmente, somos assim. Minha parte favorita *** ALERTA DE SPOILER *** é quando ele fica preso da terra pre-histórica. É simplesmente GENIAL! E a gente pode fazer uma analogia interessante às pessoas que ficam presas no passado ou numa rotina. *** FIM DE SPOILER ***

A Tricia (ou Trillian) particularmente me cansa, não sei porque. Acho que é uma coisa pessoal. Já o Marvin é… bem, é o Marvin e o Ford é tão tosco e esquisito que não tem como não gostar dele. Gosto da caracterização de personagem nos livros porque brinca muito com essa coisa de esteriótipos e reações previsíveis.

Fica aí a dica. É o tipo de livro que você lê em um dia, de tanto que anima.

Os outros livros da série são:

  • A Vida, o Universo e Tudo Mais
  • Até mais, e obrigado pelos peixes!
  • Praticamente Inofensiva


 

 

 

5 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Camila
    mar 18, 2011 @ 18:33:46

    Oi Mel,
    Ler suas resenhas é tão divertido quanto ler os livros!! Me deu até uma saudades dessa série, mas a fila de livros para ler está tão grande que não dá nem para pensar em reler alguma coisa!! rs…
    beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Responder

    • Melissa
      mar 19, 2011 @ 16:01:19

      Que bom que você gosta, Camila. Eu também adoro as suas resenhas! E realmente, eu queria ter mais tempo pra reler livros… E o Guia é um dos livros que eu adoraria reler!

      Responder

  2. Lucy
    mar 30, 2011 @ 03:25:37

    Eu li esse livro e ri à beça. Mas sei lá, sabe quando você de repente não vê muito entusiasmo pra continuar? rsrs Esquisito. Mas ainda vou ler os outros, só não tenho mais pressa. rsrs

    Mel, indiquei um meme pra vc na Chocolateria!
    bjos!

    Responder

  3. Lucy
    abr 14, 2011 @ 13:29:37

    Mel, mais um meme pra vc. rsrs Pode postar aqui ou no seu Mundo de coisas minhas, mas coloquei Livros de fantasia lá como referência! =D

    http://chocolateria-lucy.blogspot.com/2011/04/meme-desafio-marcados.html

    Responder

  4. Trackback: Dicas de Leitura para o Feriadão « Livros de Fantasia

Deixe um comentário

