Harry Potter e a Pedra Filosofal – Edição Especial de Aniversário [Harry Potter and the Sorcerer´s Stone]


Título em português: (edição não disponível em português)
Título Original: Harry Potter and the Sorcerer´s Stone – Special Anniversary Edition
Autor: J.K.Rowling
Ano de publicação: 2007
País de Origem: Estados Unidos
Editora: Scholastic
Número de páginas: 309

Em 2007, a editora Scholastic lançou uma edição especial de aniversário da publicação de Harry Potter and the Sorcerer´s Stone [Harry Potter e a Pedra Filosofal] nos Estados Unidos, em 1997. A edição tem uma capa dura vermelha com estrelas douradas mais uma capa em papel brilhante com uma ilustração nova de Mary Grandpré com a cena de Harry no espelho de Ojesed. Uma edição de luxo obrigatória para todos os fãs da série que lêem em inglês. Eu, como não podia deixar de ser, comprei a minha.

Só posso dizer que o livro é extremamente bem feito. Ao se abrir, vemos que a capa, internamente, é roxa e que há uma ilustração linda dos barcos entrando em Hogwarts totalmente colorida e em papel brilhante. Além disso, há uma ilustração inédita de Snape feita pela própria J.K.Rowling. Cada início de capítulo conta uma pequena ilustração também inédita.

Pessoalmente, é sempre uma emoção reler Harry Potter. Já reli a série várias e várias vezes e sempre me emociono. No entanto, essa foi a primeira ver que li Pedra Filosofal em inglês e meu primeiro pensamento foi de o quanto Rowling amadureceu como escritora ao longo da série. A escrita de Pedra Filosofal é inocente, um pouco imatura, mas já conta com o senso de humor característicos de Rowling e também com suas reflexões a cerca da morte e da amizade. Sem contar que é no mínimo fofo ter Harry de volta aos seus 11 anos, igualmente inocente e imaturo.

Impossível é não dar aquele sorrisinho quando Harry ganha de presente a capa da invisibilidade ou quanto ele faz a inocente pergunta a Dumbledore, “Por que Voldemort tentou me matar?”. E dá pra morrer de rir com aqueles Dursley detestáveis e sinceramente, alguém aí já pensou o quanto é cruel colocar uma criança num armário embaixo da escada? Impossível também não se comover com o início da amizade entre Harry, Ron e Hermione, que pelo menos para mim, constituem num dos mais lindos exemplos de amizade verdadeira nos livros de fantasia e porque não, em outros estilos também.

Ron e Hermione brigando desde sempre é simplesmente uma delícia de reler. E mais legal ainda é ver de novo toda aquela reação do Harry de “Pelo amor de Deus, me tirem daquiiiiiiiiiiiii!”. E a Ginny, tão pequenininha, e o Neville tão boboca, quem diria que iria se tornar o chefe da resistência no futuro. Fred e George e suas brincadeiras imprevisíveis, Draco Malfoy já beirando o insuportável desde os 11 anos de idade e Snape, uhuuuuuuuu!, o nosso morcegão favorito. Estou ficando sentimental. Rs

Enfim, Harry Potter é praticamente leitura obrigatória para qualquer fã de fantasia e porque, afinal, foi o primeiro livro da fantasia a deixar uma escritora milionária! rs Para mim, será sempre uma série mágica que vale a pena ser relida sempre. E vamos lembrar que nesse ano a saga Harry Potter chega ao fim no cinemas, e eu vou estar lá em São Paulo com minhas companheiras de fandom, chorando horrores.

Curiosidade: O título original do livro é Harry Potter and the Philosopher´s Stone, mas nos Estados Unidos, o volume recebeu o nome de Harry Potter and the Sorcerer´s Stone (algo como Harry Potter e a Pedra do Feiticeiro). J.K.Rowling diz que se arrende de ter autorizado a mudança e que essa é a única coisa de que se arrepende na publicação da série.

12 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Kakazinha
    maio 13, 2011 @ 16:13:32

    Awwwwwwwwwwwwwwnnnn que fofo, nostalgia feelings aqui lendo a tua resenha, Mel! Quero voltar aos onze anos do Harry! hahahaa 😀 = preciso reler!

    Fofo fofo demais tudo o que você escreveu. Eu já vi na mão essa edição linda, mas ainda não tive coragem de comprar $$$$ hahaha

    Responder

  2. Cassy
    maio 13, 2011 @ 16:40:15

    É uma vergonha eu dizer isso, mas nunca li um livro dessa série. rsrsrs. mas juro que estou me esforçando prá tomar coragem e ler os livros. Todos falam tão bem dessa série que me dar uma certa dor na consciência não ter lido nada ainda. Abraços.

    Responder

  3. Cassy
    maio 15, 2011 @ 20:01:31

    Vou ler. Palavra de Escoteira. Valeu pela dica. Abraços.

    Responder

  4. Camila
    maio 16, 2011 @ 12:54:58

    Oi Mel,
    Eu sempre gostei de Harry Potter, mas nunca fui tão fã!
    Entretanto, entendo o que é gostar tanto que dá vontade de ter todas as edições e reler sempre que temos um tempinho!! rs…
    Sem contar que é super bacana relembrar como tudo começou! rs…
    Beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Responder

  5. Trackback: J.K.Rowling « Livros de Fantasia
  6. Trackback: O que é e como funciona o Pottermore? « Livros de Fantasia
  7. Trackback: Lista de Livros Lidos em 2011 « Mundo de Coisas Minhas
  8. Trackback: Top 5 Mães da Fantasia « Livros de Fantasia
  9. eduarda
    jun 29, 2012 @ 18:53:57

    é em português ?

    Responder

Deixe um comentário

