As Crônicas de Gelo e Fogo Vol.1 – A Guerra dos Tronos

Título: As Crônicas de Gelo e Fogo Vol.1 – A Guerra dos Tronos
Título original: A Song of Ice and Fire: A Game of Thrones
Autor: George R.R. Martin
Ano de publicação: 2010 (primeira publicação em 1996)
País de origem: Estados Unidos
Tradução: Jorge Candeias
Editora: Leya – 591 páginas

 

Ágil, violento e intenso, A Guerra dos Tronos, primeiro volume da série As Crônicas de Gelo e Fogo é a mais nova grande sensação da literatura de fantasia no Brasil depois de ter virado uma série de TV da HBO. O livro, uma tora com quase 600 páginas, tem leitura rápida e reviravoltas a cada capítulo.

George R.R. Martin criou o mundo paralelo de Westeros com influências da Idade Média. Em Westeros as estações do ano podem durar anos e o inverno, especialmente, pode durar décadas. A Casa Stark, do norte, sabe bem disso e seu lema O Inverno está chegando, funciona como uma espécie de prenúncio do que estar por vir.

Westeros é a Terra dos Sete Reinos. O governante supremo é o Rei Robert, que assumiu o poder a menos de duas décadas depois de travar uma revolta contra o Rei Louco, da dinastia dos Targaryen. A fronteira Norte de Westeros é guardada por uma Muralha imensa e vigiada constantemente pela Patrulha da Noite, uma espécie de irmandade juramentada. Do outro lado da muralha existem povos selvagens e uma espécie de mal ou povo amaldiçoado que começa a juntar força com a chegada do inverno.

A primeira coisa a se falar de Guerra dos Tronos é a narrativa. Os capítulos (que não são numerados nem possuem títulos) apresentam o ponto de vista de diferentes personagens o que confere ao livro um caráter muito dinâmico. Além disso, alguns personagens sabem mais ou menos do que outros e quem sai ganhando nessa é o leitor, que tem acesso a diferentes fontes de informação. Os narradores são (não se preocupem, nada de spoilers aqui):

  • Lord Eddard (Ned) Stark: Ned é o senhor de Winterfell, a fortaleza do norte. Sua família tem sido a guardiã do norte por muitos séculos. A narrativa de Ned é cheia de questionamentos a respeito da honra: o que deve e o que não deve ser feito em nome dela. De todos os personagens, Ned é o que mais se preocupa com o “fazer o que é certo ao invés do que é mais fácil”.
  • Catelyn Stark: esposa de Ned. Vem da Casa Tully, senhores de Correrio, e sente-se um tanto à parte do mundo do norte do marido. Catelyn cultua os “novos deuses”, diferente do povo do norte que ainda se prende às antigas tradições da natureza. A narrativa de Catelyn apresenta a questão da família e o que se deve fazer para protegê-la.
  • Sansa Stark: é a filha mais velha de Ned e Catelyn. Sansa é uma garota fútil e romântica, que acredita que a vida é a uma espécie de reprodução das grandes baladas de heróis. Alheia ao mundo à sua volta, Sansa não percebe que o perigo ronda sua família e cai facilmente nas artimnhas dos inimigos. Tudo o que ela quer é se casar com o grande príncipe e viver um grande amor com ele.
  • Arya Stark: é a filha mais nova de Ned e Catelyn e o total avesso da irmã, Sansa. Arya quer aprender a lutar e o ápice de sua vida pacata em Winterfell é ganhar uma espada, Agulha, de seu meio-irmão. Arya é atenta e percebe desde o começo que algo ameaça sua família. Sua narrativa é marcada por idéias de rebeldia e fuga.
  • Bran Stark: Bran é o filho mais novo de Ned e Catelyn. Bran é logo descrito como uma espécie de filho favorito da mãe que tem como hobby escalar as paredes de Winterfell. A narrativa de Bran passa de inocente e infanil a melancólica ao longo do livro.
  • Jon Snow: o filho bastardo de Ned que nunca fala quem é a mãe. Odiado por Catelyn, Jon vive à margem da família, apesar do apreço do pai e dos irmãos Bran, Arya e Rob. Jon sabe que nunca poderá ser grande em Winterfeel por ser um bastardo e por isso almeja se juntar à Patrulha da Noite, um grupo de homens que protege a muralha ao norte de Westeros.
  • Tyrion Lannister: é um anão, filho mais novo do senhor do Rochedo Casterly. Além disso, é irmão da Rainha Cersei e de Jaime, da Guarda Real. A narrativa de Tyrion é marcada por reviravoltas de astúcia e comentários afiados sobre as pessoas e acontecimentos. Alguns deles providos de mais verdade do que gostaríamos de admitir. Provavelmente também é a versão com mais referência a sexo.
  • Daenerys Targaryen: é a filha mais nova do Rei Louco, deposto por pelo atual Rei Robert e seu melhor amigo, Ned Stark. Daenerys vive no exílio e é frequentemente ameaçada pelo irmão mais velho, Viserys, cujo maior desejo é voltar ao poder. A narrativa de Daenerys é marcada por uma espécie de revolta que se torna loucura.

Meus pontos de vista favoritos são os de Daenerys e Ned Stark. Porque diferente de 99% dos fãs de Crônicas, eu não gosto do Tyrion Lannister.

O livro desenvolve uma rede intricada de tramas para assumir o poder e a família Stark se vê subitamente no centro da coisa toda. Incorruptível, Ned Stark se vê sozinho tentando desvender assassinatos e outros golpes que parecem ter por objetivo a queda do Rei Robert. Mas diferente de muitos livros de fantasia por aí, o que manda em Guerra dos Tronos é realmente o conflito de interesse. Decisões são feitas e desfeitas, planos traçaos e retraçados a fim de que os interessados possam se dar bem. Então espere muitas traições.

Definitivamente é um livro adulto pelo alto teor de violência (incluindo aí não só assassinato, mas tortura e estupro) e as muitas referências a sexo. Nada nessa série é romantizado, pelo contrário, guerra é guerra, sangue é sangue. Então aqueles que não curtem uma abordagem mais realista provavelmente não vão gostar. Por outro lado, o desenvolvimento psicológico dos personagens é fantástico, uma vez que os acompanhamos bem de perto.

O ritmo da leitura é rápido e dinâmico e, sinceramente, é difícil largar o livro. Mesmo que ele seja pesadão e difícil de carregar por aí! E a trama é tão envolvente que você se vê pensando nela o dia inteiro.

A série tinha sido planejada inicialmente para ser uma trilogia, mas o plano agora é o de completar sete livros dos quais cinco já foram publicados: A Guerra dos Tronos (A Game of Thrones); A Fúria dos Reis (A Clash of Kings); A Tormenta de Espadas (A Storm of Swords); A Feast for Crows(ainda sem título no Brasil com previsão de lançamento para 2012); A Dance With Dragons (lançado em julho desse ano nos EUA e sem previsão de lançamento no Brasil); The Winds of Winter (que está sendo escrito por Martin nesse exato momento) e A Dream of Spring (que nem começou a ser escrito).

A editora Leya, responsável pela publicação no Brasil, comprou a tradução do português Jorge Candeias da editora Saída de Emergência, de Portugal. A versão que está nas livrarias é uma adaptação dessa primeira tradução. Apesar da polêmica, eu achei que a versão ficou muito boa.

A HBO lançou nessa no a série de TV A Game of Thrones (sim, ficou com esse nome em português também). A série contou com críticas bastante positivas e é um boa adpatação do primeiro livro. Ao todo são 10 episódios.

Eu queria agradecer ao pessoal do Grifo Nosso, que fez um sorteio desse livro que eu ganhei (nunca ganhei nada na vida e ganhei A Guerra dos Tronos! rs). Eles também têm um podcast super completo sobre o primeiro volume da série que você pode ouvir aqui.

Anúncios

19 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Cassy
    jul 18, 2011 @ 17:52:27

    Melissa, também não sou muito fã de Tyrion, embora goste muito da personalidade dele. Meus personagens favoritos são Jon Snow e, por incrível que pareça, Jaime Lannister. Abraços.

    Responder

    • Melissa
      jul 18, 2011 @ 22:35:07

      Eu também gosto muito do Jon e da Arya. Jamine Lannister? Bem surpresa! Meus eu prefiro ele ao Tyrion. Porque eu não gosto do Tyrion! #prontofalei

      Responder

  2. Cassy
    jul 19, 2011 @ 16:31:39

    O Tyrion é metido a espertinho, mas tenho certa simpatia por ele. Passei a gostar do Jaime no terceiro livro. Não sou muito fã da Arya, mas gosto da ligação dela com o Jon. Agora a Sansa….oh vontade de bater naquela menina. Rsrsrsrsrs.

    Responder

    • Melissa
      jul 23, 2011 @ 16:33:27

      Acho que é difícil não gostar da Arya. E a relação dela com o Jon é realmente legal. E tá desde o início, né?

      Responder

  3. Camila
    jul 21, 2011 @ 02:13:55

    Oi Mel,
    Eu vi uma super promoção dos dois primeiros livros hoje, mas não me animei para comprar ainda! Isso porque já perdi a conta de quantos livros tenho aqui na estante para ler!!
    Além disso, acho que vou deixar para ler quando já tiverem sido lançados pelo menos 4 livros!! rs…
    Beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Responder

    • Melissa
      jul 23, 2011 @ 16:34:33

      É melhor mesmo, Camila. Porque esperar os lançamentos pode ser uma experiência bem frustante. Como os livros são bem grossos, demoram para ser escritos. Mas vale demais a pena ler!

      Responder

  4. Camila
    ago 01, 2011 @ 14:56:21

    É frustrante mesmo!!
    Tem algumas séries que já comecei a comprar, mas ainda não comecei a ler, exatamente por esse problema! rs…
    Beijos

    Responder

  5. Trackback: As Crônicas de Gelo e Fogo Vol.2 – A Fúria dos Reis « Livros de Fantasia
  6. Trackback: Lista de Livros Lidos em 2011 « Mundo de Coisas Minhas
  7. Trackback: As Crônicas de Gelo e Fogo Vol.3 – A Tormenta de Espadas « Livros de Fantasia
  8. Trackback: Coraline [Coraline] « Livros de Fantasia
  9. Trackback: As Crônicas de Gelo e Fogo Vol.4 – O Festim dos Corvos « Livros de Fantasia
  10. Krys
    abr 03, 2012 @ 19:25:18

    To louca pra ler esse livro (rsrsrsrs)

    Espero ganhar de presente essa semana

    Devo confessar que não assisti a série (mesmo tendo a HBO), mas esse livro faz bem o meu gosto e se for tão bom quanto parece, vou ver a série 🙂

    Responder

    • Melissa
      abr 03, 2012 @ 23:38:45

      Krys, os livros são bem violentos e pegam pesado em cenas de batalha e sexo. Se você não vê problema nisso, é possível que curta.

      A série de TV da HBO é boa (lembrando que tenho que fazer um post sobre ela), mas exagera muito no lance da violência e do sexo. Enfim, achei que o livro, nesse sentido, foi melhor.

      🙂

      Responder

  11. Krys
    abr 04, 2012 @ 17:13:17

    Nossa! Não sabia que era assim não (kkkkk)

    Mesmo assim vou ler o livro.

    Responder

  12. Krys
    abr 05, 2012 @ 18:40:50

    Nossa Melissa, eu não sabia mesmo que o livro era assim, foi bom descobrir aqui, assim não ficarei espantada quando eu ler kkkkkkkkk. O conteúdo em si não me “assusta”, mas é que esse tipo mais “fantástico” de livro (que geralmente entra mais na “moda”) é mais infantil (se comparado a esse, claro…). Temos exemplos como Harry Potter, As crônicas de Nárnia, entre outros.

    Há uma série de livros que eu gosto muito, não sei se vc conhece, se chama Deltora Quest (que um estilo meio Senhor dos anéis e meio Harry Potter… algo por ai). Não é uma série muito conhecidos no Brasil. São 15 livros, divididos em três partes. (A primeira tem 8 livros, a segunda 3 e a terceira 4) e como a autora não quis que fizessem filmes, fizeram uma série em desenho, estilo japonês baseada nos 8 primeiros livros (já assisti ao desenho e é bem legal).

    Eu já li os livros da primeira parte e são incríveis! Não são longos (tanto pq são pra crianças e jovens) e tem uma leitura fácil. A autora criou um mundo fantástico e o enredo prende a gente até o fim!

    Acho que vc iria gostar de lê-los. 😀

    Responder

    • Melissa
      abr 05, 2012 @ 23:05:26

      Krys, existe essa associação de que livro de fantasia é infantil ou juvenil, mas isso é só no Brasil. Na verdade existem muitos livros de fantasia para o público adulto, livros com um teor de violência mais alto e a abordagem de assuntos mais pesados.

      Quanto a esse Deltora Quest, fiquei bem curiosa. Quando tiver mais tempo, vou procurar ler. Boa sugestão! 🙂

      Responder

  13. Trackback: Outras Mídias: Game of Thrones – Primeira Temporada « Livros de Fantasia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: