A Sétima Torre Vol.1 – A Queda

Título: A Sétima Torre Vol.1 – A Queda
Título original: The Seventh Tower – The Fall
Autor: Garth Nix
Ano de publicação: 2002 (publicado originalmente em 2000)
País de origem: Estados Unidos
Tradução: Maria Helena Rouanet
Editora: Editora Nova Fronteira – 206 páginas

A Queda cria um mundo de fantasia onde O Castelo abriga as pessoas do frio eterno que há lá fora. Com suas Ordens representadas pelas cores do arco-íris, há a falsa sensação de que todos estão para sempre seguros das perigosas Sombras, que foram aprisionadas em Aenir a muitos e muitos anos.  Mas Tal, um garoto de 13 anos, acaba descobrindo que as coisas não estão tão certas quanto todos pensavam.

Tal está prestes a fazer o grande teste e assim receber sua própria Sombra. Isso porque todos os habitantes do castelo possuem Sombras de Aenir, espécie de guardiãs que estarão sempre junto de seu dono. Como Tal ainda é uma criança aos olhos da sociedade, tem apenas uma Sombra Guardiã que muda de forma e não possui poderes como os Espírito Sombras.

No Dia da Ascenção, todos os Escolhidos (ou seja, habitantes do castelo) devem ir para o mundo onírico de Aenir, no qual se entra através de um transe hipnótico e o poder de uma Pedra do Sol. Em Aenir, os Escolhidos que não possuem uma Sombra, têm a chance de capturar uma. O problema para Tal é que ele não possui uma Pedra do Sol e consequentemente não pode entrar em Aenir.

As coisas para Tal mudaram drasticamente. Seu pai (o guardião da Pedra Laranja) está desaparecido e sua mãe está morrendo. O restante de sua família não parece interessado em ajudá-lo e pouco se importam se ele não conseguir uma Sombra e cair em desgraça. O único que parece se importar minimamente é o tio Ebbit, um velho meio louco que fora rebaixado para a Ordem Vermelha (a mais baixa do Castelo). Tal não gosta muito do tio a princípio, mas vê que essa é sua única escolha. Além disso, ele tem a impressão de que o Mestre das Sombras Sushin da Ordem Laranja está fazendo de tudo para que ele não consiga uma Pedra do Sol.

O livro é dividio em duas partes. A primeira conta as muitas dificuldades que Tal enfrenta para conseguir uma Pedra do Sol e a segunda, a queda de Tal da torre do Castelo no mundo escuro e frio mais além. Não, isso não é um spoiler, porque além de estar na capa está também no primeiro capítulo do livro.

O mundo criado por Garth Nix é bem interessante: Os Escolhidos são o povo que mora no castelo e se denominam assim porque se julgam especiais por terem sobrevivido à guerra que confinou as sombras malignas ao mundo de Aenir, com a exceção das Sombras que se tornam guardiãs dos Escolhidos. Para eles, não existe nada no mundo lá fora. Não há luz do sol pois O Véu cobre o céu. Dessa forma, é impossível que haja a projeção de sombras e elas, assim, não poderiam voltar a ser uma ameaça.

O Castelo se organiza de acordo com as cores. A mais baixa é a Ordem Vermelha e a mais alta, a Ordem Violeta. Os Escolhidos podem ser rebaixados ou promovidos de Ordem de acordo com seus feitos. Fora de qualquer ordem estão os criados, rejeitados de qualquer privilégio e tratados como verdadeiros escravos. O que é no mínimo uma grande contradição na sociedade dos Escolhidos que diz preservar a liberdade. O povo comum é associado à cor branca, têm sombras comuns, não podem possuir uma Pedra do Sol e não têm qualquer chance de promoção. Ou seja, nunca serão Escolhidos.

O livro tem uma leitura muito rápida e possivelmente vai agradar aqueles que gostam de histórias onde tudo acontece bem depressa. No entanto, para aqueles que realmente fazem questão de um aprofundamento de personagem, um drama psicológico, a história pode parecer bem simples e pouco interessante. Confesso que esperava mais livro, mas é mais uma questão de gosto mesmo. Eu gosto é do drama.

A série tem seis livros: A Queda, O Castelo, Aenir, Acima do Véu, Em Guerra e A Grande Pedra Violeta. Em breve estarão todos resenhados aqui no blog.

Garth Nix escreveu esse livro com o apoio de uma parceria entre a Scholastic e a LucasBooks. A escrita de cada volume se deu num período de três a quatro meses.

Anúncios

6 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Camila
    jul 25, 2011 @ 17:27:00

    Oi Mel,
    A história parece ser bem interessante!!
    Ainda não li nada desse autor, mas já vi vários comentários bons sobre essa história!
    Todos os livros já foram lançados?
    beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Responder

    • Melissa
      jul 25, 2011 @ 18:16:21

      Camila, a parte boa é que todos foram lançados então não tem aquela espera pelo próximo, sabe?

      Nesse atual estado de séries imensas e sem previsão de terminar, isso é um sonho!

      E os livros são super rápidos de ler.

      Responder

      • Camila
        ago 01, 2011 @ 14:42:24

        Isso é bem verdade, Mel!
        Parece que a cada dia que passa as séries estão ficando maiores!
        Beijos
        Camila – Leitora Compulsiva

  2. Trackback: A Sétima Torre Vol.2 – O Castelo « Livros de Fantasia
  3. Trackback: Troca de Livros pelo Skoob!!! « Livros de Fantasia
  4. Trackback: A Sétima Torre Vol.4 – Acima do Véu « Livros de Fantasia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: