Oryx e Crake [Oryx and Crake]

Título em português: Oryx e Crake
Título Original: Oryx and Crake
Autor: Margaret Atwood
Ano de publicação: 2003
País de Origem: Canadá
Editora: M&S (Rocco, no Brasil)
Número de páginas: 435

Oryx and Crake é definitivamente um dos meus livros favoritos e um dos casos geniais em que literatura pós-moderna conta uma história de tirar o fôlego!

O livro conta a história de Jimmy, o último ser humano do planeta. É isso mesmo. Uma catástrofe de proporções mundiais matou todo mundo e ficou o Jimmy. E os Crakers, criaturas que lembram um pouco os seres humanos mas que possuem a pele colorida, têm cheiro de fruta cítrica e uma estatura e beleza invejáveis. Jimmy é responsável por “ensiná-los”, ou seja, mostrar o que é seguro e o que não é dos destroços da antiga civilização humana.

Jimmy está morrendo de inanição e precisa urgentemente abandonar a praia onde está e voltar para as antigas cidades a fim de procurar comida. Paralelo a essa narrativa, temos as memórias de Jimmy do tempo antes do desastre e ficamos sabendo como tudo aconteceu e o que Jimmy, afinal, tem a ver com tudo isso.

O livro alterna capítulos de presente e passado e há muitas referências cruzadas e comentários que aparentemente não fazem sentido. Então tenha paciência. Você não vai entender tudo, pelo menos até chegar ao final. Não se preocupe em pegar o sentido das coisas ou tentar fazer uma linha cronológica. Não vai dar certo. Relaxe, curta e o livro e no final tenha aquela sensação de “aaaaaaaaaah”.

É impossível não se apaixonar pelo Jimmy e suas frustrações. Quem nunca se sentiu rejeitado? Quem nunca teve um melhor amigo muito melhor? Quem nunca amou alguém que não devia? Quem nunca teve um dia de surto? É válido dizer que a história vai agradar mais à aqueles que curtem um lado mais psicológico da coisa e não a ação propriamente dita. Não espere super clímax nesse livro, nem cenas de ação, nem tramas eletrizantes. É um livro definitivamente adulto. Adolescentes vão achar meio sem graça.

Oryx and Crake faz parte da Trilogia MaddAdam. O segundo livro é The Year of the Flood (2009) que conta a mesma história mas de um ponto de vista diferente. Mas diferente de outras trilogias por aí, os livros podem ser lidos separadamente que não diferença alguma. O terceiro livro está sendo escrito por Margaret Atwood nesse exato momento.

Anúncios

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Camila
    ago 01, 2011 @ 14:32:22

    Nossa, nunca tinha ouvido falar desse livro, mas parece ser bem interessante.
    Pena que o livro é da Rocco, já imagino que deva custar uma fortuna!!
    Beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Responder

    • Melissa
      ago 01, 2011 @ 14:58:25

      É um livro bem diferente daqueles que estamos acostumados a ler. Mas acho que de vez em quando vale a pena ler uma coisa meio fora do que a gente normalmente lê, né?
      Pois é. E o problema da Rocco, além do preço, é que o acabamento nem sempre é bom. Já tive muitas edições que soltaram gomos ou tiveram as capas comprometidas.

      Responder

  2. Trackback: O Ano do Dilúvio [The Year of the Flood] « Livros de Fantasia
  3. Trackback: Lista de Livros Lidos em 2011 « Mundo de Coisas Minhas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: