J.K.Rowling

Nome completo: Joanne Rowling

Data de nascimento: 31 de julho de 1965

Local de nascimento: Yate – Inglaterra

Mora atualmente em: Londres

Primeiro livro lançado: Harry Potter e a Pedra Filosofal

Razão do pseudônimo: Os editores acharam que os garotos não iriam querer ler um livro escrito por uma mulher.

Para inagurar a nova coluna Escritores: a história deles em que vamos para dados mais biográficos, nada mais justo do que começar com J.K. Rowling já que hoje é aniversário dela! Meu primeiro contato com Rowling foi com HarryPotter e a Pedra Filosofal onde ela já deixava claro seu estilo simples de escrevar, dando ênfase a seus personagens, a um toque de humor bem singular e à criação do mundo que a fez famosa.

Rowling nasceu, nos arredores de Bristol (Yate, Gloucestershire), a primeira filha do casal Peter Rowling e Anne Volant. O nome de batismo foi simples: Joanne, apenas. Algumas décadas mais tarde, e ela viria a pedir emprestada a inicial da avó, Kathleen. E o sobrenome, que ela não gostava quando era mais nova porque rendia piadinhas to tipo “Rowling Stones” e “Rowling Pin”, iria tornar-se sinônimo de sucesso.
Jo – como gosta de ser chamada – era uma criança normal, que gostava de brincar nas escadas com sua irmã mais nova, Dianne, e que apesar de demonstrar desde cedo algum interesse pela escrita – de vez em quando se dedicava a histórias protaganizadas, principalmente, por animais – não deixava de ser absolutamente comum. Detestou algumas escolas em que estudou e brigava com a irmã mais nova para logo depois fazer as pazes e inventar novas brincadeiras do tipo role play. Rowling ainda diz em seu site que Di era mais bonita, então todos decidiram que ela, Joanne, deveria ser a mais inteligente. Mas Jo afirma que durante muitos anos desejou poder ser mais atraente e Di fez de tudo para provar que não era só um rostinho bonito. Ninguém é satisfeito com o que tem, não?

J.K.Rowling na época do lançamento de Harry Potter e o Cálice de Fogo

Já na adolescência, tomou por heroína Jessica Mitford, usava maquiagem preta nos olhos e tinha como bandas favoritas os Smiths e o The Clash. Foi uma bênção quando conheceu em Chepstow (uma cidade em Wales, para onde havia se mudado com os pais) Sean Harris, dono de um Ford Anglia turquesa. O carro era uma verdadeira liberdade para dois jovens amigos que viviam numa cidadezinha muito monótona. E foi para esse Sean que Rowling contou sua maior ambição: a de se tornar escritora. Como um bom amigo, ele a incentivou. (Abençoado seja Sean Harris!)

Em 1983, foi para Universidade de Exeter, no sul da Inglaterra estudar Língua Francesa. Jo assume que esse foi um grande erro, pois lhe teria sido muito mais útil uma formação em Inglês. Ela cedeu à pressão dos pais, que diziam que era mais proveitoso estudar francês. “Mas pelo menos estudar francês significou que eu vivi um ano em Paris como parte do meu curso” – diz ela.

O primeiro trabalho de Rowling foi na Anistia Internacional, em Londres. Mas ela e o namorado de então decidiram se mudar para Manchestar e foi numa dessas viagens Manchester-Londres que um certo menino bruxo chamado Harry, apareceu em sua mente. Joanne não tinha caneta para escrever, então passou o resto da viagem desenvolvendo mentalmente todos os pontos da história. Quando chegou em casa à noite, escreveu furiosamente. As idéias foram lhe brotando na cabeça e a história se desenvolvendo. No entanto, em dezembro daquele ano (1990) a mãe de Jo, Anne, morreu vítima de esclerose múltipla.

Rowling como passamos a vê-la na contra-capa dos livros

Rowling afirma que sua morte afetou profundamente sua escrita. A dor e o sentimento de seu recém-criado personagem, Harry, com relação aos pais mortos agora eram mais reais. Desde então, o tema central da série Harry Potter passou a ser a morte. A relação das pessoas com a morte, as consequências da morte, o medo da morte. Recentemente, Jo lamentou o fato de nunca ter contado para a mãe sobre Harry Potter.Precisando de um tempo para colocar a mente e os sentimentos em ordem, Joanne foi para Portugal ensinar inglês como língua estrangeira. Ela imaginava que voltaria para Inglaterra com seu livro terminado, mas voltou com uma filha. Jessica Rowling Arantes nasceu no meio do ano de 1993. Rowling havia se casado com um jornalista português, mas o casamento não durou até dezembro. Com uma filha de colo, ela foi embora (ou expulsa, depende da versão da história) para Edimburgo, onde morava sua irmã.Mesmo vivendo com ajuda do auxílio-desemprego e tendo de cuidar de uma filha pequena, Jo não parou de escrever. Ela dedicava suas noites na infindável tarefa de terminar Harry Potter e a Pedra Filosofal. Durante o dia, quando levava Jessica para dar um passeio e a menina dormia, ela entrava no café mais próximo e escrevia energicamente. Quando o livro ficou pronto, ela enviou os três primeiros capítulos para algumas agências. Várias versões voltaram. Então, a Bloomsbury – uma pequena editora, na época – fez uma oferta. O resto é história.

J.K.Rowling tem a Ordem do Império Britânico, um honorário na Universidade de Exeter, um honorário da Universidade de Aberdeen por suas inúmeros contribuições à sociedade e é considerada a maior escritora britânica viva pela The Book Magazine. Além disso, tem um honorário na Universidade de Harvard, tendo inclusive sido a homeneageada de uma das turmas graduandas.

Discurso em Harvad em junho de 2008: "Nós não precisamos de mágica para mudar o mundo"

Rowling é conhecida por seu trabalho filantrópico que inclui financiamento de pesquisas para a cura da esclerose múltipla, o combate à pobreza e à ajuda financeira e psicológica para mães solteiras. Os livros Animais Fantásticos E Onde Habitam, Quadribol Através dos Séculos e Os Contos de Beedle, O Bardo tiveram seus lucros doados a diversas instituições.
Atualmente tem residência em Edimburgo, em Londres e em Alberfeldy; todas elas avaliadas em alguns milhões. Ela é casada com o anestesista Neil Murray e teve mais dois filhos: David e Mackenzie. Ela se julga uma pessoa de sorte e muito feliz com a família que tem.
Obras publicadas:
Série Harry Potter (datas de lançamento no Reino Unido)
  1. Harry Potter e a Pedra Filosofal  (26 de julho de 1997)
  2. Harry Potter e Câmara Secreta (2 de julho de 1998)
  3. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (8 de julho de 1999)
  4. Harry Potter e o Cálice de Fogo (8 julho de 2000)
  5. Harry Potter e a Ordem da Fênix (21 junho de 2003)
  6. Harry Potter e o Enigma do Príncipe (16 de julho de 2005)
  7. Harry Potter e as Relíquias da Morte (21 julho de  2007)
Outros livros relacionados à série

E tem muita coisa que ela escreveu sobre Harry Potter (ou não) pela internet à fora.

Atualmente ela tem trabalhado no lançamento de Pottermore. Ela diz que vai escrever mais, mas agora sobre o mundo as pessoas comuns.
Anúncios

10 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Vania
    jul 31, 2011 @ 17:02:32

    Ah Jo Rowling… mais comentários são desnecessários né… simplesmente… Jo Rowling!

    Responder

  2. Camila
    ago 01, 2011 @ 14:38:22

    Adorei o post!
    Confesso que gosto muito de Harry Potter, mas nunca fui tão fã a ponto de saber tudo sobre a autora!! Mas achei bem bacana algumas coisas sobre a vida dela!
    Beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Responder

    • Melissa
      ago 01, 2011 @ 14:59:46

      Eu sou doente. hahahaha Eu sei que sou. Mas a história da Rowling é super interessante. Inclusive tem um curta-documentário chamado “A Year in the Life” que mostra a vida dela durante a escrita do sétimo livro. É bem interessante. Tem no DVD extra de “Enigma do Príncipe” e acho que dá pra achar algumas partes no Youtube também.

      Responder

  3. Karen Alvares
    ago 25, 2011 @ 02:31:05

    Awn… também não sei o que dizer, é a Jo!
    Adorei o post, Mel, parabéns!!!

    Responder

  4. Trackback: O que falta melhorar no Pottermore? « Livros de Fantasia
  5. Trackback: Os bruxos e bruxas mais influentes dos livros de fantasia (ou Top 5 Bruxos e Bruxas Mais Influentes) « Livros de Fantasia
  6. Liége
    dez 08, 2011 @ 02:11:09

    Diva!!! Admiro muito a J.K Rowling… também, quem escrever Harry Potter merecerá respeito eterno…

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: