A Sétima Torre Vol.2 – O Castelo

Título: A Sétima Torre Vol.1 –
Título original: The Seventh Tower – Castle
Autor: Garth Nix
Ano de publicação: 2002 (publicado originalmente em 2000)
País de origem: Estados Unidos
Tradução: Maria Helena Rouanet
Editora: Editora Nova Fronteira – 224 páginas

O segundo volume da série A Sétima Torre (para ler a resenha do primeiro volume da série clique aqui) traz mais uma vez Tal e sua ânsia para voltar ao Castelo, agora na companhia forçada de Milla, a Garota-do-Gelo.  A contragosto os dois têm que se unir a fim de recuperar uma Pedra-do-Sol original. Tal, para salvar sua família e Mila, para salvar seu povo.

O mais interessante nesse segundo volume é o embate entre Tal e Milla que não deixa de ser um embate cultural. Tal e seu pensamento elitista dos Escolhidos (o povo que habita O Castelo) não consegue entender os anseios e ambições de Milla, que quer se tornar uma heroína para o povo do gelo. Tal não consegue entender a idéia de que alguém possa fazer de tudo por seu grupo da mesma forma que Milla não consegue entender a vida do Castelo.

Castelo que por sinal é mostrado de uma forma bem hostil e mesmo que Tal tente negar o fato, o lugar é infestado de hipocrisia e mentira. Escondidos em meio ao Povo Comum, os dois “amigos” vêm injustiças e histórias mal contadas. Por que é que a Imperatriz quer tanto que todos pensem que não há vida fora do Castelo se os Homens-do-Gelo estão em toda parte lá fora?

O livro é uma crítica direta aos governos totalitários e ao pensamento de massa único, que torna as pessoas cegas para as mais óbvias injustiças. É interessante acompanhar Tal em sua descoberta mais importante, mas também a mais triste: que o Castelo não está lá para melhorar a vida das pessoas e sim para controlá-las. E de maneiras cruéis e sombrias.

O Castelo aposta numa leitura rápida com linguagem simples e personagens facilmente gostáveis. A mais interessante, sem dúvida, é Milla, que rende boas reflexões e momentos ótimos por conta de seu eterno medo de cair em desgraça e ter que “se exilar e morrer no gelo”. Confesso que eu, como amante de um bom drama psicológico, achei que ela podia ter ganhado mais espaço no volume. Mas enfim.

Recomendado para quem gosta de aventura ou para quem está a fim de uma leitura rápida sobre um mundo de fantasia interessante.

A série continua com os volumes: AenirAcima do VéuEm Guerra A Grande Pedra Violeta. Todos já estão publicados no Brasil.

Pessoal, peço desculpas pela recente falta de atualização do blog, mas infelizmente estou com mil tarefas para fazer e todas elas imensamente importantes. Mas não deixem de comentar, vocês são meu maior incentivo! Um grande abraço a todos que continuam acessando o blog sempre. Em breve mais resenhas sobre essa série!

Anúncios

5 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Camila
    set 06, 2011 @ 23:22:00

    Oi Mel,
    Essa série parece interessante, mas não tô numa fase muito fantasia não!!
    Não sei o que me deu…
    Beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Responder

    • Melissa
      set 08, 2011 @ 04:15:20

      Eu acho que a gente vive essa fases mesmo. Tem hora que eu quero ler chik lit, tem hora que eu quero ler biografia, tem hora que é fantasia… e por aí vai…

      Responder

  2. Trackback: A Sétima Torre Vol.4 – Acima do Véu « Livros de Fantasia
  3. gibson
    abr 27, 2012 @ 21:57:45

    pois eu gostaria de ler ja li o primeiro livro

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: