Troca de Livros pelo Skoob!!!

Para quem não sabe, o Skoob é uma rede social para os amantes de livros. Isso mesmo. Ao invés de colocar suas fotos das últimas férias ou seus hobbies favoritos, você adiciona os livros que você já leu, dá uma nota pra eles, faz resenhas, entra em grupos relacionados aos livros que gosta e até mesmo estabelece metas de leitura para ano!

Atualmente a página principal tem anúncios de editoras, mas sinceramente isso não me incomoda.

Mas uma grande ferramenta do Skoob atualmente é a de troca de livros. Isso mesmo! Você pode trocar os seus livros por outros livros que você quer pagando apenas o preço do correio. Eu já fiz a experiência e digo que foi ótima. Ainda com dúvidas? Então leia esse post!

Uma pergunta super frequente:

A troca de livros é permanente ou é do tipo “pegar emprestado”?

Sim, é permanente. Não é um empréstimo, é uma troca mesmo.

Como realizo a troca?

Você envia o livro pelo correio (lembrando que é a mais segura uma vez que encontrar pessoas estranhas que você conheceu na internet nem sempre é seguro) e a pessoa envia o livro pra você. Vocês podem combinar de usar um sistema de rastreamento (carta registrada) para ter acesso de onde o livro está.

Atualmente o Skoob tem dois sistemas de troca funcionando simultaneamente:

1. Sistema de Troca Mano a Mano

Tudo começa com você marcando seu livro para troca. Você faz isso marcando o ícone apropriado, que fica logo abaixo das estrelinhas de nota (é o terceiro, logo depois do presente).

Ao marcar um livro para troca ele vai automaticamente para a estante de troca. O que quer dizer que qualquer usuário do Skoob poderá ter acesso a esse livro e solicitá-lo para troca. Exemplo: imagine que você está interessado no livro X. Você procura o perfil do livro no sistema de busca do Skoob e lá você encontrará as pessoas que têm esse livro disponível para troca.

O primeiro contato da troca mano-a-mano é feito pelo próprio mural do seu perfil. Se a pessoa estiver interessada, vocês podem trocar e-mails ou enviar mensagens privadas (novo recurso do Skoob!) uma vez que informações pessoais como endereço estarão sendo veiculadas.

Atenção!!! Esse sistema de trocas é de responsabilidade integral dos usuários do Skoob e os administradores do site não têm nada a ver com isso. Nem é preciso dizer que existem pessoas desonestas na net e que você pode sofrer um golpe do tipo enviar o seu livro e não receber nenhum. Para isso, procure saber se o usuário com que você vai trocar costuma trocar livros. As pessoas que normalmente fazem isso até colocam uma lista de “trocadores” confiáveis em seu perfil. Desconfie de pessoas que pedem informações demais tipo número do cartão de crédito, horário melhor para entrega, número de pessoas na sua casa, etc. Também não aceite pagar pelo livro: é troca, não é venda! A única taxa que você deve pagar é a do Correio. Analise o perfil do usuário, olhe as mensagens do mural. Se ficou na dúvida, melhor procurar outra pessoa. Existem alguns grupos do Skoob dedicados especificamente às trocas como esse aqui. Lá você pode achar informações válidas antes de fazer a sua troca.

2. Sistema Plus

Esse novo sistema foi implantado no Skoob a pouco tempo com o objetivo de facilitar as trocas e oferecer mais segurança para os usuários.

Para se inscrever no Plus é necessário atulizar seu perfil para Plus clicando no link PLUS do seu menu no Skoob. Automaticamente você se tornará um usuário Plus Amarelo. Os livros da sua estante de trocas migrarão para o Plus de forma que qualquer usuário Plus (Amarelo ou Azul) poderá solicitar uma troca.

 A grande vantagem da troca pelo sistema Plus é que você não precisa trocar o seu livro pelo livro que outro usuário tem. Vamos pelo exemplo:

Digamos que você quer o livro Fúria dos Reis de G.R.R. Martin. Você ai digitar o título no campo de busca do Plus e aparecerá então a lista dos livros disponíveis para troca.

Ao clicar no link verde DISPONÍVEL você verá as opções de usuários, de onde são, se são bem avaliados no Plus (o sistema criou um jeito de catalogar os usuários confiáveis e não-confiáveis) e quantos créditos eles pedem pelo livro. Existem dois preços: 1 crédito e 2 créditos. Mas não existe um critério claro para definir esse preço. Normalmente os livros de 2 créditos são aqueles mais difíceis de encontrar ou recém-lançados.

O interessante no Plus é que você pode ver uma foto real do livro que quer trocar e obter informações importantes como o estado de conservação do exemplar. Vamos supor que você decidiu por um usuário X por conta de sua avaliação como bom trocador e pelas informações sobre o livro. Você clica em SOLICITAR TROCA e aguarda 2 dias para que o usuário X responda sua troca ou não. Caso ele negue sua solicitação (por exemplo, porque você mora em um estado bem longe e o correio ficaria caro), você solicita outro usuário. Caso ele aceite, você pagará 1 ou 2 créditos ao usuário (dependendo do valor do livro) e receberá o livro na sua casa no prazo de 10 dias. Ao final da troca, você avaliará o usuário e isso é muito importante, pois você poderá ajudar em trocas futuras!

Caso alguém solicite um livro seu, o processo é basicamente o mesmo. Você analisa e vê se aceita a solicitação e envia o livro num prazo de 10 dias para o endereço cadastrado no perfil da pessoa que solicitou o seu livro. Lembrando que a despesa do correio é responsabilidade de quem está enviando o livro!!!! Quando a pessoa receber o livro, você receberá os créditos que pediu pelo exemplar.

Dessa forma, você não fica preso às opções de troca de um só usuário e pode ter mais opções. No caso você troca livros por créditos e créditos por livros, podendo pedir e enviar livros para todos os usuários da rede Plus. Por exemplo: se você enviou um livro para usuário Y e recebeu 1 crédito, você pode usar esse 1 crédito para pedir um livro do usuário Z, e assim por diante.

Mas para trocar livros você precisará de créditos. E você começa com zero de crédito. Então antes de pedir um livro você precisa enviar um. Quando você tiver enviado dois livros, se tornará automaticamente um usuário Plus Azul podendo participar de alguns sorteios que acontecem no Skoob todo mês.

O Skoob tem um grupo especialmente dedicado a dúvidas e assuntos relacionados ao sistema Plus de troca de livros. Clique aqui para acessá-lo.

A minha experiência pessoal de trocas no Skoob

Já troquei livros no Skoob utilizando os dois sistemas e tive experiências muito boas.

Primeiramente, troquei o livro A Queda (clique aqui para ler a resenha) pelo livro O Rei do Inverno, do Bernard Cornwell, que é um dos meus livros favoritos (tinha lido um exemplar de biblioteca e sempre quis ter um pra mim). Foi minha experiência de troca mano-a-mano e deu muito certo. A usuária em questão foi super educada e enviou o livro num prazo bom e tudo ocorreu sem maiores problemas.

Quando surgiu o Plus, adotei o sistema e enviei dois livros: O Senhor da Chuva (clique aqui para ler a resenha) e Labirinto, de Kate Mosse. Semana passada resolvi utilizar os dois créditos que ganhei nessas trocas para solicitar o livro A Batalha do Apocalipse, de Eduardo Sphor, que ando curiosa pra ler já faz um tempo. Estou aguardando a entrega do livro.

Para amantes de livros (como imagino que muitos de vocês que lêm esse blog sejam), trocar livros parece quase um sacrilégio. Eu também adoro meus livros e colecionar livros (principalmente de fantasia) é um dos meus maiores prazeres. No entanto, às vezes tento ser racional. Para que vou ficar com um livro que não gostei se alguém pode querer lê-lo e gostar? Ou, por que vou ficar com o primeiro volume de uma série sendo que li os outros volumes emprestado e não tenho intenção de completar a coleção? (foi isso que aconteceu comigo e a série A Sétima Torre). Livros precisam de movimento e acho que só devemos ficar com livros que realmente gostamos e/ou que tenham um valor sentimental para nós. De resto, vamos passar pra frente pois tem muita gente aí que poderá fazer um maior proveito deles!

Espero que eu tenha esclarecidos dúvidas em relação às trocas no Skoob e incentivado gente a utilizar o sistema. Ah, e claro, compartilhem suas experiências de trocas de livro e dúvidas nos comentários!

21 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Karen Alvares
    set 03, 2011 @ 14:28:26

    Muito esclarecedor, Mel! Eu ainda não tinha entendido essa troca PLUS de livros… vou tentar trocar um que tenho aqui do Paulo Coelho, que tá encostado (por que será né hahaha).

    Beijos!

    Responder

    • Melissa
      set 04, 2011 @ 02:49:43

      Passa pra frente, Kakazinha e se livra do karma desse livro! hahahahaha

      Que bom que você achou esclarecedor. Eu custei a entender o sistema do Plus e acho que muita gente ainda tá meio sem entender. Post de utilidade pública.

      Responder

      • Karen Alvares
        out 13, 2011 @ 16:18:32

        Mel, acredita que ainda não consegui me livrar da droga do livro do Paulo Coelho?! ahahahahaha Ninguém quer essa porcaria…
        Mas eu troquei “Feios”, no plus, e foi uma maravilha! Agora tô com o crédito, esperando aparecer um livro que eu queira… Queria o volume 3 das Brumas, só que na edição vermelha que eu tenho, mas é difícil pessoal ter essa edição!

      • Melissa
        out 13, 2011 @ 17:18:22

        Mas não desiste, Kakazinha… Sempre tem alguém que quer. Eu deixei um livro horrível chamado “Labirinto” um tempão na estante de troca, até que alguém finalmente quis! Desde que entrei no Skoob o livro tava lá pra troca mano a mano, aí passei pro Plus… e meses depois alguém se manifestou! hahahah Então paciência, alguém vai querer alguma hora da vida! Acho que é legal colocar uma foto real do livro, mostrar que tá novinho e talz… Isso ajuda a atrair as pessoas!

        Minha edição de Brumas é toda diferente. O primeiro livro é uma edição verde da década de 80 e os outros três são a coleção de banca que fizeram na década de 90… É realmente difícil achar as edições que a gente quer. E o pior é que a edição nova é super cara!

  2. Camila
    set 03, 2011 @ 16:23:09

    Oi Mel,
    O post ficou excelente! Esclareceu as dúvidas de muita gente, tenho certeza!!
    Já troquei livros pelo skoob e nunca tive problemas! É óbvio que sempre temos que procurar referências das pessoas e tudo mais! E concordo com você, não vale a pena ficar com livros que não gostamos ou com coleções inacabadas! Quando passamos esses livros para frente, abrimos espaço para receber outros livros!!
    Beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Responder

    • Melissa
      set 04, 2011 @ 02:55:37

      Que legal que você gostou! Pois é, confesso que de início eu achava uma loucura essa coisa de trocar livros, mas agora eu acho natural e até necessário. Como você disse, é deixar lugar na estante pra mais livros.

      Responder

  3. Vania
    set 04, 2011 @ 21:12:47

    Nessas horas que sofro por não morar aí… queria poder trocar uma pá de livros que tenho parados haha

    Responder

  4. Rô Bernas
    set 08, 2011 @ 13:12:03

    Ah…eu amo trocar livros e troco 99% dos meus…são raros os que quero guardar e se antes eu já era fã do Skoob, depois do Plus a troca ficou muito melhor.=D

    A única coisa chata são as pessoas que aderem ao Skoob (e ao PLUS) sem nem tem o trabalho de ler como funcionam e olhe que estamos em uma rede social literária,viu? Mas enfim…

    Sou fã de carteirinha do Skoob!!!!

    bjkas

    Responder

    • Melissa
      set 08, 2011 @ 14:36:32

      É verdade, Rô, muita gente simplesmente dá um update no perfil do Skoob, achando que PLUS é tipo uma nova ferramenta pra deixar sua página mais moderninha. E isso gera situações bem chatas do tipo você solicita um livro e a pessoa não faz a mínima idéia do que está acontecendo. Realmente, é frustrante ter gente que não lê em uma rede literária.

      Você troca todos os livros? Poxa, que bacana. Eu sou super apegada a livros, então eu só troco os que eu não gostei ou não tenho intenção de terminar a coleção.

      Espero te ver mais por aqui!

      Responder

  5. larinha (@lari_carter)
    set 22, 2011 @ 18:39:02

    Muito legal o post, mas eu sou novata e tenho o plus amarelo, como envio o livro para alguém se não posso solicitar?
    O meu aparece na lista mesmo assim? Acho que ninguém quer a série Crepúsculo uahhuahau
    Ai, mais dá uma peninha desfazer de um livro, mesmo que não goste hauhuahuahua
    Bjs.

    Responder

    • Melissa
      set 24, 2011 @ 00:36:10

      Oi Larinha, como plus amarelo você tem que enviar um livro primeiro antes de poder solicitar um. Então aguarde, alguém vai querer a série Crepúsculo. rs A partir do momento que você enviar um livro, terá um crédito, e poderá solicitar livros. No começo é um pouco frustrante mesmo, mas os interessados logo aparecem.

      Eu acho que nós somos todos apegados com livros, temos que trabalhar isso. rs Livros têm que circular!

      Responder

  6. Annie (@annielus)
    nov 02, 2011 @ 14:19:25

    Eu adoro esse seu post. Aliás, eu tenho ele nos favoritos e sempre indico a leitura aos novos usuários com quem faço as trocas.

    Parabéns pela forma como vc explicou um sistema que muitos ao aderir, não sabem como vão usar.

    Bjss

    Responder

  7. Márcia Adriana
    nov 06, 2011 @ 22:35:08

    Eu tenho plus amarelo e estava perdida,então a Annie me indicou este blog e adorei,tirei minhas dúvidas e vou logo logo adquirir meu primeiro crédito s Deus quiser.
    Obrigada Annie,
    Valeu!!!!

    Responder

  8. Trackback: Academia de Vampiros Vol.1 – O Beijo das Sombras « Livros de Fantasia
  9. Telma
    maio 02, 2012 @ 18:02:50

    Amei o post!
    Extremamente esclarecedor para quem está em seu segundo dia de Skoob…e ainda boiando!
    Agradeço demais as informações e agradeço à Sylvia, que me enviou esse link!
    *smack* para ambas

    Responder

  10. Danilo Crippa
    maio 26, 2012 @ 13:19:16

    Era mais ou menos como pensava. O ruim dos créditos é que você vai dar o livro e pagar o custo de envio apenas para receber 1 ou 2 créditos e nem é todo mundo que confia em fazer trocas com usuários novos.

    Responder

    • Melissa
      maio 27, 2012 @ 14:40:00

      Danilo, o sistema é bem legal. No começo a gente demora a conseguir trocas, mas quanto mais tempo de skoob temos, mais ofertas recebemos. E é bem legal porque o sistema é bastante seguro.

      Responder

  11. Pedro
    jun 17, 2012 @ 23:26:39

    Eu tenho um skoob mas ninguem solicita meus livros e eu nao tenho creditos .Solicite meus livros!

    Responder

Deixe um comentário

