A Sétima Torre Vol. 3 – Aenir

Título: A Sétima Torre Vol.3 – Aenir
Título original: The Seventh Tower – Aenir
Autor: Garth Nix
Ano de publicação: 2002 (originalmente em 2001)
País de origem: Estados Unidos
Tradução: Maria Helena Rouanet
Editora: Editora Nova Fronteira – 240 páginas

 

Em Aenir, o terceiro volume da série A Sétima Torre (clique aqui para ler as resenhas anteriores), Tal e Milla estão no auge da raiva e do descontentamento um com o outro mas são mais uma vez obrigados a trabalhar juntos para sobreviver no estranho mundo de Aenir, espécie de mundo alternativo em que os Escolhidos entram através de um transe hipnótico. Mas o mais estranho é que Aenir parece querer se comunicar com os dois através de estranhos sinais.

Como os livros anteriores, esse terceiro volume é de leitura rápida, escrita simples e pouco desenvolvimento psicológico dos personagens. Eu, pessoalmente, achei que poderia ter tido um pouco mais de drama, de choque de realidade, não sei. Tal e Milla a meu ver aceitam as coisas mais estranhas fácil demais, sem sofrimento, sem nada. Tudo bem que não é o objetivo do livro trabalhar muito caracterização, mas podia ter sido acrescentado um pouquinho só de “ah meu Deus acabamos de desobrir um segredo horrível sobre o nosso mundo, vamos nos desesperar um pouquinho antes de salvá-lo” ou algo do tipo. Mas enfim.

O grande trunfo de Garth Nix é que ele criou mundos muito interessantes. Essa questão de Aenir como um estado de consciência de cada um que leva a uma espécie de inconsciente coletivo é realmente genial. É no fim das contas, é isso que faz o leitor querer progredir com a série: as idéias boas, a trama diferente, os mundos estranhos, mesmo que eles não sejam lá muito desenvolvidos.

Dessa vez a grande missão de Tal e Milla é achar o Codex, um objeto que contém todas as respostas e que está desaparecido a um bom tempo. Mas ao que parece, o Codex também quer que Tal e Milla o encontrem e começa a mandar mensagens estranhas através de animais e outras forças da natureza. É aí que Tal e Milla começam a focar mais em suas semelhanças que em suas diferenças, mesmo que não queiram admitir isso a princípio.

A leitura é super rápida, daqueles livros perfeitos para se levar numa viagem ou ler no feriadão, e ainda ficamos curiosos a respeito do que vai acontecer no próximo volume. Afinal, sabemos desde o princípio que há algo de estranho no Castelo dos Escolhidos, mas o que é, exatamente?

A série continua com os volumes Acima do Véu, Em Guerra e A Grande Pedra Violeta. Todos já publicados no Brasil.

Pessoal, primeiramente gostaria de agradecer de todo coração a todos que comentam sempre no blog: vocês são meu maior incentivo para continuar! Eu sei que ultimamente as atualizações não têm sido tão frequentes, mas é que estou estudando para algo importante. A partir de semana que vem a situação deve voltar ao normal. Fora que tenho muitas novidades para contar e elas envolvem o blog! Então preparem-se pra uma surpresa feliz na semana que vem! hahaha Não vou contar porque sou má e vou deixar todo mundo curioso… rs

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Camila - Leitora Compulsiva
    out 03, 2011 @ 22:04:25

    Oi Mel,
    Já me perdi com a história desses livros, mas gosto de ler suas resenhas e perceber a sua empolgação!! hehehe
    Mas foi maldade deixar a gente nessa curiosidade para saber o que vai acontecer aqui no blog!
    Beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Responder

    • Melissa
      out 04, 2011 @ 02:21:45

      Camila, eu tenho que aprender com você: sempre que vc faz a resenha de uma continuação de série, coloca um mini-resumo antes. Ai eu tenho que lembrar disso, mas minha empolgação é tanta que eu esqueço!

      Ah eu tenho muitas novidades pra esse mês no blog. E não é por causa do dia da criança!

      Responder

  2. Trackback: A Sétima Torre Vol.4 – Acima do Véu « Livros de Fantasia

Deixe um comentário

