A Sétima Torre Vol.4 – Acima do Véu

Título: A Sétima Torre Vol.4 – Acima do Véu
Título Original: The Seventh Tower – Above the Veil
Autor: Garth Nix
Ano de Publicação: 2002 (originalmente em 2001)
País de Origem: Estados Unidos
Tradução: Maria Helena Rouanet
Editora: Nova Fronteira –  255 páginas

 

O quarto volume da série A Sétima Torre continua com a leitura rápida característica da série, mas dessa vez temos algumas revelações bem importantes na trama e o livro prende mais atenção que os anteriores.

Mas vamos recapitular essa série? Tudo começou com A Queda, onde conhecemos Tal, um Escolhido do Castelo (sociedade super organizada em castas onde ninguém sai para ver a luz dosol) que vê sua família ser destruída pelo simples fato de que não possui uma Pedra-do-Sol (uma pedra que oferece poderes mágicos aos Escolhidos). Tal faz de tudo para conseguir a sua mas acaba se envolvendo em um plano suicida e vai parar do  lado de fora do Castelo, onde conhece Mila, uma garota-do-gelo. Para Tal é um choque descobrir que há vida fora do castelo e suas crenças começam a ser cada vez mais questionadas à medida em que ele se envolve com o Povo-do-Gelo.

É então que em O Castelo, os tão diferentes Tal e Milla precisam aprender a trabalhar juntos a fim de atingirem seus objetivos. E eles são bem diferentes. Nesse volume, Tal descobre algumas verdades cruéis sobre a vida no Castelo e é forçado a admitir que estava errado e cego a respeito de muita coisa. Em Aenir, terceiro volume da série, acompanhamos Tal e Milla se aventurando no mundo das sombras de Aenir e descobrimos que o Códex, um objeto estranho que detém a resposta para todas as perguntas, está mandando mensagens secretas para que Tal e Milla possam encontrá-lo.

Nesse quarto volume Tal começa a desvendar os motivos pelos quais sua família é tão perseguida pelo Mestre das Sombras Sushin e o Castelo se mostra um lugar muito mais misterioso e sombrio do que Tal imaginava. Nós, leitores, sabemos desde o começo que o Castelo é um lugar falsamente pacífico. Qualquer leitor atento consegue perceber o clima de “bom demais pra ser verdade” que reina por ali, sem contar que a idéia de castas não favorece o clima de paz e igualdade que os chefões pregam. Além disso, a questão do Povo Inferior é finalmente exposta: eles são escravos, não criados. Mas apesar de nós leitores já sabermos de tudo isso desde o primeiro capítulo do primeiro livro, é interessante observar como Tal aos poucos vai percebendo isso, como ele começa a realmente enxergar e não mais acreditar em tudo que lhe dizem. Crítica a governos totalitários? Super explícito.

Mas a personagem mais interessante a meu ver é Milla, que também começa a questionar seus valores e percebe que no fundo não é tão diferente de Tal. Ela me surpreendeu muito nesse livro e tomou uma atitude muito inesperada (mas não vou ser spoiler, podem ficar tranquilos). A convivência dela com Tal e os embates ideológicos entre os dois são o ponto alto de desenvolvimento de personagem do livro. Isso porque como eu já disse nos posts anteriores sobre a série, drama psicológico e desenvolvimento de personagem não é o ponto forte de A Sétima Torre. Então aqueles que, como eu, adoram um toque realista de drama, amadurecimento, choro e conflitos internos, é bom manter as expectativas baixas para não se decepcionar.

Essa é uma série para leitura rápida, para quem gosta de uma trama criativa, para quem quer ler um livro em um dia. Pra quem gosta de ação, sem muita explicação emocional.

Acima do Véu, no entanto, foi o melhor da série até agora na minha opinião porque conseguiu avançar no enredo e desenvolver Tal nem que fosse minimamente (okay, eu não consigo deixar de valorizar o lado emocional, sorry). Alguns mistérios são expostos e segredos colocados em cheque. Então no geral é uma leitura que vale a pena. O universo criado por Garth Nix é definitivamente criativo e envolvente.

O livro termina num clima super tenso, daqueles que deixa o leitor morrendo de vontade de ler o próximo volume que é o número cinco, Em Guerra. Depois desse, tem o gran finale, intitulado A Grande Pedra Violeta.

E não, eu não esqueci das novidades do blog. Inclusive, algumas delas já estão no ar para aqueles que têm olhos atentos. As mudanças já começaram e prometo que vai ter coisa boa pra vocês leitores também!

Anúncios

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Camila - Leitora Compulsiva
    out 20, 2011 @ 19:44:18

    Oi Mel,
    Cada vez que leio uma das suas resenhas sobre essa série, fico tentada a começar a ler! Mas então vejo a pilha de livro aqui em casa e desisto!! rs…
    beijos
    Camis

    Responder

    • Melissa
      out 21, 2011 @ 01:47:45

      Dessa vez tentei seguir o seu conselho e explicar mais dos livros anteriores? Achou que ficou legal?
      Pois é, é tanta coisa pra ler… Se for pra colocar tudo na lista… Mas é uma tentação!!!!
      bjs

      Responder

  2. Trackback: A Sétima Torre Vol.6 – A Grande Pedra Violeta « Livros de Fantasia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: