O que falta melhorar no Pottermore?

O site Pottermore abrirá as portas esse mês para o público geral (e alguém ainda tem dúvida de que será no dia 31 de outubro? Lembrando que a data não só Dia das Bruxas mas também é a noite em que Harry sobreviveu a Lord Voldemort quando ainda era apenas um bebê!!!) e nós nem tão poucos que tivemos acesso ao site antes, podemos fazer uma reflexão geral do que significou a experiência e quais foram os altos e baixos dela.

Se você ainda não está por dentro do Pottermore, não dexei de conferir esse link aqui para saber como tudo isso começou, esse aqui ver o anúncio oficial de J.K.Rowling sobre o assunto e esse aqui para saber o que é e como usar o site.

Então vamos lá. (Decidi fazer o post em tópicos explorando os questionamentos e opiniões mais frequentes dos fãs em fóruns de discussão e redes sociaias. Mas lembro que essa é a minha opinião pessoal e não falo em nome de ninguém a não ser o meu. Todo mundo tem o direito de discordar – mantendo a calma – e é exatamente para isso que serve a caixa de comentários).

No geral, como foi a experiência de Pottermore? Foi tudo que você esperava?

Como uma fã doente da série, é óbvio que eu curti demais o Pottermore. Que fã não gosta de um gostinho a mais de sua série favorita? Confesso que minhas expectativas em relação ao site estavam completamente focadas no Chapéu Seletor e achei que essa foi uma das melhores partes do site. Então, considerando isso, sim, foi o que eu esperava.

O site é pouco interativo. 

É verdade. Os capítulos mais “ágeis” e interativos são os do Beco Diagonal e Chapéu Seletor. Fora isso, há pouca coisa a fazer a não ser catar objetos e galeões. Algumas sessões literalmente são vazias e o máximo que se pode fazer é achar um cartão de sapo de chocalate atrás de uma mesa. Alguns pontos altos (e favoritos!) do livro poderiam ter recebido um tratamento mais interativo como o desafio do Xadrez de Bruxo no final do livro e até mesmo o Quadribol, que realmente passou batido. Imagino (e espero) que na versão final eles possam dar mais “vida” aos capítulos.

De resto, as poções e os duelos (que eu saiba, até hoje não funcionaram). As poções são interessantes, mas é chato ter somente uma coisa para fazer o tempo todo. Além disso, é o único meio substancial de adquirir pontos para sua casa (achar livros também dá pontos, mas são poucos) o que faz com que todos os usuários fiquem cozinhando o tempo inteiro. Na minha opinião, poderia haver atividades de outras matérias também como Feitiços, Transfiguração e Defesa Contra As Artes das Trevas. Com certeza a equipe do Pottermore é grande (e criativa!) o suficiente para isso.

E sons! O site precisa de barulhinhos, mini-explosões, trilha sonora!!!

O fato de não haver possibilidade de comunicação entre os usuários é uma chatice.

Por conta da política de segurança para a criança que Rowling exigiu, não há troca de informação entre os usuários. Você pode renomear o nome de usuário da sua lista de amigos (no caso de conhecer quem são), mas não pode mandar mensagens pra eles, apenas poções e outras coisas do seu malão. Se por um lado isso faz com que Pottermore seja uma experiência mais solitária, do outro realmente protege contra pessoas mal-intencionadas que usariam um site totalmente dedicado à série Harry Potter para seduzir crianças. A meu ver, isso é um ganho. Existem inúmeras redes sociais na net e inúmeras oportunidades de comunicação: Pottermore não é lugar pra isso.

Pottermore é a encinclopédia que J.K.Rowling prometou depois de Deathly Hallows [Relíquias da Morte]?

Sem dúvida. No site você encontra informação sobre todos os lugares, objetos, feitiços, maldições, criaturas e pessoas do mundo mágico. Inclusive, há um background detalhado de três personagens super importantes já nesse primeiro livro: Quirrell, Olivaras e McGonagall!!! E vou dizer que a história da McGonagall é S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L!!! Eu amei! Coisas importantes sobre personagens secundários são reveladas, com detalhes como tamanho da varinha, casa de Hogwarts, família, hobbies, etc. Isso sem contar textos extra nos quais Rowling nos conta seu processo de escrita, os nomes originais para alguns personagens e detalhes de tramas secundárias que nunca contou.

Seria melhor se pudéssemos mudar nossa casa de Hogwarts.

Não, não seria. A decisão do Chapéu Seletor é irrevogável nos livros e acho que deve ser assim no site também. Porque se não for assim, vira bagunça. Muita gente ficou insatisfeita com a casa em que caiu, mas isso a meu ver é drama. Daquele tipo “Queria ir pra Sonserina porque amo o Draco, mas caí na Corvinal. Que saco!”. Seleção de casas é um troço sério (clique aqui para ler o meu drama pessoal de seleção…) e acho que os usuários devem realmente analisar sua personalidade ao serem selecionados: pode ser uma boa surpresa como foi pra mim! Claro que há casos extremos de erro (e conheci dois até agora) e nesse caso, o melhor a fazer é cancelar sua conta, abrir outra e fazer o teste de novo. E sim, a carta da Grifinória é ridícula de pequena e tudo mais. [sorry, mas é. Não resisti ao comentário]

E ao estilo de final de série que sempre temos aqui…

Balanço Geral Pottermore

 

Prós Contras

Capítulos

Ilustrações muito bem feitas e fiéis à atmosfera dos livros Pouco interativosFalta som e animação

Amigos

Super seguro para ser utilizada por crianças O menu de controle de amigos é difícil de manejar, especialmente em conexões mais lentas

Menu

Menu principal contém todas as informações necessárias com navegação fácil O site ainda está instável e apresenta uns bugs estranhos de vez em quando

Poções

Há uma quantidade razoável de poções que apresentam uma certa dose de desafio Poderia haver mais explicações sobre como fazer poções no início

Feitiços

Haaamm… divertidos? Sem explicação clara de como fazer e até agora não tiveram utilidade prática

Informações Extra

Completas e incríveis!!!! ————————————

Marcadores de Favoritos

Fáceis e práticos de usar. Poderiam ter mais destaque no menu inicial.

Itens Colecionáveis

Fáceis de coletar e apresentam informações interessantes/divertidas. Poderia haver uma maior variedade de itens.Utilidade para os itens colecionados.

Desafios

——————————- Poderia haver mais durantes os capítulos.

Matérias de Hogwarts

Poções é muito bem desenvolvido Praticamente não há destaque para outras matérias e/ou habilidades

Navegabilidade

O site é intuitivo e é fácil aprender a navegar. O Menu de lugares, coisas e personagens não mostra todos os itens que contém se você clica em um deles. Isso é um saco, pois você tem que abrir a lista.

Coisas a explorar

A procura das informações extra escondidas são as mais interessantes. Depois de terminados os capítulos, não tem muito o que se fazer no site.

No geral, o site é bom, mas ainda tem muito o que melhorar. Mas vale muito a pena dar uma conferida e para os fãs da série, é parada obrigatória!!! Principalmente pelas informações nunca antes divulgadas e pelos depoimentos extra.

E vocês, que acharam do Pottermore?

Anúncios

10 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Lany
    out 23, 2011 @ 17:36:27

    Mel, concordo com praticamente TUDO o que você disse. Eu achei as ilustrações dos capítulos lindas, mas realmente, tem que ter uma maior interatividade, né? Tem capítulos que tem pouquíssimas coisas para fazer! Tanto é que os capítulos mais legais são os que tem coisas diferentes (como fazer as compras no Beco Diagonal, a Seleção das Varinhas e o Chapéu Seletor). E uma trilha sonora faz MUITA falta. Tinha que ter barulhos!
    Quanto as poções, eu também acho que deveria ser dado destaque para outras matérias. Mas acredito que isso deve ser uma meta para o futuro deles. Assim como eles vão abrir o clube dos duelos, eles também podem fazer outras áreas interativas… Realmente ficar só fazendo poção não dá!
    As informações extras são MARAVILHOSAS! Adorei, adorei, adorei!
    E eu gostei desse questionário sobre o Pottermore que eles fizeram. Agora sim, como usária da fase beta, consegui dizer tudo o que eu gostaria que fosse mudado. E mesmo não tem caído na Hufflepuff, eu não consegui falar mal da Sonserina no questionário HAHAHA! Concordo com você: viraria bagunça se a gente pudesse mudar de casa…

    Responder

    • Melissa
      out 23, 2011 @ 21:13:53

      Lany, eu não vi esse formulário não. Onde encontro? No próprio site? Porque realmente senti falta de dar um feedback e realmente justificar minha posição de beta user.

      Você e a Mi são os dois casos de cair na casa errada. Pelo menos no sentido sincero da coisa.

      Agora que você falou, realmente faz sentido que eles pensem em expandir as matérias nos próximos lançamentos. Porque não faria sentido ficar fazendo poção pra sempre…

      Adoro seus comentários aqui, Lany!!!

      Responder

  2. Lucy
    out 24, 2011 @ 19:33:17

    Eu gostei do site, mas achei meio paradão. Interatividade é o que mais falta. E não pode falar mta coisa, pq qualquer coisa mal interpretada vira uma advertência! hahaha

    E até agora nao consigo fazer poções decentes, alguém me ensina?

    Responder

  3. Trackback: Como eu faço para entrar no Pottermore? « Livros de Fantasia
  4. daniel
    nov 26, 2011 @ 15:23:21

    concordei com tudo mas acho que a gente deveria se comunicar com os outros jogadres ma tipo qu nem no habbo quando mandar nformaçoes pessoais aperecer em asteriscos e nao poder mandar fotos

    Responder

  5. Trackback: O que é e como funciona o Pottermore? « Livros de Fantasia
  6. Trackback: Data do lançamento oficial de Pottermore para o público geral é divulgada « Livros de Fantasia
  7. daniel
    abr 09, 2012 @ 15:58:20

    que pena

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: