Jogos Vorazes Vol.1 – Jogos Vorazes [The Hunger Games]

Título em português: Jogos Vorazes

Título Original: The Hunger Games

Autor: Suzanne Collins

Ano de publicação:
 2008 (no Brasil, 2010)

País de Origem:
 Estados Unidos

Editora:
 Scholastic (Rocco, no Brasil)

Número de páginas:
 374 páginas (na edição da Rocco, 400 páginas)

Meu primeiro comentário é: Jogos Vorazes me empolgou quase tanto quanto Harry Potter e para quem me conhece sabe que isso quer dizer MUITA coisa. Só digo que li o livro em um dia e só dormi porque eu não conseguia manter mais os olhos abertos e a primeira coisa que fiz pela manhã foi terminar o volume. A trama de Katniss é simplesmente de tirar o fôlego.  Jogos Vorazes é um livro a ser devorado.

O livro mostra uma distopia, ou seja, trata de uma socieade futura que não é uma utopia (o mundo perfeito), mas sim de algo que deu terrivelmente errado. A protagonista é Katniss, uma moradora do Distrito 12 de 16 anos, que tem que caçar na floresta a fim de evitar que sua família passe fome. O governo central, localizado em Capitólio Capital, em português,  manda pouquíssima comida para os Distritos, e o Distrito 12, que se ocupa basicamente de minas de carvão, não ganha quase nada. No passado, o leitor fica sabendo, houve uma rebelião, mas esta foi esmagada e o Distrito 13 foi destruído. Como lembrança aos rebeldes, o Capitólio criou os Jogos Vorazes: 24 jovens (um menino e uma menina de cada Distrito) são sorteados para irem para um grande reality show transmitido pela TV em que o grande objetivo é que eles se matem em uma arena até sobrar apenas um. O grande campeão ganha dinheiro e reconhecimento; os perdedores, bem, eles morrem ao vivo na TV.

Katniss é uma protagonista e tanto. Atirada nos Jogos Vorazes por um motivo não convencional, ela sabe que terá que matar ou morrer na arena. Katniss, no entanto, é prática, decidida, sabe de suas qualidades como caçadora e não tem medo de se colocar à prova. O que faz dela uma das grandes protagonistas femininas de livros de fantasia e ficção científica. Isso porque Katniss não é forte como mulher porque quer ser/agir como um homem; ela reconhece sua posição como mulher, se aceita como tal, mas não vê nisso motivo para se sentir inferior. Ela não tem problemas em vestir roupas femininas e em ser vista como uma menina, simplesmente porque Katniss acredita que isso não faz lá muita diferença. Ela chora e sofre, claro, mas diferente de Nihal em Crônicas do Mundo Emerso, Katniss não tem essa de mi mi. Se é pra fazer, faz. O que me ganhou foi que ela é uma mulher real, com medos e atitudes reais, e não uma heroína esteriotipada como vemos em muitos livros em que a protagonista é mulher. Durante minha leitura, esse imaginei Katniss assim e assim. Ainda não vi as fotos do filme (só vou ver depois de terminar a trilogia), mas é difícil tirar essa imagem da minha cabeça: é durona e rebelde, mas é doce no fundo.

Já Peeta, o segundo personagem de maior destaque na série (isso porque o livro é em primeira pessoa do ponto de vista de Katniss), é quase que automaticamente amado. Peeta é extremamente cativante ao ser mostrado como um rapaz sensível, gentil e bondoso, preocupado em se manter humano durante a experiência nos Jogos Vorazes. Diferente de Katniss, Peeta não é nada prático, mas é bom com as palavras e tem uma poker face admirável. A interação entre os dois é feita de uma forma dosada e sem acontecimentos do nada. Pelo contrário, os diálogos são gradativamente construídos ao longo do livro e não são o único modo que os dois interagem. Há muita coisa não-dita entre Peeta e Katniss que são expressadas através de gestos, olhares e ações e talvez esse seja exatamente um dos fatores do porquê Jogos Vorazes é um livro tão cativante: ele constrói personagens com ações e reações reais reais. Ao fim do livro, eu tive a impressão que Peeta e Katniss eram velhos amigos que eu estava reencontrando.

Em relação à trama em sim, não vou comentar muito para não dar spoilers, mas posso dizer que é um livro eletrizante do começo ao fim, com excelentes cenas de ação! Eu, pessoalmente, não curto muito cenas de ação, mas as de Jogos Vorazes foram tão bem feitas que até eu me empolguei! Não dá pra largar o livro! Então, não comece a ler se você está sem tempo pra ler. O livro é uma paulada que a gente lê quase que num fôlego só.

Se eu recomendo? Putz, é um dos melhores livros que já li na vida! Nem preciso falar mais.

(Só lembrando que o livro tem umas cenas fortes e violentas, no estilo de Crônicas do Mundo Emerso. É definitivamente para Jovens Adultos e não Adolescentes).

A trilogia continua com Catching Fire (Em Chamas, no Brasil) e Mockingjay (A Esperança, no Brasil). Todos já foram publicados pela Rocco.

Jogos Vorazes virou filme, claro, e está em fase de pré-produção.

20 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Lany
    nov 06, 2011 @ 14:26:46

    Ai Mel, fico muito feliz que você tenha adorado o livro! Concordo com TUDO o que você disse, e a Katniss é a minha protagonista preferida de livros! A Suzanne escreve MUITO bem, e se prepare porque os outros dois livros da série também são MARAVILHOSOS!

    Responder

    • Melissa
      nov 06, 2011 @ 19:06:39

      Ow, a Katniss é ótima! Eu normalmente ODEIO mocinhas de livros, nunca simpatizo, mas eu gostei demais dela! E sim,a Suzanne Collins é muito fera.

      Responder

  2. Karen Alvares
    nov 06, 2011 @ 14:47:35

    Mel, adorei sua resenha!
    Mais uma viciada em Jogos Vorazes hein? 🙂
    Assim como a Lany, a Katniss também virou minha protagonista e principalmente, personagem feminina preferida em livros. Não tem como não admirá-la e principalmente, admirar a autora, por criá-la. Em questão de personagem feminina, por incrível que pareça, eu prefiro a Suzanne a JK, pode?! hahaha
    E o Peeta… ele é apaixonante.
    Mas o que mais apaixona é a história, as reviravoltas, todo o sentido que tem essa história… Prepare-se porque os próximos livros são no mesmo ritmo e totalmente apaixonantes. Eu só não gostei muito do começo de Em Chamas, mas depois já virou um ótimo livro como o resto da série.
    Fiquei muito feliz que tenha gostado o livro, ele é maravilhoso mesmo!

    Responder

    • Melissa
      nov 06, 2011 @ 19:09:19

      Ela é uma personagem muito forte. Eu acho que o problema de Harry Potter é que o ponto de vista é quase sempre do Harry, então não temos muito acesso ao que realmente se passa com Hermione e Ginny.

      Eu quero MUITO ler os outros livros, vou começar depois de terça, quando minha última prova passar. 🙂

      Essa série é fantástica!

      Responder

  3. Lucy
    nov 06, 2011 @ 14:47:51

    Mel, Capitol na verdade foi traduzido como Capital e o último livro se chama A esperança (acredito que Tordo ñ teria a mesma sonoridade. rsrs).

    Enfim, terminei de ler o terceiro livro. Não posso contar spoilers, mas uma das suas frases sobre o Peeta se aplica mto a ele no terceiro livro. rsrs

    Bjos bjos

    Responder

    • Melissa
      nov 06, 2011 @ 19:27:13

      Lucy, é verdade, eu tinha visto o nome do livro mas não sei porque não coloquei no post! hahaha Falha nossa.

      Eles traduziram como Capital? Que estranho. Eu não olhei porque morro de medo de ver um spoiler dessa série na internet. Então não me atrevi a abrir a Wikipedia. Mas obrigada pelas correções, vou agora mesmo corrigir o post!!!

      Já terminou, Lucy? ai ai ai Eu TENHO que ler!!!

      Responder

  4. Camila - Leitora Compulsiva
    nov 07, 2011 @ 11:30:40

    Oi Mel,
    Até agora não vi nenhuma resenha de alguém que não tenha gostado dessa série! Parece que é uma daquelas que entrarão para o rol dos livros “obrigatórios” Rs!!!
    Já tenho a coleção completa na estante e estabeleci como meta, até o final do ano, ler pelo menos o primeiro!! Vamos ver!
    Beijos
    Camis

    Responder

    • Melissa
      nov 07, 2011 @ 11:48:06

      Camila,
      Realmente, essa série é adorada. hahahaha Mas eu já vi algumas pessoas que foram ler depois de ver todos esses comentários super empolgados e se decepcionaram porque estavam com expectativas muito, muito altas. Bem, eu tinha ouvido falar muito bem, mas não imaginava que seria tão bom! hahaha
      Lê o primeiro livro, Camila. Você vai gostar!
      bjs

      Responder

  5. Trackback: Academia de Vampiros Vol.1 – O Beijo das Sombras « Livros de Fantasia
  6. Trackback: Desafio Literário: Semana 1 « Mundo de Coisas Minhas
  7. Trackback: Jogos Vorazes Vol.2 – Em Chamas [Catching Fire] « Livros de Fantasia
  8. daniel
    nov 26, 2011 @ 14:51:02

    oooi pelo que vi esse livro e o maximo tb nao vou me atrever a abrir a wikipedia hahahaha mas acho que nao vou aguentar to ligando pra minha mae agora para ver se ela traz o primeiro e o segundo livro pra mim beijossssssssss

    Responder

  9. Vania
    nov 27, 2011 @ 15:28:16

    Super imaginei o Peeta e sua poker face lendo seu post, Mel! Aww Peeta! Eu concordo em gênero, número e grau com tudo que você falou sobre a Katniss. Muitas pessoas pensam que eu não gosto dela quando digo que Peeta é meu personagem preferido, mas eu amo a Katniss. Ela é realmente uma das mocinhas mais bem criadas da ficção, e certamente ganhou seu lugar no meu top 10, juntamente com Hermione e Éowyn.

    Responder

    • Melissa
      nov 27, 2011 @ 16:46:22

      Eu acho que é impossível não gostar da Katniss em algum nível, sério mesmo. Confesso que a Katniss é minha favorita na série, mas passa o Peeta por muito pouco porque os dois são ótimos personagens! Não tem como não gostar de um deles…

      Eu diria que a Katniss é minha favorita de todas. Daí vem Hermione, Éowyn, Morgana, Nihal… e todas as outras garotas badass da ficção! hahahaha

      Responder

  10. Trackback: Jogos Vorazes Vol.3 – A Esperança [Mockingjay] « Livros de Fantasia
  11. Trackback: Top 5 Melhores Livros de 2011 « Livros de Fantasia
  12. Trackback: Lista de Livros Lidos em 2011 « Mundo de Coisas Minhas
  13. rildson
    mar 27, 2012 @ 12:27:47

    gostaria de saber onde adquirir os 3 volumes mais acessorios,é para uma amiga..se puderem me ajudar..
    add rildsonsouza@hotmail.com,ficarei agradecido

    Responder

    • Melissa
      mar 29, 2012 @ 00:20:34

      Você fala os livros em inglês ou português? Bem, em português os livros estão em falta em algumas livrarias (principalmente em Belo Horizonte, onde moro), mas é bem fácil de encontrar pela internet. Inclusive a Rocco está vendendo o box com os três livros mais o broche de tordo. É bem legal.

      Já se for em inglês, você pode comprar pela Amazon ou mesmo por alguns sites brasileiros como o Submarino e a Saraiva. 🙂

      Responder

Deixe um comentário

