Jogos Vorazes Vol.2 – Em Chamas [Catching Fire]

Título em português: Em Chamas

Título Original: Cacthing Fire

Autor: Suzanne Collins

Ano de publicação:
 2009 (no Brasil, 2011)

País de Origem:
 Estados Unidos

Editora:
 Scholastic (Rocco, no Brasil)

Número de páginas:
 391 páginas (na edição da Rocco, 416 páginas)

E se alguém achou que depois da paulada que foi Jogos Vorazes Suzanne Collins teria dificuldade em criar uma continuação à altura, Em Chamas vem mostrar que uma continuação pode ser tão boa quanto o livro de estréia. Mantendo o clima de tensão do volume anterior, o livro agora mostra ainda mais de perto os conflitos vividos por aqueles que participaram dos Jogos Vorazes e começa a mostrar que as coisas em Panem não são mesmo o que parecem ser. E preparem-se, essa continuação é outro livro que a gente simplesmente não cosnsegue parar de ler!

Atenção, esse post contém spoilers de Jogos Vorazes! Mas não escrevi spoilers de Em Chamas, então fique tranquilo se você não leu o segundo livro ainda.

Katniss e Peeta sobreviveram à 74ª edição dos Jogos Vorazes e agora têm que efrentar um novo desafio: a turnê dos Vitoriosos, o que significa que ambos terão que viajar por toda Panem a fim de receber homenagens dos Distritos. Mas isso envolve encarar as famílias daqueles que morreram na arena. E alguns deles morreram pelas mãos dos representantes do Distrito 12! Mas antes disso, na Vila dos Vitoriosos, Peeta e Katniss têm que começar mais uma vez a fingir perante as câmeras, porque durante os meses entre o fim dos Jogos e o início da turnê, os dois praticamente não se falaram.

O relacionamento entre Peeta e Katniss nessa série é um dos pontos mais interessantes, claro. Isso porque a interação entre os dois é feita de uma forma muito sutil e reflete muito bem a personalidade de cada um. Mas o legal mesmo é observar como cada um deles lida com o fato de ter sobrevivido aos Jogos Vorazes: Katniss se sente aliviada e acha que sua família está agora à salvo, já Peeta parece não estar confortável com a situação. A visita do Presidente Snow a Katniss, no entanto, muda tudo.

Em Chamas mostra um país que está literalmente pegando fogo e o leitor, acompanhando o pensamento de Katniss, vê como um ato impensando – comer as frutinhas no final dos Jogos – foi interpretado como ousadia, altruísmo, paixão arrasadora ou revolução. E o mais interesante é perceber que a própria Katniss não sabe bem o que fez. É impossível não pensarmos em nossa própria realidade, em que muitas vezes atos/palavras/pessoas são apropriadas como símbolo de alguma coisa ou de alguma idéia. Se tem uma coisa que essa série consegue criticar bem é o poder da mídia: como os diferentes lados se apropriam de um mesmo gesto para difundir a mensagem que acreditam.

O livro explora com perfeição os conflitos de Katniss: interesse pessoal X interesse coletivo, insatisfação pessoal X revolução, raiva pessoal X insatisfação social. Afinal, é tão fácil assim se posicionar? Até que ponto os interesses pessoais e coletivos não se cruzam?

Confesso que li o livro em um dia e meio e tudo foi desenvolvido maravilhosamente: os conflitos pessoais, o relacionamento Peeta/Katniss, o relacionamento Gale/Katniss… tudo ficou muito real. E só pra registrar, eu não gosto do Gale. blé Mas o melhor desse livro foi conseguir transformar um acontecimento aparentemente cliché em algo completamente de tirar o fôlego. Uma surpresa absurda logo no final da primeira parte!

Então, futuros leitores de Em Chamas, esperem muita ação, reviravoltas, surpresas e principalmente, se preparem pra ler o terceiro livro já de uma vez, porque o final é daqueles absurdamente instigantes!

E já aviso, essa série é muito viciante!!!

10 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Lucy
    nov 20, 2011 @ 17:42:37

    Eu também não gosto do Gale. hahaha Acho que gosto e ao mesmo tempo não gosto, ñ entendo isso. rsrs

    Mas esse livro eu adorei. Terminei e logo peguei A esperança. Não tem como ler outra coisa depois desses dois livros, tem que ser direto. rsrs

    Responder

    • Melissa
      nov 20, 2011 @ 19:33:48

      Eu não gosto do Gale porque ele é do tipo que acredita que os fins justificam os meios. E nisso ele esquece pelos valores que está realmente lutando…

      Confesso que da trilogia esse é o meu “menos favorito”, mas é maravilhoso.

      SPOILER GIGANTE

      Quando eles voltam pros Jogos eu fiquei sem acreditar, fiquei achando sem noção… mas aí foi incrível. putz

      FIM DO SPOILER GIGANTE

      E eu comecei a ler Mockinjay na mesma hora. Não tinha como esperar….

      Responder

  2. daniel
    nov 26, 2011 @ 14:58:32

    oi ainda nao li o primeiro livro nao me aguentei e fui para wikipedia ahaahahahahahh mas amanha minha mae vai trazer os dois para min

    Responder

    • Melissa
      nov 27, 2011 @ 13:52:30

      Tarde demais… Espero que você não tenha lido tantos spoilers!!! E leia os livro sim, eles são incríveis!!! Não dá pra parar de ler…

      Responder

  3. Vania
    nov 27, 2011 @ 15:36:39

    Mel, sobre o spoiler gigante eu super tava esperando que isso acontecesse! Não sei porque, mas não me surpreendi tanto assim. Me surpreendi com a reação da Katniss, e principalmente com a reação do Peeta – não de querer protegê-la, mas de ter por alguns momentos, sido o mais prático do trio. Mas acho que ele sempre foi um pouco assim, com a cabeça no lugar e sabendo o que precisa ser feito. De qualquer maneira, senti um orgulhinho muito grande hehe, principalmente porque eu teria feito exatamente o que a Katniss fez: procurado consolo na bebida. O final de Catching Fire… cara, eu lembro como se fosse ontem! Eu tava no avião indo pro Brasil, era umas 2 da manhã, morrendo de sono… eu terminei, virei pro lado e cochilei uma meia hora, sabe, aqueles cochilos que você tá meio dormindo mas meio acordado? Daí não aguentei, levantei, abri a bolsa e peguei Mockingjay e li de uma vez, terminei quando o avião já tava sobrevoando São Paulo. Simplesmente não dá pra parar de ler, é muito eletrizante!!!

    Responder

    • Melissa
      nov 27, 2011 @ 16:43:23

      Sério que você esperava que aquilo acontecesse? Eu fui pega de surpresa e inclusive achei que ia ser um lixo… mas foi incrível! A Suzanne Collins é foda mesmo.

      A reação do Peeta também foi muito boa. Ele, é engraçado isso, é o mais racional do trio, né? Ele é ao mesmo tempo sensível e prático. Diferente da Katniss que se deixa levar por emoções arrebatadoras… A Katniss e o Haymitch se parecem tanto… (lembrando daquele spoiler sombrio do final de Mockingjay…)

      Eu tentei não começar a ler Mockingjay lgo no final… Mas não deu. Eu TIVE que ler e graças a Deus eu já tinha comprado a trilogia toda.

      Responder

  4. Camila - Leitora Compulsiva
    nov 29, 2011 @ 20:25:18

    Oi Mel,
    Não li a resenha porque ainda não li o primeiro livro.
    Mas estou ficando doente de tanta vontade de ler. O problema é que tenho alguns livros de parceria atrasados e preciso colocá-los na frente da lista.
    Beijos
    Camila

    Responder

    • Melissa
      nov 30, 2011 @ 01:58:03

      Camila,
      Eu acho muito difícil alguém não gostar de Jogos Vorazes. Porque essa série atende vários gostos: tem drama pra quem gosta de drama, ação pra quem gosta de ação, romance pra quem gosta de romance, detalhe pra quem gosta de detalhe e dinanismo pra quem gosta de leitura rápida. To doida pra saber o que você vai achar da série!!!!
      Poxa, esse é o lado negro das Parcerias, né?
      bjs

      Responder

  5. Trackback: Jogos Vorazes Vol.3 – A Esperança [Mockingjay] « Livros de Fantasia
  6. Trackback: Lista de Livros Lidos em 2011 « Mundo de Coisas Minhas

Deixe um comentário

