Balanço Geral – As Brumas de Avalon

Como de praxe no blog, ao terminar as resenhas de todos os volumes de uma série, temos o Balanço Geral Séries, onde coloco o que tem de melhor e o de não tão melhor em uma saga. A da vez é As Brumas de Avalon, da Marion Zimmer-Bradley. A idéia do post é apresentar tudo de uma maneira simples e mais visual, servindo apenas para dar uma idéia geral da série. Para uma opinião mais completa e profunda clique aqui.

Vamos ao Balanço Geral!!!

Prós Contras
Personagens É o grande foco da série, que acompanha a vida das mulheres de Avalon e Camelot (principalmente Morgana, Gwenhwyfar, Morgause e Viviane). O desenvolvimento de cada uma é impecável e o leitor consegue facilmente se identificar com o drama dessas mulheres. Fantástico nesse quesito! Eu não consigo pensar num contra. hahaha Mas imagino que para leitores que gostam de livros com ação e cena de guerra, o excesso de foco em personagem pode vir a ser um problema.
Trama Super bem desenvolvida e, apesar de sabermos desde o início como tudo vai terminar, existem várias surpresas ao longo da história.Lembrando mais uma vez que é uma trama movida por intrigas pessoais e dramas internos, não por cenas de guerra. A trama se desenvolve de forma lenta, uma vez que se pauta nas reações de cada personagem. Isso pra mim não é problema, mas alguns leitores podem achar o livro arrastado.
Mundo criado Rico em detalhes, principalmente no que se refere à mitologia celta e a ilha de Avalon. Não é um mundo criativo e sim uma versão da lenda.
Aspecto Fantasia A magia é atrelada à religião e ao misticismo de uma forma muito bem construída. Para quem gosta de fantasia clássica, esse aspecto de magia e religião pode desagradar.
Escrita Escrita detalhada, tanto a nível de personagem e trama. Muitos monólogos interiores. Os diálogos são profundos e muito bem escritos. Narrativa lenta. Mas eu digo que isso pra mim não foi um problema, mas pra algumas pessoas pode ser.

Nota Final: 5 em 5. Série sensacional! Um clássico mesmo!

8 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Lucy
    nov 28, 2011 @ 15:24:12

    É bom saber da sua avaliação, porque lerei essa série ano que vem, dentro da minha meta estabelecida para séries que comprei e não li. rsrs Eu acho que se a narrativa é mto arrastada, talvez eu demore um pouco mais pra ler, mas posso me surpreender também, porque às vezes mesmo sendo lenta, eu fico curiosa. hehehe

    Bjos bjos

    Responder

    • Melissa
      nov 28, 2011 @ 15:46:09

      É um livro de escrita arrastada porque fica esmiuçando tudo que os personagens sentem e pensam. Mas você vai ver como isso depois se torna mais fluido e essencial e você acaba se envolvendo. Mas vale dizer que é uma série AME OU ODEIE. Tem gente que não entra no clima e não gosta. Daí não adianta forçar.

      Responder

  2. Camila - Leitora Compulsiva
    nov 29, 2011 @ 19:26:33

    Oi Mel,
    Adorei essa sua tabela! rs…
    Gostei de você ter destacado contras que, mesmo que não tenha te incomodado, podem incomodar as pessoas, como a narrativa lenta!! Sou do tipo que não gosta de coisas muito detalhadas!! rs…
    beijos
    Camis

    Responder

    • Melissa
      nov 30, 2011 @ 01:54:33

      Camila,
      Eu tento sempre ser bem imparcial nas resenhas, sabe. Claro que minha opinião vai sempre ser posta lá, mas tento sempre mostrar que é a MINHA opinião e que outras pessoas podem gostar de características que eu não gostei em um livro ou não gostar de coisas que eu achei boas.

      Eu acho que resenhas devem sempre mostrar os pontos do livro e mostrar possibilidades pro futuro leitor. Acho que não tem nada pior do que começar a ler um livro e descobrir depois que “não era bem do jeito que eu pensava”.
      bjs

      Responder

  3. Liége
    dez 06, 2011 @ 16:23:53

    Eu também não me importo com narrativas lentas e foco em personagens, gosto muito disso! Faz tempo que li essa série e lembro que na época adorei, algumas coisas na história não me agradaram mas de maneira geral é uma história fascinante.

    Responder

    • Melissa
      dez 06, 2011 @ 19:08:36

      Liége, realmente é um prato cheio pra quem gosta de um bom desenvolvimento de personagem.Eu achei os livros tão intensos que nem liguei pra narrativa lenta.
      Quais partes não te agradaram, Liége?
      Volto a dizer que super recomendo essa série!!!

      Responder

  4. Liége
    dez 07, 2011 @ 19:30:28

    Aaah, sou meio bundona =D, ficava com muita dó da Morgana por causa do que acontecia com ela, principalmente a forma como ela teve o filho dela e com quem ela teve. Mas eu adorei a série, o “não me agrada” foi mais uma forma de dizer que fiquei agoniada do que outra coisa, hehehehe.

    Responder

    • Melissa
      dez 08, 2011 @ 00:24:24

      Ah entendi. Realmente, a Morgana só sofre o livro inteiro. Mas eu gosto muito dela, é uma personagem ótima!! Dá pra rir e chorar com a Morgana…

      Responder

Deixe um comentário

