Expectativas: Crônicas de Luz e Sombras Vol.1 – OLAM, de L.L. Wurlitzer

A série Crônicas de Luz e Sombras, que será lançada oficialmente no próximo dia 15 de dezembro, traz uma proposta extremamente interessante: um livro de fantasia no estilo mais clássico com criação de uma mitologia completa própria (próximo a O Senhor dos Anéis e A Batalha doApocalipse, por exemplo)! Mas isso, tendo como base a construção de um imaginário épico em cima da mitologia hebraica!

Só para dar uma esclarecida. O Senhor dos Anéis, por exemplo, tem como base a mitologia nórdica. Já o brasileiro A Batalha do Apocalispe vem com uma mistura cultura judaico-cristã com algumas referências orientais. Várias versões da lenda do rei Arthur têm a mitologia celta. Já vi mitologia grega, orientais e até mesmo indígenenas em livros de fantasia, mas um livro com base estritamente hebraica é a primeira vez. E achei bem interessante. Até porque não sei nada de mitologia hebraica, e nada como um livro de fantasia para conhecer, não?

Pelo que pesquisei, o livro parecer ser uma mistura de aventura, mistério e romance com aquela pitadinha de ficção histórica que só a literatura de fantasia clássica consegue nos dar (porque tem hora que parece que  tudo aquilo aconteceu, não?). Vai aí o trecho da orelha do livro, lembrando que vocês podem ler o prólogo e o primeiro capítulo no site oficial da série:

Em busca de vingança, o líder da mais poderosa classe de guerreiros de Olam, invade uma cidade proibida atrás da cortina de trevas e enfrenta uma terrível criatura. Sua atitude dá início a uma contagem regressiva para a guerra entre o império dos shedins e o reino de Olam. Enquanto nas cidades sombrias os shedins se preparam para a batalha, na principal cidade de Olam, a mais poderosa das pedras shoham, conhecida como “O Olho” está perdendo o seu poder deixando a cidade desguarnecida.

A salvação de Olam pode estar bem longe dali, na distante e atrasada Havilá onde um latash, um misterioso lapidador de pedras shoham conhece o segredo para reativar o Olho. Seu aprendiz, o jovem Ben, apelidado de “o guardião de livros”, ajuda o mestre a transferir o conteúdo dos livros-rolos para uma pedra armazenadora. O trabalho secreto é altamente perigoso, pois há inimigos que desejam roubar o segredo da lapidação capaz de fazer liberar o poder das pedras shoham.

Em uma madrugada, a casa em que eles viviam em Havilá foi incendiada e o mestre do jovem raptado. Mas antes de desaparecer, ele lhe deixou um recado numa pedra sentinela. O recado manda que o guardião de livros vá até Olamir, a principal cidade de Olam e procure por um homem chamado Thamam, para obter informações sobre um misterioso “caminho da iluminação”, que pode reascender o Olho.

Desesperado, e sem entender o que está acontecendo, Ben se lança numa perigosa viagem para Olamir carregando uma pedra shoham que pode ser o segredo para desvendar todos os mistérios do seu caminho. Desde o primeiro momento, percebe que há forças maiores em operação no mundo, e que está no meio de uma teia de enigmas, mistérios e traições; suas escolhas podem significar a salvação ou o fim de uma Era.

À medida que segue o caminho, ele descobrirá um mundo extraordinário, conhecerá cidades impressionantes e se dividirá pelo amor entre duas jovens, uma do passado e outra do presente. Em meio a batalhas épicas, duelos com guerreiros poderosos e combates com as mais terríveis criaturas de seu mundo ele desvendará a razão de estar no centro de todos esses acontecimentos, e isso lhe mostrará que nada era como ele imaginava.

E aí, o que acharam? OLAM é mais uma promessa da FantLit nacional, que está rompendo velhas barreiras e nos apresentando livros incríveis! Para mais informações, siga @olamcronicas.

Então, nas suas comprinhas de Natal, não deixem de fora esse volume que estará à venda no próximo dia 15!

Anúncios

10 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Camila - Leitora Compulsiva
    dez 12, 2011 @ 16:46:11

    Nossa, Mel! Eu nunca vi nada sobre mitologia hebraica!!
    O livro deve ser bem interessante!
    Vou esperar ansiosamente por uma resenha sua!!
    beijos
    Camis

    Responder

    • Melissa
      dez 13, 2011 @ 21:29:49

      Eu to achando esse livro bem promissor. Entrou pra minha lista pro ano que vem… (porque esse ano não dá mais não rs).

      Responder

  2. Vivi
    dez 13, 2011 @ 20:47:55

    O livro terá preço promocional de lançamento! Vou aproveitar e pegar o meu para as férias!!!

    Responder

  3. Liége
    dez 14, 2011 @ 16:11:32

    Parece interessante, eu tenho uma invejinha branca de quem consegue bolar mitologias profundas e complexas para seus mundos! =)

    \o/ literatura nacional!

    Responder

  4. Olam
    jan 24, 2012 @ 12:44:54

    Olá pessoal, só pra avisar que o livro também está disponível nas Livrarias Curitiba. Muita gente já leu, gostou e estão esperando o volume II que chega ainda este ano.
    http://www.livrariascuritiba.com.br/olam-aut-paranaense,product,LV298719,3391.aspx

    Responder

    • Melissa
      jan 25, 2012 @ 01:24:32

      Vale a pena comprar quem for aí de Curitiba! (E pra quem não é também, é só comprar online) Eu to lendo e gostando muito!

      Responder

  5. Olam
    jan 24, 2012 @ 12:45:15

    Olá galera, só pra avisar que o livro também está disponível nas Livrarias Curitiba. Muita gente já leu, gostou e estão esperando o volume II que chega ainda este ano.
    http://www.livrariascuritiba.com.br/olam-aut-paranaense,product,LV298719,3391.aspx

    Responder

  6. Trackback: Crônicas de Luz e Sombras Vol.1: Olam « Livros de Fantasia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: