Balanço Geral – A Sétima Torre

E nesse Balanço Geral Séries vamos dar uma olhada na série A Sétima Torre, de Garth Nix. A série tem ao todo seis volumes e pode ser classificada como adolescente (ou infanto-juvenil). Lembrando que o objetivo aqui é realmente pontuar os pontos altos e baixos e da série, não dar uma análise detalhada. Para isso, leia as resenhas individuais de cada volume da série clicando aqui.

Vamos ao Balanço Geral!!!

Prós Contras
Personagens Personagens interessantes e bem vivos com destaque para Mila, a garota do gelo. O livro apresenta uma informação bem resumida sobre os personagens.
Trama Muito criativa e interessante com reviravoltas bem montadas. A história criada prende a atenção e o leitor que fica querendo saber o que vai acontecer. A trama, apesar de criativa, não é bem desenvolvida. Muitos eventos parecem acontecer de repente e de um jeito brusco. Não há muitos detalhes. As soluções para os problemas parecem sempre fáceis demais.
Mundo criado Extremamente criativo e com diferentes “ambientes”. O melhor, no entanto, é a idéia de Aenir, uma espécie de mundos dos sonhos. Realmente interessante. Há poucas descrições, não há mapas e os detalhes são omitidos sempre.
Aspecto Fantasia A magia aqui é muito presente, uma vez que os Escolhidos do Castelo todos utilizam as Pedra-do-Sol, fonte de magia. Há um debate interessante a respeito de quem deveria ou não usar magia.O mundo de Aenir é extremamente interessante. Apesar de a magia estar sempre presente, ela é considerada um fator normal e cotidiano. O que poderia ser posivo, mas achei que o livro tratou isso de uma forma muito rápida e deixou “passar batido” muita coisa.
Escrita Escrita rápida e direta. Boa para quem gosta de leitura rápida. A ausência de detalhes muitas vezes fazem com que o leitor tenha a sensação de que as coisas saíram “do nada”. A falta de reação dos personagens nas situações mais complicadas também colabora para esse sentimento de estranhamento.

Nota Final: 3 em 5. Série boa, que tinha potencial na trama, mas falhou na execução.

Anúncios

6 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Camila - Leitora Compulsiva
    dez 28, 2011 @ 19:46:53

    Mel, adorei essa sua tabela!
    Dá para ter uma visão bem ampla da série e ajuda a decidir na hora de escolher ler ou não!
    Beijos
    Camis

    Responder

  2. Melissa
    dez 28, 2011 @ 20:55:16

    Camila, eu tenho mania de fazer tabelas com tudo. Aí decidi que seria bom usar essa compulsão com livros. hahahaha Quem bom que alguém acha útil.
    bjs

    Responder

  3. bruno
    jan 03, 2012 @ 15:40:04

    Gostei do balanço geral ‘–‘ comecei a ler ” a queda ” mas nunca terminei pq era na escola a uns 5 anos atras kk’ . Vou comprar todos .

    Responder

    • Melissa
      jan 04, 2012 @ 18:10:14

      Bruno, às vezes vale a pena dar uma nova chance à série. Que bom que o Balanço Geral te ajudou. A intenção é essa mesmo!

      Responder

  4. Renato Carlos
    jan 25, 2012 @ 04:37:51

    Gostei muito do modo que você abordou essa série.Na minha infância foi uma das séries que acompanhei e que me acompanhou.E algo que me deixou triste e um pouco frustrado como leitor foi a ausência de certas explicações e o fato de pouco aproveitar todo o potencial dos mundos,principalmente aenir.

    Responder

    • Melissa
      jan 25, 2012 @ 14:24:56

      Renato, que bom que você gostou. Eu também tive a impressão de que a série não explorou todo seu potencial e que as coisas ficaram mesmo corridas. E realmente, Aenir era muito legal!

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: