Top 5 Melhores Livros de 2011

Sabe aquele livro que você não dava muita coisa por ele mas que de repente te tirou o fôlego? Ou aquele livro que tinha um começo morninho mas que de uma hora pra outra te deixou sem dormir? Ou aquele livro que você levou pra viagem de feriado e até pro banheiro? Quais livros fizeram sua cabeça em 2011?

Pois é, pra mim foram esses:

5. A Seita dos Assassinos, Licia Troisi

Depois de Crônicas do Mundo Emerso eu achei que um novo livro no mesmo mundo imaginado ou cairia na mesmice eterna ou seria inferior ao volume anterior. Como fiquei feliz em estar errada! A nova saga da italiana Licia Troisi não só supera a anterior como mostra que ela está amadurecendo como escritora. E muito!

O que o me surpreendeu?

Foi a seita Guilda dos Assassinos. Sério. Os caras são maus, são doidos de pedra e me deixaram com medo. Eu entrei totalmente na trama da Dubhe e realmente consegui sentir os conflitos dela em relação a essa Guilda maldita.

Para saber mais sobre o livro, vocês podem ler a resenha que fiz dele aqui no blog e/ou entrar nesse fansite muito legal totalmente dedicado à série, o Mundo Emerso BR. Inclusive, eles estão com um projeto de abaixo assinado para a que a editora Rocco publique os livros ilustrados extra das séries, contendo comentários feitos pela própria autora e ilustrações oficiais das criaturas e geografia do Mundo Emerso. Vale a pena assinar, pessoal. É só clicar aqui.

Ah, e a Lícia Troisi é doutara em astrofísica. Pois é.

4. Beijo das Sombras, Richelle Mead

Tá, eu achava que o livro ia ser irritante. Sei lá, ultimamente são tantos livros sobre vampiros que fica difícil escolher um que seja bom. Mas esse me chamou a atenção, resolvi investir e gostei pra caramba. Virou meu guilty pleasure essa série. Gostei porque tem um approach legal aos vampiros e inseriu alguns elementos criativos que não ficaram assim, fora da lenda original. É um livro dinâmico e moderninho, mas isso não quer dizer que ele não seja bom.

O que mais me surpreendeu?

Bem, acho que foi mesmo a personagem principal. Tudo bem, a Rose pode ser chata às vezes, mas ela realmente faz as coisas acontecerem e não fica esperando alguém vir salvá-la. E eu gostei desse lance dos dampiros.

E tem resenha do livro aqui no blog! E tem um blog de fãs que parece ser interessante aqui.

3. A Guerra dos Tronos, G. R. R. Martin

Então, eu já sabia que esse livro ia ser muito bom, mas ele me surpreendeu demais quando li. Simplesmente porque eu não conseguia parar de ler! E é um livro enorme, difícil de segurar, mas mesmo assim lá estava eu lendo e lendo e lendo…

E vamos ser francos: Martin não tem medo de uma boa surpresa. Num momento você está super ligado a um personagem e no outro, adios amigo, ele já morreu.

O que mais se surpreendeu?

Acho que foi mesmo essa ousadia do Martin em mudar tudo o tempo todo. É um livro naturalmente dinâmico (cada capítulo tem o ponto de vista de um personagem diferente), mas que traz muitas e muitas surpresas a cada página. É um livro cruel (e em vários sentidos), mas é uma obra prima da fantasia. Sem sombra de dúvida. Um must read do gênero.

E é um livro adulto, hein galera? Não vamos esquecer disso.

Claro que fiz resenha aqui no blog (inclusive ela é o segundo post mais acessado aqui do Livros de Fantasia) e achei esse esses blogs bem interessantes: o Game of Thrones BR se dedica à série da HBO e o As Crônicas de Gelo e Fogo.com, que se dedica aos livros (mas tem coisas da série de TV também).

2. A Batalha do Apocalipse, Eduar Spohr

Okay, eu esperava um livro bom depois de todo o estardalhaço que fizeram ao redor desse título, mas não esperava um livro excelente. E foi justamente isso que encontrei.

Maravilhosamente imaginado e brilhantemente pesquisado, A Batalha do Apocalipse virou um clássico da literatura de fantasia mitológica brasileira. E sinceramente, espero que esse livro seja traduzido para se tornar um clássico mundial.

No início estranhei a narrativa enxuta e aparentemente com pouco enfoque nas emoções, mas depois que entendi o clima apocaliptico do livro, não tive mais do que reclamar. Foi incrível até o fim.

O que mais me surpreendeu?

Como o Eduardo conseguiu misturar mitologia judaico-cristã com Cavaleiros do Zodíaco e ficar legal. Juro que foi isso. XD

A resenha aqui do blog também entrou pra lista dos mais visitados. Mas não deixem de dar uma conferida no site oficial do livro.

1. Jogos Vorazes, Suzanne Collins

Esse livro dá vontade de falar um palavrão toda vez que falo dele. Não tem jeito. É um troço do outro mundo e de uma qualidade absurda. Melhor livro que li esse ano, sem dúvida alguma. É minha segunda série favorita ever.

Ficção científica de primeira classe, Jogos Vorazes me fez virar uma noite inteira lendo. Drama, ração, romance, suspense… esse livro tem de tudo!

O que mais me surpreendeu?

Tudo? O cenário, os personagens, a história… Simplesmente tudo! E vocês esperavam o quê do melhor livro que li esse ano? rs Gente, Katniss Everdeen é a melhor protagonista feminina de todos os tempos!

Claro que tem uma resenha aqui no blog e um site bem interessante com várias informações sobre os livros e o filme, o Jogos Vorazes BR.

E vocês? Quais foram os livros que entraram no Top5 dos melhores em 2011?

Não deixem de comentar e preparar a lista de livros pro ano que vem!!! 🙂

7 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Camila - Leitora Compulsiva
    dez 29, 2011 @ 12:06:17

    Oi Mel,
    Acho que eu não conseguiria fazer uma lista com os melhores livros que eu li esse ano!!! Eu leio coisa de tanto gênero diferente, que seria maldade ter que escolher!! hehehe Mas com certeza 2011 trouxe muita coisa boa!!!
    Beijos
    Camis

    Responder

    • Melissa
      dez 29, 2011 @ 16:43:24

      Camila, acho que consegui porque li livros que gostei DEMAIS. Mas você leu muitos livros esse ano, né? Você lê demais, menina. Fica até difícil escolher. hehehe
      E que 2012 traga muitas leituras boas!!!
      bjs

      Responder

  2. Karen Alvares
    dez 29, 2011 @ 14:11:41

    Mel, o que me deixou mais feliz com a sua lista (além de Jogos Vorazes primeiríssimo como não tinha como não ser) foi ter ali no segundo lugar um livro nacional! Agora eu quero ler também. Se você gostou, com certeza é uma ótima pedida!
    E eu preciso ler Guerra dos Tronos. Mas como ainda tenho outros na frente, tô tentando ganhar em promoção. Ou quem sabe se aparecer uma ofertona mucho louca eu não compre?! 🙂

    Responder

    • Melissa
      dez 29, 2011 @ 16:48:38

      Kakazinha, “A Batalha do Apocalipse” é um livro fantástico. Tem que entrar no clima, não é o tipo de leitura que a gente tá acostumada, mas assim que a gente entende a proposta do livro, não tem como não gostar e se envolver. Não deixa a desejar pra nenhum livro estrangeiro!

      “A Guerra dos Tronos” é muito bom. Inclusive, gostei muito mais dele do que a continuação, “Fúria dos Reis”. Mas vale a pena ler essa série, é muito boa mesmo. Eu ganhei todos os volumes, acredita? O primeiro numa promoção, o segundo de aniversário e agora o terceiro de Natal. 🙂

      Responder

  3. Liége
    dez 29, 2011 @ 16:33:53

    Nossa, eu não li nenhum desses (vergonha)… esse ano foi um ano de poucas leituras para mim, na verdade li bastante, mas li textos e textos para o mestrado, nada muito agradável, hehe. Guerra dos Tronos tá aqui na estante de casa, mas assisti a série e acabei não animando para ler, a história é excelente mas como você disse é bastante cruel. Nem meu marido animou pra ler (foi presente pra ele), acho que a gente anda precisando de coisas mais leves. Ando curiosa com Jogos Vorazes (só ouço falar maravilhas desse livro), mas parece bem forte também, acho que vou ficar com meus “Os Três Mosqueteiros” que ganhei da sogra de natal, eita como é bom ganhar livro.

    Responder

    • Melissa
      dez 29, 2011 @ 16:53:24

      Liège, ano que vem pra mim vai ser difícil ler, por conta do mestrado também. Não moleza. hahahaha Mas “Guerra dos Tronos” é bom ler quando a gente estiver no clima porque é bem cruel mesmo. Não é uma leitura tranquila. Apesar de que o primeiro volume é menos terrível que o segundo.

      Já quanto a “Jogos Vorazes”, é um livro forte, mas não é cruel. É uma leitura muito intensa, mas a vale a pena. Acho que dá pra pensar em muita coisa a partir dele.

      E “Três Mosqueteiros” é ótimo. Um clássico mesmo!

      Responder

  4. sergio vidal
    fev 19, 2012 @ 04:27:26

    game of trhones pra min é insanamente fantastico afinal é genero dele né…

    Responder

Deixe um comentário

