Meme: Isso ou Aquilo?

Já fazia um tempinho que não vinha com um Meme Literário por aqui, mas achei esse super interessante e resolvi postar. Peguei o Meme no blog Leitora Compulsiva, que pelo que eu entendi resolveu fazer o Meme na forma escrita e não na forma de vídeo original. Eu também decidi fazer escrito.

Ah, também não consegui achar a fonte de quem criou esse Meme. Então sorry, gente!

1. Audiobook ou livro?

Já ouvi alguns audiobooks e gosto bastante, mas confesso que prefiro livro mesmo. Eu gosto de ler, sou uma pessoa muito visual, então sempre apreendo mais as coisas se vejo as letras num papel (ou numa tela rs).

2. Capa dura ou capa mole?

Pra mim o que importa é se a capa é bem feita. Já vi muita capa dura descolando e capa mole rasgando por aí. Gosto de capas resistentes, sejam duras ou moles.

3. Ficção ou não-ficção?

Tenho o maior respeito por não-ficção (incluindo aí biografias, autobiografias, livros de ensaio, crítica e bla bla bla), inclusive leio muito, mas se eu tenho que escolher um favorito, com certeza seria ficção. Eu sou super fã da capacidade que os seres humanos têm de criar novas realidades usando apenas palavras.

4. Harry Potter ou Crepúsculo?

Precisa mesmo responder? hahahaha Bem, quem lê esse blog sabe que eu sou alucinada/doente com Harry Potter.

5. E-book ou livro?

Eu gosto de ler, não importa muito onde. Mas confesso que ler em tela brilhante (seja de computador ou de Ipad) é bastante desconfortável. Faço isso pra ler muitos textos da faculdade (porque a Nossa Senhora da Impressão não ajuda a carteira rs) e de vez em quando para ler livros mesmo (só quando não tenho acesso ao livro físico). Mas no futuro quero investir num Kindle (que é um leitor digital com tela fosca) porque acho que vale a pena. Aí com certeza passarei a ler mais e-books.

Ah, e aproveitando a questão, eu espero que as editoras baixem os preços dos livros digitais a fim de evitar a pirataria e o download ilegal de livros. Tomara que decadência da indústria da música e filmes sirva de exemplo e que isso não acontece com o mercado editorial.

6. Comprar ou pegar emprestado?

Depende. Se é um livro que eu sei que vou gostar, prefiro comprar. Já se é um livro que eu não tenho tanta certeza, prefiro pegar emprestado. Mas tem a situação também de um amigo emprestar um livro, ou de trocar livros com amigos, o que é sempre super prazeroso! Então depende muito da situação.

7. Livro único ou série?

Impossível responder. Depende da proposta do livro. Volume único é volume único e série é série. O que não gosto é quando o autor pega o que inicialmente seria um volume único e sai expandindo pra uma série, numa super forçação de barra.

8. Livraria física ou on-line?

On-line. Não só pelos preços mais baixos, mas porque é mais confortável. Posso levar o tempo que eu quiser escolhendo o livro, sem pressão de vendedores. Lojas físicas são legais pra passeios esporádicos.

9. Livro longo ou curto?

Então, depende da proposta do livro. O que me irrita são livros que poderiam ser curtos mas que o autor enrola pra fazer longos ou livros curtos que poderiam ter sido melhor explorados.

10. Drama ou ação?

Drama. Sempre. Nada como o bom e velho sofrimento humano. hahahaha

11. Prefere ler no seu canto ou tomando sol?

No  meu canto. Adoro sol, mas ler no sol dói nos olhos.

12. Chocolate quente, café ou chá?

Não sou muito fã de bebidas quentes. Normalmente não bebo nada lendo, pra evitar acidentes. Sim, eu sou desastrada.

13. Prefere ler a resenha ou decidir por si?

Gosto de ler resenhas, mas de sites/blogs confiáveis que sei que vão dar uma impressão séria e condizente do livro. Não tenho paciência com resenhas do tipo “Amei amei fulano é lindo e tudo de bom Gostosaaaaaaaaaaaõ” ou de gente que desgosta de livros só porque esse não teve o final que a pessoa queria. Atualmente acompanho sempre três lugares pra resenhas: o Por Essas Páginas, o Leitora Compulsiva e o DragonMount Books. Ah, e os links de blogs amigos ali do lado são confiáveis também.

Quem for blogueiro, sinta-se à vontade para compartilhar esse Meme seja na forma de vídeo ou escrita. Para os demais, não deixem de dar os seus comentários contando as suas preferências!

9 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Vania
    jan 29, 2012 @ 14:56:28

    Mel, confesso que a pergunta sobre Harry Potter ou Crepúsculo me deixou com vontade de fazer esse meme, porque affe né! Vamos ver se sai hehe.

    Sobre e-readers, eu tenho o Nook Color e ADORO! Você pode aumentar e diminuir o brilho da tela, e eu geralmente deixo as páginas em sépia (a não ser à noite, que coloco página escura) e fica muito mais fácil de ler! Mas eu tenho implicância com o Kindle, então né hehe

    Responder

  2. Juliana Pires
    jan 29, 2012 @ 15:41:56

    Consordo em muitas coisas com vc, prefiro comprar online tb por que dá pra escolher melhor e encontrar muitos descontos, Harry Potter tb é meu preferido, eu gosto de ler tomando alguma coisa, e se for uma bebida quente quando eu percebo já está frio. Só leio e-book quando a grana está curta, confesso que já passei um dia inteiro na frente do computador, mas incomoda. Tb gosto de acompanhar as resenhas em blogs de gente que tem bom gosto, como vc e no da Camila tb. Bjs

    Responder

    • Melissa
      jan 29, 2012 @ 18:03:00

      Ah Ju, que bom ver você por aqui também! Ah, e acabei de perceber que não tem o link do seu blog aqui, só no meu blog pessoal. Já vou colocar.bjs!

      Responder

  3. Karen Alvares
    jan 29, 2012 @ 16:14:31

    Adorei o memê, Mel. Muito interessante saber suas preferências. 😉
    Eu também quero um Kindle! 😦

    Responder

  4. Liége
    jan 29, 2012 @ 16:56:33

    Muito legal o meme, Melissa. Eu nunca gostei da ideia de ler no computador, mas acabei me acostumando tanto… a faculdade foi um grande fator (quem aguenta tirar tanto xerox?), e o fato de escrever meu livro no computador também, são horas na frente da tela, afinal. Como também faço trabalho de revisão de TCC e afins, não tive como não me acostumar, hoje até… “gosto” de ler no computador. Eu adoro ler resenhas também, mas concordo com tudo o que você falou sobre isso.

    P.S. Harry Potter forever. Por favor.

    Responder

    • Melissa
      jan 29, 2012 @ 18:10:06

      Pois é, Liége, eu também me acostumei a ler no computador por conta de faculdade e afins. Não reclamo se tiver que ler na tela, mas prefiro o papel. To doida pra comprar um e-reader e poder ler até textos acadêmicos numa tela mais confortável.

      Eu não entendo quais parâmetros as pessoas usam pra comparar Harry Potter e Crepúsculo. Não faz o menor sentido!

      Responder

  5. Camila - Leitora Compulsiva
    jan 30, 2012 @ 13:13:59

    Oi Mel,
    Adorei as suas respostas!!
    Poxa, espero que consigo comprar logo um kindle! Eu tenho um e-reader da Sony e uso muito para leitura de material técnico! No meu caso, tenho uma infinidade de leis instaladas nele! Bem melhor do que ficar carregando um vademecum na bolsa, já que ele pesa muuuito!! rs…
    Mas é lógico que leio literatura também! Tenho vários livros que baixei no Domínio Público!! Às vezes, quando vou viajar e não quero carregar muitos livros na mala, arrumo um e-book dos livros que quero levar e instalo no reader! Confesso que, nessas horas, os arquivos nem sempre são legais! Mas uso a desculpa de que pelo menos já comprei o livro físico e paguei os direitos autorais!! (Que coisa feia, né?! rs!!!)
    Ai Mel, fiquei vermelha quando vi que você tem o Leitora Compulsiva como um dos blogs que sempre acompanha! É sempre gostoso saber que as pessoas gostam daquilo que a gente escreve!! E pode ter certeza de que o carinho é recíproco: eu adoro o Livros de Fantasia!! Sei que estou em débito com algumas das resenhas, mas fiquei fora do ar nas férias e agora preciso me organizar!!
    beijos
    Camis

    Responder

    • Melissa
      jan 30, 2012 @ 14:20:03

      Camis,
      Pois é, um Kindle faz uma diferença básica, né? Se esses boatos de que a Amazon vem pro Brasil forem verdade, espero que eles tragam o Kindle com eles! Pois é, e-reader é ótimo pra ler livro teórico e técnico. Nem compara! Ficar andando com livro pesado na bolsa ninguém merece. No meu caso são os dicionários de inglês e os livros didáticos. Sem contar a grana alta que gasto com xerox na faculdade. Meu sonho seria ter tudo isso num e-reader!
      Ow, eu adoro o Leitora Compusilva. hahahaha Sério. Eu acho que você faz resenhas honestas, isso é muito importante. E que bom que você também gosta daqui! Sempre fico feliz quando você aparece!
      bjs

      Responder

Deixe um comentário

