Expectativas: Crônicas de Salicanda Vol.1 – Os Gêmeos

Saiu esse mês e ainda está fresquinho no forno (ou nas livrarias rs). Estou falando do primeiro volume da série Crônicas de Salicanda, Os Gêmeos, da escritora brasileiro-francesa Pauline Alphen. O livro promete nos trazer o melhor da fantasia numa trama que envolve mistério, aventura e romance num cenário pós-apocalíptico de tirar o fôlego.

 O livro me chamou a atenção porque

como você sabem eu adoro um mundo pós-apocalíptico, né? Ainda mais com elementos de fantasia. Além disso, a série parece fazer referência a vários livros e todo bom leitor adora ficar encontrando referências, né? Sem contar que fiquei curiosa por ser um livro francês (estamos tão acostumados a só ler o que vem importado em inglês) de uma autora que é meio brasileira. A Pauline Alphen, inclusive, tem livros escritos em português e ajudou na tradução desse volume!

Vai aí a sinopse:

Claris e Jad são irmãos gêmeos tão inversos quanto idênticos. Compartilham sentimentos e pensamentos, mas enquanto Jad tem um coração frágil e sofre de enxaquecas terríveis, condições que lhe impedem de passar muito tempo ao ar livre, Claris é uma garota cheia de vida, destemida, que sonha em viver grandes aventuras. Aventuras como as que lê na Torre dos Livros, onde seu melancólico pai vive enfurnado desde o sumiço da mulher; aventuras como aquelas que a mãe lia para ela; aventuras como as que Jad, com seus problemas de saúde, não pode experimentar.

Eles vivem em uma aldeia chamada Salicanda, em um castelo cravado num vale isolado por uma cadeia de montanhas e encharcado por uma chuva fina e incessante, com o pai, Eben; um preceptor, Blaise; e a ama, Chandra. A mãe, Sierra, desapareceu em uma noite de temporal, no dia em que os gêmeos completavam três anos, deixando a família despedaçada e muitas perguntas no ar.

Claris, que divide o tempo entre os livros, as aulas de esgrima e as cavalgadas na floresta, anda obcecada com a ideia de que as aventuras são sempre protagonizadas por meninos – o que ela acha extremamente irritante. Mas está enganada, pois vai viver uma aventura e tanto ao lado do irmão. À procura de respostas para os mistérios que envolvem o sumiço da mãe, a história de Salicanda e os dons sobrenaturais que parecem ter herdado de Sierra, os gêmeos vão ultrapassar as fronteiras do castelo onde vivem e também do seu mundo: aquele da infância dos dois, o de um passado que eles desconhecem.

A curiosidade mata…

E para as almas desesperadas por esse livro como eu, fica aí uma oportunidade: as primeiras cinco pessoas* que comentarem nesse post e acrescentarem a frase “Mal posso esperar para conhecer Salicanda!” ganham um livreto lindo com o primeiro capítulo do livro! E eu digo que só esse gostinho já vale muito a pena!

Esse post inaugura a parceria do Livros de Fantasia com a Companhia das Letras! E como vocês sabem, é a editora que publica a ilustríssima escritora de fantasia Cornelia Funke e também as aventuras desventuradas narradas por Lemony Snicket. Legal, né?

*Lembrando que é necessário ter um endereço de entrega no Brasil.

22 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Liége
    fev 15, 2012 @ 14:50:38

    AAAh, comentando, comentando!!! Parece mesmo muito interessante!!!

    “Mal posso esperar para conhecer Salicanda!”

    Responder

  2. Camila - Leitora Compulsiva
    fev 15, 2012 @ 16:01:13

    Oi Mel,
    Parabéns pela parceria.
    Recebi um livreto dessa história (e por isso não vou concorrer!) e achei interessante! Na hora achei estranho que ele fosse publicado pela Cia das Letras, mas agora que você falou, não é que eles tem vários livros de fantasia mesmo??! rs…
    Depois quero saber a sua avaliação dele!
    beijos
    Camis

    Responder

    • Melissa
      fev 15, 2012 @ 19:16:28

      Pois é, eles editam muitos livros de fantasia. E muitos livros bons. Eu to bem ansioa com essa história!
      Assim que terminar de ler sai a resenha.
      bjs

      Responder

  3. Lucy
    fev 15, 2012 @ 20:27:32

    Mal posso esperar para conhecer Salicanda!”

    Eu quero!!! \o/
    Mel, parabéns pela parceria! =D

    (se tiver sorteio do livro, eu com certeza vou participar! hahahah)

    Responder

  4. Thiago Amorim
    fev 15, 2012 @ 21:22:13

    Mal posso esperar para conhecer Salicanda!
    Ohhh, eu quero!!
    Parabéns pelo blog e por tudo!

    Responder

  5. Karen Alvares
    fev 17, 2012 @ 21:11:23

    Primeira coisa, MEL! Que lindo que vocês conseguiram parceria com a Companhia dos Livros. ISSO – É – SIMPLESMENTE – FANTÁSTICO! 😀 Tô super feliz aqui.

    Li o post de expectativa, e bem, você só conseguiu me deixar na expectativa mesmo, sua boba! =D Então, imagina que eu não ia postar aqui que…

    Mal posso esperar para conhecer Salicanda!

    hahahahahahaha 😀 Kakazinha, a garota promoção quer participar de uma promoção do blog fofo Livros de Fantasia. =)

    Pena que vocês só falam de livros de fantasia, senão eu já ia querer fazer parceria de autora com aquele-tal-livro-que-você-está-revisando-para-mim. Mas tudo bem, eu tenho aquele conto que você também leu, e bem, quando eu tiver novidades sobre a antologia, vou vir aqui pedir pra vocês divulgarem!

    Muito muito sucesso para o blog!!!!

    Responder

    • Melissa
      fev 17, 2012 @ 23:48:12

      Pois é, eu fiquei muito feliz – e surpresa! – com essa parceria. Afinal, o blog sempre fica de fora dessas coisas por ser muito específico.

      Mas aquele-tal-livro-que-eu-estou-revisando-para-você tem algum elemento sobrenatural? Porque se tiver, ele vem pra cá! hahahahaha Se não tiver, tem meu outro blog! 🙂

      Pois é, me fala da antologia! Eu coloco banner, faço coluna EXPECTATIVAS e tudo. O que precisar, estamos aí!

      Responder

      • Karen Alvares
        fev 18, 2012 @ 02:32:15

        Então, eu ainda não sei se posso falar da antologia… Vou mandar um e-mail pro editor perguntando. Ele me disse que tiraria minhas dúvidas no MSN, mas ele nunca tá on-line!
        Erm… eu acho que tem elemento sobrenatural sim. Bem, você lê e já avalia se tem hahaahahhaa =D

      • Karen Alvares
        fev 21, 2012 @ 16:45:35

        Mel, falei com o editor, e ele me deu aval para divulgar o máximo possível! Então te mandei um e-mail do projeto novos autores, com todas as informações que tenho no momento! Aiiiiiiiiiii obrigada!! 😀

      • Melissa
        fev 22, 2012 @ 01:18:55

        Yeah!!!! Pode deixar que vamos divulgar aqui sim!

  6. Juliana Pires
    fev 17, 2012 @ 21:42:45

    Ai, ai, não vou nem dizer que fiquei morrendo de curiosidade. Livros de fantasias, grandes aventuras são os livros que eu mais gosto. E esse parece ser na medida certa para me agradar em cheio.

    “Mal posso esperar para conhecer Salicanda!”

    Responder

  7. Melissa
    fev 17, 2012 @ 23:50:49

    Okay, então os ganhadores da promoção “Expectativas: Os Gêmeos” são:

    Liége, Lucy, Thiago Amorim, Karen Alvares e Juliana Pires!

    Parabéns, pessoal. Vocês vão receber em casa o livreto lindão da Companhia das Letras sobre esse livro que promete!

    Entro em contato com vocês por e-mail, okay? Então por favor, chequem se os e-mails cadastrados aqui são válidos.

    Responder

  8. katia
    fev 27, 2012 @ 12:25:20

    Puxa… eu gostei mto da historia desse livro, ela é mto envolvente com uma aventura que é ao mesmo tempo triste e feliz, sureal e real.. realmente mexeu com as minhas emoções me levando das risadas e as lagrimas entre uma pagina e outra, mas me decepcionei com o final… estamos em uma fase literaria que todos os livros de saga tem um final individual, mas sempre deixando um gostinho de quero mais para o proximo.. como Harry Potter e Crepusculo, ate mesmo a trilogia de Stieg Larsson.. mas esse acaba no auge do livro… e o proximo livro (pelas informações que estou pesquisando a dias) nao tem nem data prevista para publicação…
    Mas parabens a Cia das Letras e principalmente a Pauline.. Mas por favor se souber o titulo do proximo livro mesmo em francês me informe, para que eu possa acompanhar de perto essa historia.
    Obrigada.

    Responder

    • Melissa
      fev 27, 2012 @ 17:23:37

      Katia, a história é mesmo muito envolvente. Vou resenhar o livro aqui no blog nas próximas semanas e aí vou comentar essa questão do final.

      Foi um pouco difícil achar o nome do próximo livro, mas em francês é “Ailleurs”. Imagino que a Companhia das Letras deva traduzir o publicar. Vou procurar saber pra quando fizer o post do livro.

      Espero te ver sempre aqui! 🙂

      Responder

  9. Trackback: Crônicas de Salicanda Vol.1 – Os Gêmeos « Livros de Fantasia
  10. thaisdavila
    mar 04, 2012 @ 23:36:04

    Eu terminei de ler hj ja to louca pelo segundo, eu gostei do final deixou a pergunta se ela vai ou não pro castelo, se o Jad morre, eu acho que não, ele recém tava começando a viver, e a Sierra vai voltar, ele não pode simplesmente morrer, ele foi o que mais confiou que ela estava viva, acho que Chandra não deve morrer, agora que o Ugh tem uma família completa, pq ela não era influencia apenas pros gêmeos e sim para todos os habitantes do castelo bom vamos esperar o próximo né?

    Responder

    • Melissa
      mar 05, 2012 @ 00:00:17

      Thais, eu também fiquei com todas essas perguntas no final. Quer dizer, foi o clímax, né, e acabou! Também não quero que a Chandra morra e fiquei com a pulga atrás da orelha com essa coisa da Sierra. Que será que ela foi fazer naquele encontro e por que não voltou, hein? Aaaaaaaaaah, é de matar essa curiosidade!

      Responder

  11. vitoria
    abr 14, 2012 @ 22:53:02

    amei…mal posso esperar para conhecer salicanda!

    Responder

  12. Vania Diniz Mostert
    maio 13, 2012 @ 02:44:07

    Eu tive a sorte de ler os dois primeiros em francês, o livro 2 é pura aventura, tudo que faltou no 1 esta no 2, ailleurs é realmente fora….não da nem tempo de respirar, muda tudo, quase acabo de ler em um dia, espero que vocês possam ter logo, por aqui o 3 ja ta pra chegar até o meio do ano, beijocas

    Responder

  13. Cronicas de Salicand (@Salicanda)
    maio 27, 2012 @ 15:56:06

    Acho que dá pra ver pelo meu login né?
    Sou super fã desse livro, e estou morrendo de inveja da Vania, que diz já ter lido o segundo! Nossa, estou desesperada por traduções clandestinas e spoilers mas é muito difícil achar alguém que tenha lido e gostado dele. Estou tentando divulgar o livro e meu FC ao máximo, até iria fazer um sorteio mas não consegui o livro nas livrarias daqui, todas estão em falta…
    Realmente o livro é fantástico, no começo eu gostei mais do Jad, não que ainda não goste dele, mas a Claris me encantou a partir do momento em que ela fala sobre Ugh, que deve ser muito legal.
    Fiquei dias em Salicanda e não tive nem mesmo vontade de voltar!
    Eu consegui vários livretos da história e tenho um grande estoque aqui em casa, costumo dar esses livretos para muitas pessoas a quem divulgo meu FC e a história.
    xoxo,
    Luísa.

    Salicanda.tumblr.com
    @Salicanda

    Responder

    • Melissa
      maio 27, 2012 @ 16:12:46

      Poxa que legal essa sua divulgação, Luísa. Adorei. Não sei se você viu, mas tem uma resenha do livro aqui no blog e uma entrevista com a Pauline Alphen também. Dá uma olhada. 🙂

      Você já tentou comprar em alguma livraria online? Eu sei que no site da Companhia das Letras tem pra vender.

      bjs

      Responder

Deixe um comentário