Quero ler um livro de fantasia diferente! O que é que eu faço?

Um dos termos de busca que mais traz pessoas para este blog é a sugestão de livros. Muita gente manda e-mail ou posta na sessão Sugestão de Leitura aqui do blog pedindo desesperadamente ideias de bons livros de fantasia para ler. A maioria dos comentários é quase sempre parecido: li Harry Potter e/ou O Senhor dos Aneis, foi incrível, quero livros parecidos com esses pra ler etc, etc. Como essa essa é uma questão recorrente, decidi fazer um post aqui no blog sobre o assunto, aproveitando aí o feriadão em que muita gente vai ter tempo pra ler.

Então pessoas, a primeira coisa é que existe sim vida de livro de fantasia pós-Harry Potter e O Senhor dos Aneis. Não se aflijam, o que não falta por aí são bons livros.

São tantos livros no mundo, por onde começar?

Como faço pra encontrar algo diferente e bom pra ler?

Em primeiro lugar, é bom decidir que tipo de fantasia você quer ler. Sim, existem vários tipos de fantasia, mas geralmente nós podemos dividir o gênero em duas grandes categorias: Alta Fantasia e Baixa Fantasia (existem outros subgêneros, mas vamos deixar esses detalhes pra outro post).

Na Alta Fantasia um mundo completamente diferente é criado. É o caso de O Senhor dos Aneis, por exemplo. Existem regras desse mundo a serem obedecidas e a fantasia é o ponto de partida principal para a discussão desse mundo.

Já na Baixa Fantasia as coisas acontecem no nosso mundo mesmo. Ou seja, elementos de fantasia aparecem no nosso cotidiano e às vezes ficamos em dúvida se aquilo é real ou não. O foco principal desse tipo de fantasia não é tanto a fantasia e como ela funciona, mas sim como os personagens reagem a ela.

Para descobrir se um livro é de uma categoria ou de outra, basta ler a contra-capa. Está indo pra outro mundo? Alta Fantasia. Estamos aqui mesmo na terra e coisas estranhas acontecem com o personagem principal sem que ele vá pra outro mundo? Baixa Fantasia.

Claro que algumas vezes as duas categorias se confundem um poquinho, então devemos levá-las em conta só como um guia, não como algo a ser seguido ao pé da letra.

Mas eu não sei muito bem o que eu quero!

Calma. Não entre em pânico. Use a internet pra te ajudar, dê uma olhada em blogs confiáveis ou mesmo na Wikipedia. Se mesmo assim você se sente perdido e confuso, procure algo mais específico. O blog DragonMountBooks publicou um link muito legal para sugerir que tipo de livro você está procurando e boas sugestões. Clique aqui pra dar uma olhada. O link está em inglês, mas vale a pena conferir.

Outra coisa importante pra se ter em mente é: não fique preso a livros estrangeiros! Livrarias nos bombardeam com livros importados e nos esquecemos que aqui mesmo no Brasil temos pessoas escrevendo fantasia de qualidade. Livros nacionais costumam ser mais baratos. A maioria deles você pode comprar pela internet mesmo, até direto com o autor, o que normalmente baixa bastante o custo. Não estou dizendo que deveríamos parar de ler livros estrangeiros (até porque leio montes deles!), só que não podemos nos limitar somente a isso. É uma boa pedida!

Como faço para encontrar um bom livro nacional de fantasia pra ler?

Livros nacionais normalmente requerem uma boa dose de garimpo, ou seja, você vai ter que fuçar em alguns blogs na internet. Mas se você não estiver com tempo pra isso, dê uma olhada no projeto Os Novos Livros de Fantasia aqui do blog! Temos vários livros cadastrados com resumos curtos que indicam na hora que tipo de livro você vai encontrar e como adquirí-lo (alguns estão até mesmo disponíveis em versão online ou digital, então você pode começar a ler imediatamente!)

Para acessar o projeto, basta clicar em Os Novos Livros no menu do blog e escolher se você deseja livros da categoria ADOLESCENTE, JOVEM ADULTO ou ADULTO.

 Temos livros de alta e baixa fantasia, romance sobrenatural, fantasia clássica ou medieval, mundo parelelo, livros de fantasia com influência de mangá e anime, um pouquinho de tudo! Confira nossa lista! Com certeza você vai encontrar um livro que te agrade!

Quero ler livros parecidos com os que eu já li.

Bem, eu sou a favor de que arriscar coisas diferentes é sempre bom, mas se você quer ficar na sua zona de segurança, tenho duas ideias: 1) leia os livros que influenciaram o livro que você gosta. Você fica sabendo disso em blogs literários ou mesmo na Wikipedia. 2) procure nas tags de blog temas abordados em livros. Por exemplo, se você gosta de vampiros, clique na tag correspondente e veja outros títulos relacionados a vampiros.

Quero ler uma coisa radicalmente diferente de tudo que eu já li na vida!

Legal! Mas lembre-se que nada é totalmente original nessa vida, então tenha isso em mente pra não ficar decepcionado depois. Mais uma vez sugiro que você procure na tag de blogs, no projeto de livros nacionais aqui do blog  e arrisque nomes que estão um pouquinho fora da lista que a maioria das pessoas costuma ler. Vá pra Wikipedia e procure algo totalmente fora do que você costuma ler!

Além disso, o blog Grifo Nosso tem uma coluna fixa de lançamentos relacionados a fantasia/sobrenatural. É ótimo pra quem quer se manter atualizado ou arriscar novas leituras.

São essas as dicas que tenho pra dar. Espero que vocês a achem úteis. E se alguém tiver mais alguma boa dica, não se esqueçam de deixá-la registrada nos comentários!

18 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Juliana Pires
    abr 05, 2012 @ 16:15:46

    Mel eu adoro esses posts que você faz para esclarecer nossas duvidas. Eu estou a procura de novos livros de fantasia, mas quero uma aventura mesmo, parece que todo livro que eu leio se resume a um romance sobrenatural, teve um que eu me obriguei a terminar de ler, por uma questão de honra e por que eu já tinha negociado ele no skoob e tinha que enviar, a única coisa que valeu a pena foi que eu troquei ele pela Guerra dos Tronos.
    Uma série que eu quero ler é Mundo Emerso, que parece se muito boa.
    A Batalha do Apocalipse é um dos livros que eu mais gosto entre todos que já li, foi uma surpresa para mim quando descobri que era de um autor brasileiro. Eu confesso que antes eu meio que achava que literatura boa vinha só lá de fora, haha que engano. Agora quero muito ler Filhos do Éden. Tem um outro que eu li muito bom também que é Anjo A face do Mal, que tem um protagonista bem inusitado.

    Beijos

    Responder

    • Melissa
      abr 05, 2012 @ 23:01:25

      Ju, que bom que o post foi útil!

      Eu não tenho nada contra romance sobrenatural (inclusive gosto de alguns livros) mas essa repetição dos mesmos temas está cansando. Como você disse, tem livro que a gente lê empurrado. Aí você sabe que é hora de buscar uma coisa diferente! Uma vez eu comentei no blog da Camila que se a gente lê demais um gênero, acaba chegando numa fase de saturação. Daí é melhor parar um pouco.

      A Batalha do Apocalipse é foda demais! Tem dias eu fico me mordendo pra não reler… (é que to sem tempo ultimamente). E tem livros ótimos brasileiros! Que bom que você mudou de ideia!

      bjs

      Responder

  2. Jacó
    abr 05, 2012 @ 17:40:02

    Livros de fantasia nacional “obrigatórios”:

    – A trilogia “Dragões de Éter”, do Raphael Draccon.
    – “Filhos de Galagah”, “O Senhor das Sombras” e “Enelock”, do Leandro Reis.
    – “Caçadores de apóstolos” e “O Deus-Máquina”, do Leonel Caldela.
    – “Kymaera”, da Helena Gomes.

    São, na minha humilde opinião, o que de melhor existe em nossa fantasia nacional.

    Responder

    • Melissa
      abr 05, 2012 @ 23:02:24

      Jacó, boas sugestões. Só conheço a trilogia do Draccon (que não faz minha cabeça de jeito nenhum, por sinal), mas vou dar uma olhada nesses outros títulos. 🙂

      Valeu pelas sugestões!

      Responder

  3. Liége
    abr 05, 2012 @ 18:15:26

    Isso mesmo, leiam os livros do Projeto Novos Livros… leiam… leiam (hipnotizando)…

    Hahaha, brincadeiras à parte, eu também adorei esse post. Não sabia de todas essas diferenciações até conhecer o seu blog, Melissa, o que muito me envergonha como estudante de Letras. Mas aqui no nosso curso a gente teve muito problema com falta de professores de literatura e ninguém nunca falava sobre livros de fantasia, hehehe. Enfim.

    Falando em dificuldades para achar livros, eu gosto muito de livros de fantasia e também adoro um bom romance. Por incrível que pareça, é difícil de achar uma mistura entre os dois. Geralmente livros de fantasia tem um romance aqui, outro acolá, mas o foco não está nisso. E não precisa estar, claro, mas confesso que eu sinto falta de um pouco mais. Agora, eu também não tenho muita paciência para os romances sobrenaturais. Daí já é foco demais no romance, com aquelas descrições de beleza mirabolante e amores-eternos-instantâneos, sei lá. Fica um pouco artificial para mim. E confesso que, quando o romance é forçado, é melhor nem ter! Deixa a história em paz sem um romance destrambelhado!

    Daí que quando fui escrever tentei fazer isso, hehehe… misturei as coisas de uma forma que eu achava legal. Eu confesso que muitas vezes sinto falta de livros mais leves, “aventurescos”, românticos (cof-sessão da tarde-cof)… que estejam fora do sobrenatural. Por isso eu acabo lendo muito mangá e vendo anime, é mais fácil achar essa mistureba neles =D.

    Responder

    • Melissa
      abr 05, 2012 @ 23:08:16

      Liége,

      Mesmo com profesores de literatura é praticamente impossível encontrar uma faculdade de Letras que fale sobre esse assunto. O que eu sei é de ler por minha conta mesmo. Aí eu gosto de passar as coisas pra frente, sempre que posso, vai saber quando a gente não ajuda alguém, né?

      Eu concordo com você: uma boa história de fantasia (dessas mais leves) com romance é uma raridade! Até tem alguns livros, mas a maioria deles pega demais pro lado brega ou vai mesmo de encontro pro romance sobrenatural. E romance forçado ninguém merece! Pra isso já existe a novela das 9!

      Eu não conheço quase nada de mangá e anime (anima escrever um post especial pra gente sobre algum de fantasia que você acha legal?) pra minha eterna vergonha.

      bjs

      Responder

      • Liége
        abr 05, 2012 @ 23:24:37

        Depois eu até pensei que você devia ter lido por conta mesmo, Melissa! Não é comum mesmo nas faculdades. Eu que devia ter ido atrás também, né? Preguiçosa! =D.

        Aliás, eu só queria falar que essa minha opinião sobre os romances sobrenaturais veio daqueles poucos que eu li. Imagino que devam existir os que são diferentes, então desculpe pela minha “impressão parcial”.

        Um dia faço um post sobre animes e mangás legais! Um dos mais clássicos de fantasia e que tem elementos Tolkienianos é o Record of Lodoss War, é bem bacana. Mas os meus favoritos são Rurouni Kenshin (Samurai X) e Inuyasha – esse último com bastante fantasia envolvendo a mitologia japonesa.

  4. Camila - Leitora Compulsiva
    abr 05, 2012 @ 19:25:25

    Caramba!!
    Que “aula” de como encontrar um bom livro!
    Acho que serve para todo tipo de leitura algumas das dicas!
    beijos
    Camis

    Responder

  5. Karen Alvares
    abr 05, 2012 @ 22:03:07

    Mel, ótimo guia esse que você preparou! Adorei! Post muito muito útil. E serve para qualquer tipo de leitura, não apenas fantasia. Demais!

    Responder

  6. Lucy (@lucy_skycats)
    abr 06, 2012 @ 17:09:03

    Mel, um livro de fantasia nacional que eu recomendo é Crônicas dos Senhores de Castelo, de G Brasman e G Norris. Com certeza teve inspiração em Star wars e outros universos geek. Eu acho que vc ia gostar. rs

    Responder

  7. markwheav
    abr 07, 2012 @ 17:25:18

    Melissa, você falou uma coisa muito legal: as livrarias estão entulhadas de lançamentos estrangeiros, com uma mega-propaganda de livros que eles mesmos nem sabem bem do que se trata, e tem livros EXCELENTES (tanto nacionais quanto estrangeiros) que ficam totalmente escondidos em prateleiras obscuras. Acabei de ler (e adorei) a Maldição da Pedra, da Cornelia Funke, e só fiquei sabendo da existencia desse livro por uma resenha do NUPE. Outra coleção muito legal é a “Imaginarios”, coletaneas de contos de fantasia com autores nacionais pela editora Draco (já sairam 4 volumes) que eu nunca vi em livraria nenhuma, só pela internet. A própria serie Discworld, do Terry Pratchett que é uma das coisas mais divertidas que eu já li, só teve projeção em livrarias nos primeiros dois ou três volumes: os outros volumes (a Conrad lançou 12) fui catando pingado em lojas de quadrinhos ou pela internet mesmo. Ser fã de fantasia ou Ficção Cientifica no Brasil não é fácil não… 🙂

    Responder

    • Melissa
      abr 07, 2012 @ 17:40:47

      Mark, realmente, a gente tem que garimpar muito em blogs internet afora pra encontrar alguma coisa. E sim, esse livro da Cornelia Funke é demais, inclusive vai ter resenha dele aqui no blog muito em breve!

      O negócio é mesmo ter paciência e buscar referências confiáveis. Até porque em muitas livrarias os livros não estão organizados e já vi muito livro em pratileira inadequada.

      Responder

  8. Rodrigo
    abr 09, 2012 @ 22:48:19

    Melissa, fiquei confuso. Harry Potter é Baixa ou Alta fantasia? Não existe algo do tipo Media Fantasia?

    Responder

    • Melissa
      abr 10, 2012 @ 02:16:04

      Oi Rodrigo! Harry Potter é Alta Fantasia porque cria um mundo inteiramente novo (apesar de ele ser um tanto baseado no nosso mundo) e na série há um grande foco nesse mundo e em suas regras.

      Olha, até hoje não vi esse termo não. Mas alguns críticos dizem que obras como “Crônicas de Gelo e Fogo’ estão de certa forma “desconstruindo” a Alta Fantasia, porque apesar de ser um mundo inteiramente novo, o que mais importa são os conflitos mais “comuns” e não a fantasia em si. Quem sabe inventam um termo novo, né?

      Responder

  9. Liége
    abr 19, 2012 @ 14:58:30

    Melissa, falando em mangá de fantasia, dá uma passadinha lá no meu blog – estou sorteando um mangá de fantasia super clássico, o Lodoss – A Dama de Pharis. É uma série de dois volumes fechada bem bacana, ótimo para quem quer conhecer alguma coisa sem ter que comprar uma série imensa… E de quebra vocês ainda me ajudam a escolher o subtítulo do livro 2 do Enigma da Lua, hehehe =D

    Responder

Deixe um comentário

