Outras Mídias: Game of Thrones – Primeira Temporada

Título: Game of Thrones
Título Original: Game of Thrones
Criação: David Benioff e D.B. Weiss
País de Origem: Estados Unidos
Ano: 2011
Duração: 10 episódios de uma média de 55 minutos cada

A adaptação super bem sucedida da HBO para a série Crônicas de Gelo e Fogo de G.R.R. Martin arranca elogios e comentários esbaforidos aonde quer que seja mencionada. Muito bem aceita pelo público e pela crítica em geral (levando inclusive estatuetas do Emmy e do Globo de Ouro), a série esbanja em super produção e com um elenco britânico excelente. No entanto, parece que existe uma super empolgação em relação à série, que, pra mim, não passa de boa. Não me tira do chão.

Momento sinceridade: só continuo assitindo à série porque gosto bastante dos livros. Pronto. Verdade. E imagino que a maioria das pessoas seja assim também. Digo isso porque não acho que Game of Thrones (e por que raios a HBO não traduziu o título da série aqui no Brasil, hein?) é espetacular e incrível. Pelo contrário, acho que eles perderam a chance de fazer uma série espetacular e incrível numa história que já estava praticamente dada.

P.S: essa é uma série definitivamente adulta. Censura 18 anos.

Sean Bean interpreta Ned Stark

A Guerra dos Tronos é um livro com muita informação. Óbvio. O troço é um tomo de 600 páginas. Então a adaptação pra TV é mesmo a mais acertada afinal de contas (duvido que um filme conseguiria contar tudo aquilo sem sofrer horrores nas mãos dos fãs fanáticos do Martin). O próprio Martin (que é roteirista) participou da produção da série, o que prova que nem sempre ter o autor por perto é uma boa coisa.

Para quem não leu os livros, imagino que a série deve ser quase impossível de acompanhar. Isso porque são muitos nomes, muitos lugares, muito background histórico e nenhuma legendazinha sequer (sabe aquela coisa tipo “A Muralha” escrita na tela quando muda de cenário?). Se no livro o leitor demora a aprender tudo, que dirá num episódio de 50 minutos.

Peter Dinklage ganhou um Emmy e um Globo de Ouro por seu papel como Tyrion Lannister

Não gosto do estilo de direção também. Acho que os diretores não escolheram bem cenas de impacto dramático. A maioria delas ficou sem graça (exemplo é a cena em que Ned Stark e Jamie Lannister lutam. Cadê o drama e clima ooooooooh Jaime seu &*¨&&*&¨e Ned, seu burro!) e sem muito apelo emocional. Não arrancou emoção e nem fez com que algum personagem ficasse especialmente marcante.

O exagero nas cenas de sexo e violência também não ajudou. Okay, esse é o estilo de série da HBO, mas poxa, por que dar mais atenção ao sexo e à luta do que aos personagens? São tantas cenas incríveis, com atores fenomenais atuando, totalmente desperdiçadas!

Ned Stark X Jaime Lannister: A cena mais patética da série. Tensão, cadê você?

Os atores, inclusive, são o ponto alto da série. Além do aclamadíssimo Peter Dinklage como Tyrion, temos também Sean Bean (que foi Boromir, na adaptação do Peter Jackson para O Senhor dos Aneis) como Ned Stark e a super expressiva Michelle Fairley como Catelyn Stark (eu gostei bastante da interpretação dela). Mas mesmo os atores secundários são muito bons, não teve ninguém que eu achasse fraco. Então eu repito: por que não aproveitar todo o potencial desses atores?

Sei que tem gente lendo isso e tendo uma síncope nervosa gritando e esperneando que essa é a melhor série de TV do universo, mas quero frisar que não acho a série ruim, acho boa, só não acho espetacular como todo mundo diz. Não me moveu nem um décimo. E olha que eu sou a pessoa que mais se envolve facilmente com histórias no mundo!

Daenerys, porque eu adoro a Daenerys!

Não estou dizendo para não assistirem, pelo contrário, assistam e tirem suas próprias conclusões. Os atores são muito bons e a produção também. No episódio 10 as coisas melhoram um pouco em matéria de direção, o que até me deu uma esperança de que a segunda temporada melhore.

 A HBO já assinou contrato para mais duas temporadas e atualmente está transmitindo a segunda.


14 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Juliana Pires
    abr 26, 2012 @ 12:46:03

    Como eu ainda não li o livro eu não quis assistir a série, sei que a HBO é boa em adaptação, com séries bem aclamadas pela mídia e pelo publico.
    Então eu não posso dizer se é boa ou não, porém confio em tua palavra e sei muito bem que as séries da HBO sempre pencam para o lado da sacanagem.
    Imagino que não deva ser ruim, mas essa coisa de adaptação sempre me deixa frustrada, acho que sempre tem gente que fica, por que nunca agrada todo mundo.

    Bjs

    Responder

    • Melissa
      abr 26, 2012 @ 14:32:56

      Ju, tem adaptações que eu gosto muito (vide Senhor dos Aneis, Jogos Vorazes e Desventuras em Série), mas essa não curti muito não. Achei boa, mas nada espetacular como o povo diz. Às vezes eu tenho a impressão que só porque a série tem sexo e violência explícitas as pessoas acham que ela automaticamente é uma série “séria” e excelente. Não é bem assim não. Achei que faltou uma direção boa pra focar nos dramas pessoas que são, inclusive, o foco do livro. Ou alguém acha que o fato da história ser contada cada capítulo do ponto de vista de um personagem é uma decisão totalmente aleatória?

      bjs!

      Responder

      • Liége
        abr 26, 2012 @ 17:39:02

        Nossa, concordo com toda a sua resenha e com esse seu comentário, Melissa. As pessoas andam muito empolgadas com essa série e ficam “pregando” como se fosse excelente só por causa da violência explícita e do sexo. O que na realidade me desagrada, principalmente quando é gratuito (como a cena do mindinho falando com as duas prostitutas “encenando” para ele… achei muito desnecessária).

        Os atores são ótimos, algumas histórias realmente me seguraram à série, mas de fato era uma confusão de nomes no começo! Ficava perdida e por vezes não entendia tudo o que estava acontecendo. Até quis partir para o livro depois exatamente para entender tudo direito, mas ainda não fiz isso por falta de ânimo para ler uma história mais “cruel”, e que de certa forma não faz tanto o meu estilo. Eu até desanimei para assistir a segundo temporada.

        A série é boa sim, mas acredito que exista uma certa “moda” em cima. Digo isso porque para todo canto que viro, é gente assistindo e elogiando, até mesmo quem não curte esse estilo de história. A mesma coisa aconteceu com o Senhor dos Anéis na época dos filmes, na verdade =D.

      • Melissa
        abr 27, 2012 @ 17:24:59

        Essa cena das mulheres e do Mindinho foi muito sem noção. Isso porque era uma parte importante em termos de narrativa, porque falava da relação Mindinho/Catelyn e no futuro vai ser importante, mas quem conseguia prestar atenção em alguma coisa com duas mulheres transando ao fundo????????? Eu achei essa cena muito fora de propósito, viu.

        Eu acho que essa série está na pura moda. E eu sinceramente não acho que só porque algo é extremamente violento ou contém muito sexo significa que é bom. Significa simplesmente que tem muita violência e sexo. Só. É muito hype em cima de uma série só, viu…

  2. Camila - Leitora Compulsiva
    abr 26, 2012 @ 20:17:24

    Oi Mel,
    Estou na mesma situação da Juliana – se não li os livros, não vou ver a série!! hehehehe E como também não vou ler os livros tão cedo, acho que a série vai acabar esquecida! hehehehe
    beijos
    Camis

    Responder

    • Melissa
      abr 27, 2012 @ 17:20:25

      Ah Camis, eu acho que os livros valem mais a pena. Mas é um longo investimento, viu? Porque são tomos gigaaaaaaaaaaaantes.
      bj

      Responder

  3. Rodrigo
    abr 26, 2012 @ 23:35:36

    Ah, eu não li os livros, mas vi a série e gostei bastante. Não é a melhor de todas, mas eu acho que foi a melhor de 2011. Talvez seja porque quem a série comparada com os livros seja uma droga. Então, eu acho que quem já leu, não irá gostar muito da série não.

    Responder

  4. Rogerio Basile
    abr 27, 2012 @ 11:46:14

    Poxa, concordo totalmente com você! Tá na moda esa coisa da violência ultra-realista e sexo full-time pra vender a série. É só pegar os Tudor, Gladiadores, os Borgia… o roteiro fica diluido ali pelo meio. E olha que na Crônicas do Fogo e Gelo o que não falatava eram opções pra se trabalhar! A série não é ruim, mas podia ser bem melhor.

    Responder

    • Melissa
      abr 27, 2012 @ 17:16:01

      Rogerio, realmente, o roteiro some em meio a essas cenas. Estou longe de ser puritana, acho que ter cenas de sexo numa série adulta é até natural, o problema é o destaque que é dado a isso. E sinceramente, a maioria das cenas não tem importância narrativa.

      Responder

  5. Bia
    maio 13, 2012 @ 14:23:16

    Quando assisti a 1º temporada, eu nao conhecia a série, nao tinha lido os livros assisti porque tava muito falada e a HBO tava passando em HD. Assiti aquele esquema 1 episodeo por semana sendo os dez episodeos já estavam disponiveis na internet. Eu me segurava para nao baixar tudo xD pq simplesmente amei, fiquei sem folego com os episodeos finais que passaram em maratona na HBO.

    Eu achei a série linda, muito bem feita mesmo com as cenas de sexo e violência quando eu assistia sem conhecer os livros pensava ” são homens medievais, fazem sexo, são violentos”. Eu concordo que as cenas de sexo são muitas (depois que eu li os livros 2,3 e 4), mas eu vejo dentro do contexto da série por mais que nao estejam de fato escritas (assim como a série True Blood que tem muitas cenas de sexo, mas são vampiros faz sentido sabe? apesar de ser exagerado).
    Eu sinceramente adoro as séries da HBO (tanto True Blood como Game of Thrones). Tem personagens que me cativam mais na série da tv do que no livro como a Dany, a Lady Stark, o Robb Stark, o Bran (o menino que faz o Bran é a coisa mais fofa)

    Eu to no meio da massa apaixonada pela série e que acha ela “isso tudo” =D mesmo agora que a segunda temporada é um misto de segue e ao mesmo tempo não segue o livro 2.

    Responder

  6. Trackback: Top 5 Mães da Fantasia « Livros de Fantasia
  7. Rodrigo
    jun 28, 2012 @ 23:00:40

    Mas é bom ter essas cenas de nudez, porque assim, durante o programa, eu posso me masturbar, e não fica chato hehehe =D =D

    Responder

Deixe um comentário

