Os Olhos do Dragão

Os Olhos do Dragão, de Stephen KingTítulo: Os Olhos do Dragão
Título original: The Eyes of the Dragon
Autor: Stephen King
Ano de publicação: 2002 (edição original de 1987)
País de origem: Estados Unidos
Tradução: João Guilherme Linke
Editora: Objetiva – 282 páginas

Começando com o clássico “Era uma vez”, Stephen King nos leva para o reino de Delain e conhecemos o rei Rolando, o Bom, com seus mais de 70 anos, seus filhos Pedro e Tomás e o sinistro mago da corte, Flagg. Uma história com ar de conto de fadas que deixa o leitor preso em cada página. Afinal, por que é que Flagg deseja tanto que Tomás seja o próximo rei ao invés de Pedro, o filho mais velho?

Esse é com certeza um dos meus livros favoritos do King e um dos meus livros favoritos em geral. Mas é preciso dizer que é uma história atípica em termos de Stephen King. Então se você é um daqueles que sempre ficou receoso em ler um dos livros do Tio Steve porque eles costumam ser assustadores, sangrentos e nojentos, é hora de rever seus conceitos. E se você é um super fã do escritor do Maine justamente porque ele sempre escreve histórias assustadoras, sangrentas e nojentas, é hora de rever seus coneitos também. Os Olhos do Dragão é uma fantasia de aventura, suspense e coragem com uma dose mínima de cenas assustadoras.

King diz ter criado o livro para a filha Naomi, que nunca gostou muito do clima de terror e horror dos livros do pai. Numa noite em casa ele começou essa história para a filha, que gostou, e então foi um passo para transportá-la para o papel. O livro conquistou tanto fãs tradicionais do autor quanto novos. É uma história que pode ser lida por adolescentes, jovens e adultos com certeza.

O mais fascinante nessa história é justamente o quanto ela é simples. Existe uma conspiração para matar o rei, existe o mago malvado e existe o herdeiro ao trono injustiçado. É realmente incrível como todos os detalhes são ordenados de uma forma descompromissada para que no final tenham uma importância arrebatadora. Os personagens também são muito bem desenvolvidos e apesar de Pedro fazer as vezes de príncipe bonzinho, ele não fica chato nem inconveniente. Pelo contrário, passamos a gostar cada vez mais dele com o passar da história.

Flagg, obviamente, é um excelente vilão. Tão bom que o vemos em outros livros do King como A Dança da Morte e a aclamada série A Torre Negra. E ainda temos Ben, Naomi e Denis, personagens secundários que roubam a cena na maior parte das vezes.

O narrador do livro (e os personagens) têm um senso de humor bem característico e apesar de grandes ações serem reveladas do nada (por exemplo, o narrador está falando de um personagem e de repente revela que ele morre no próximo capítulo) isso não rouba em nada a atenção do leitor que fica cada vez mais preso ao livro tentando entender como as vão acontecer agora que já sabemos o que vai acontecer.

Um livro único e uma experiência de fábula fantástica (nos dois sentidos), Os Olhos do Dragão é um livro mais que recomendado não só para quem é fã de Stephen King, mas para quem é fã de fantasia em geral. Com certeza uma experiência de leitura que vale a pena!

Ah, e antes que alguém pergunte, é um volume único sim. Então é bom para quem quiser escapar de séries intermináveis…

Anúncios

6 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Eleonor Hertzog
    jun 09, 2012 @ 19:53:19

    Li teu comentário e fui procurar o livro. Atrás, na capa, tem um comentário do Washington Post Book World que diz que “é simplesmente impossível parar de virar as páginas”. Assino embaixo! O danado do livrinho gruda feito cola e a gente não consegue parar de ler! Resultado, só fui dormir depois de acabar de ler, às três e tanto da madrugada… Pra quem gosta do gênero, como eu, é uma pequena e deliciosa obra-prima! Já estou pensando em para quem emprestar, porque é o tipo de livro que merece ser lido por muita gente – até quem, como eu, não é lá muito fã de Stephen King! Valeu a recomendação – valeu MESMO!

    Responder

    • Melissa
      jun 12, 2012 @ 21:59:15

      Eleonor, poxa, fico felizona de ter empolgado alguém a ler esse livro! Que bom que você também gostou! Eu também tive essa mesma impressão de grude nesse livro. Você simplesmente não consegue parar até saber o que vai acontecer com Pedro, Tomás e Flagg. E a história é frenética e mesmo assim rica em detalhes. Uma mistura e tanto.

      Estou mega feliz agora que consegui recomendar algo que alguém gostou muito. 🙂

      Responder

  2. Camila - Leitora Compulsiva
    jun 12, 2012 @ 19:37:52

    Oi Mel,
    Finalmente arrumei um tempinho para comentar aqui!
    Venho acompanhando as resenhas pelo feed, mas quase nunca consigo parar para comentar aqui! rs…
    Sobre a resenha, fiquei super empolgada para ler esse livro. Eu tenho muita vontade de ler alguma coisa desse autor, mas confesso que sou bem medrosa para histórias de terror… Rs!
    Achei uma boa opção!
    beijos
    Camis

    Responder

    • Melissa
      jun 12, 2012 @ 21:54:59

      Camis,

      Esse livro não tem terror e é um bom começo pra quem não gosta daquelas coisas horríveis e nojentas. É uma leitura bem light na verdade, até engraçada.

      É bom te ver comentando aqui, mas eu sei como é difícil ter tempo pra parar e comentar. Eu também sempre acompanho seu blog pelo feed mas tem horas que a vida não deixa a gente parar…

      bjs

      Responder

  3. Liége
    jun 12, 2012 @ 21:28:13

    Adoro essas histórias simples que ficam incríveis e bem construídas. Parece bem do jeito que eu gosto. Mais um que vai para minha lista de livros que quero ter e ler!

    Responder

    • Melissa
      jun 12, 2012 @ 21:56:24

      Sim, eu acho que você vai gostar sim. É uma história cliché mas construída de um jeito bem interessante. Vale demais colocar na lista.

      E as nossas listas só vão engordando, né? rs

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: