Histórias Envenenadas Vol.2 – Contos de Fadas de Terror

Histórias Envenenadas Vol.2 - Contos de Fada de TerrorTítulo: Histórias Evenenadas Vol.2 – Contos de Fadas de Terror

Autor: vários

Organizadora da antologia: Cristiana Gimenes

Ano de Publicação: 2012

País de Origem: Brasil

Editora: Andross – 93 páginas

Histórias Envenenadas Vol.2 foi um dos lançamentos da Editora Andross no dia 9 de junho. A proposta dessa antologia de contos é a de apresentar a versão mais macabra das histórias que fizeram a nossa infância. São ao todo 15 contos de 14 autores diferentes que vão explorar o lado mais negro dos contos de fadas.

É bem verdade que contos de fada já são assustadores por si só. Não sei quanto a vocês, mas essa de abondono infantil, canibalismo, lobos comendo criancinhas, bruxas colocando mocinhas em cárcere privado… Tudo isso já é bem sinistro por si só. Então imagina agora com o toque de terror.

Histórias Envenenadas Vol.2 traz ótimas (e perturbadoras!) versões de contos como João e Maria, Bela Adormecida, A Pequena Sereia e Rapunzel. Os autores desses contos já mostram uma maturidade de escrita, uma naturalidade para escrever, e despontam como os genuínos talentos literários dessa antologia.

Em “A Herança”, Patrícia Guimarães me deu um susto ao contar a história de João e Maria do ponto de vista de João, relembrando a maldição que recaiu em sua vida e na da irmã depois do episódio na casa da bruxa. Meu coração pulou quando eu li a última linha!

Outra a recontar a história de João e Maria é Karen Alvares (e essa menina é sensacional, tô sempre falando dela aqui não é a toa!) no conto “O Doce Sabor do Poder”. Qual é o efeito psicológico de ser abandonado na floresta e ainda matar uma bruxa? É isso que a Karen vai nos mostrar.

“Adormecida”, de Danilo Pelloso, trabalha com um tema pesado em relação à protagonista, que é o abuso sexual. A linguagem do conto é um tanto difícil, e eu achei que o autor exagerou na inversão de adjetivos (soou por vezes bastante artificial), mas em linhas gerais ficou bastante bom e um tanto perturbador.

“Espuma Branca”, da Karen Alvares (a danada tem dois contos publicados nesse volume!), é o meu favorito. Psicologicamente devastador e de escrita bastante intensa (e até um tanto poética), esse conto está centrado na figura da Pequena Sereia. Será que existe mesmo o tal felizes para sempre?

E o livro fecha muito bem com “Sonhos de Rapunzel”, de Marcela Stéphanie. Aqui temos uma Rapunzel perdida entre realidade e conto de fada numa história no mínimo sinistra que me surpreendeu no final.

Foram esses os contos que realmente saltaram aos olhos por sua qualidade e fizeram valer o livro. De resto temos algumas tentativas interessantes, mas ainda muito imaturas em termos de escrita e desenvolvimento. Algumas histórias, inclusive, não são contos de fadas recontados e sim histórias inventadas, o que eu sinceramente achei que fugiu muito da proposta do livro.

 Histórias Envenadas Vol.2 tem uma edição bacana, bem feita, com uma capa muito bonita. A qualidade da impressão e da feitura do livro é facilmente perceptível. Coisa rara de se ver hoje em dia onde infelizmente temos muitas edições (inclusive de best-sellers) em que a capa começa a despencar no segundo dia…

Enfim, vale a pena ler essa antologia e conhecer novos autores. E guardem os nomes que eu citei. Eles têm talento e vão com certeza fazer burburinho por aí em breve.

Confira a página do Skoob do livro e não deixe de acrescentá-lo à sua estante!

6 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Karen Alvares
    jun 19, 2012 @ 13:33:21

    Mel, adoro suas resenhas! São sempre honestas e vão direto ao ponto! Fiquei feliz que gostou dos meus contos!
    Realmente só tenho elogios ao cuidado que tiveram com essa edição e com essa capa; a capa é linda, sempre me chamou a atenção, porém após o trabalho de edição ficou perfeito!

    Responder

    • Melissa
      jun 22, 2012 @ 13:30:17

      Kakazinha,
      Eu tento ser sempre honesta nas resenhas mesmo. Afinal, de que adianta ficar inventando/mentindo, né? Que bom que vocês conseguem perceber isso.
      Ow, adorei seus contos! E “Espuma Branca” quase me matou do coração! Você tem mesmo muito talento! 🙂
      A edição desses livros não dá pra botar defeito. Ficou de altíssima qualidade mesmo. Vale cada centavo.

      Responder

  2. Liége
    jun 20, 2012 @ 18:50:52

    Nossa, os contos parecem ser ótimos mesmo!! Pela forma como você resenhou empolga muito para ler, Melissa!

    Fiquei muito curiosa com o nome “Espuma Branca”! Me lembrou do conto original na Pequena Sereia e me deu um arrepio só de ler! Deve ser muito interessante mesmo, esse e todos que você citou, Melissa.

    Estou doida para ler o seu conto também!

    Responder

    • Melissa
      jun 22, 2012 @ 13:33:45

      Que bom que eu te empolguei, Liége!
      Esses contos que eu selcionei são disparados os melhores da antologia e merecem sim ser lidos. 🙂
      O livro já deve estar chegando aí…

      Responder

  3. Camila - Leitora Compulsiva
    jun 25, 2012 @ 17:59:48

    Oi Mel,
    Estou doida para ler esse livro!
    Eu amo contos e esse tipo de “releitura” sempre me encanta!
    Se bem que sou meio medrosa para livros de terror… hehehe
    Uma pena que não pude ir no lançamento!
    Beijos
    Camis

    Responder

  4. Nivia Fernandes
    jun 28, 2012 @ 02:49:14

    Ah, o que é bom merece ser destacado mesmo, você está certa!
    Sempre que falam de fantasia, tem gente que desvia um pouco da proposta ou acaba indo no clima da infantilidade. Acontece. Mas é bom ver que fizeram contos muito interessantes das histórias, e que elas dão medo de verdade, isso é sempre ótimo! rs
    É, tinha que rolar sangue em algum conto da Kakazinha! Fiquei curiosa para ler os dois, claro, mas essa da Pequena Sereia tá gritando “eu não vou deixar você dormir!”
    Tinha e ainda tenho um pouco desse problema de adjetivar demais enquanto escrevo, e com a linguagem difícil também, então não consigo culpar alguém que faça o mesmo, embora não seja recomendável… Abuso sexual rebuscado. Eu queria ler!
    Espero que continuem com essa iniciativa de impulsionar os novos autores brasileiros, com esses temas assustadores e criativos!

    Parabéns pela resenha, Mel! ^^

    Ainda compro este e o seu! É que realmente não tá sobrando aqui nem pro essencial. Mas ainda vou conseguir, porque vale muito a pena!

    Responder

Deixe um comentário

