Outras Mídias: Branca de Neve e o Caçador


Branca de Neve e o CaçadorTítulo:
 Branca de Neve e o Caçador

Título Original: Snow White and the Huntsman

Direção: Rupert Sanders

País de Origem: Estados Unidos

Ano: 2012

Duração: 127 min

Esse filme traz uma versão mais dramática do clássico conto de fadas Branca de Neve com direito a uma fotografia belíssima e atuações femininas de tirar o fôlego. A escolha do elenco foi bem feita e o roteiro conseguiu se sustentar, sem ser um daqueles filmes que dependem totalmente de efeitos especiais. Branca de Neve e o Caçador consegue incorporar ação, aventura e fantasia num enredo que prende a atenção e que consegue exibir alguma originalidade e ainda assim fazer referência ao conto original.

Nessa versão (porque certamente não é uma adaptação, talvez seja uma apropriação, mas enfim) Branca de Neve (Kristen Stewart) é aprisionada numa torre durante toda sua vida pela rainha Ravena (Charlize Theron), sua madrasta. Portadora de poderes bastante perturbadores, Ravena é jovem e bela já faz um tempo e de repente vê Branca de Neve como uma ameaça. Quando a jovem consegue finalmente fugir, ela contrata um caçador para ir até a Floresta Negra e voltar com a prisioneira.

Kristen Stewart é Branca de Neve

Pra variar, todo mundo implica com a Kristen Stewart…

Eu sei que tem gente falando muito mal desse filme e eu sinceramente não consigui entender por que. Okay, não vou dizer que é o filme mais espetacular que já vi na vida, mas é certamente um filme muito bem feito, com bom roteiro, boas atuações e boa produção. O único motivo que consigo ver pra birra com esse filme é um: Kristen Stewart. Sinceramente, por que tanta implicância com a atriz? Só porque ela está em Crepúsculo e algumas pessoas não gostam, isso significa que ela é péssima por si só? Eu hein. Já defendi a Kristen aqui antes e eu particularmente gosto muito dela como atriz. Ela tem um jeito bastante físico de atuar que me agrada muito e em Branca de Neve e o Caçador não foi diferente; ela fez bem seu papel de uma princesa sensível que se torna mais tarde uma líder.

Charlize Theron é a Rainha Má

Mas quem realmente rouba a cena é Charlize Theron…

Mas quem rouba a cena mesmo é Charlize Theron como a rainha Ravena. Mas também, Charlize é Charlize. Ela deu bastante profundidade ao papel da madrasta malvada e conseguiu passar um traço de humanidade, mesmo que fosse em meio àquela loucura de poderes sobrenaturais sinistros. A relação de Ravena com o irmão também foi um ponto interessantíssimo do filme, o que contribuiu para a caracterização da rainha como uma mulher perturbada e psicologicamente atormentada. As cenas que focavam no choro da rainha com certeza foram as mais emocionantes.

Em relação ao caçador em si, bem, ele é o caçador. Até me surpreendi com o fato de Chris Hemsworth (ele foi o Thor nos cinemas) conseguir fazer uma cena de choro convincente. A relação do personagem com a Branca de Neve foi interessante e quando o príncipe (que no filme na verdade não é um príncipe mas o filho do duque) entrou em cena, a coisa toda andou bastante bem. Fiquei com medo de o filme virar um triângulo amoroso chato nessa altura, mas isso não aconteceu. Inclusive, essa inconclusão amorosa da história foi uma das coisas que me chamou atenção.

Isso é mesmo necessário?

Minha única ressalva foi mesmo a sensualização da Branca de Neve. Pra variar, os produtores não se seguraram. Branca de Neve cai na lama, no barro, fica perdida na floresta e seu cabelo está sempre impecável (às vezes um pouquinho desarrumado, mas bastante sexy ainda). Seu vestido vai escorregando pelos ombros de um jeito bem sensual e até mesmo o jeito que ela se deita pra dormir é sensual. Poxa, a mulher vai salvar o reino e derrotar a rainha má, já sabemos desde os primeiros 2 minutos de filme que ela é a mais bela de todas, então pra quê essa insistência em sensualizá-la? Por que uma heroína não pode simplesmente ser uma heroína sem ter que bancar a gostosa ao mesmo tempo? Okay, momento revolta do post.

 Branca de Neve e o Caçador é um filme muito bom no geral, com a excelente atuação de Charlize Theron e vale sim a pena ser visto. Para quem está sem ideias para o fim de semana, com certeza essa é uma ótima pedida. Recomendado!

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Liége
    jun 22, 2012 @ 15:37:50

    Ótima resenha, Melissa. Eu confesso: fui uma das que não foi assistir esse filme por causa da Kristen Stewart. Eu já vi ela em outros trabalhos além de Crepúsculo, mas não gosto muito da atuação dela. E realmente ficou difícil para mim desvincular ela da Bella, ao menos por enquanto, e no único filme da série que eu assisti – o primeiro – ela realmente me incomodou muito. Mas tá, realmente não foi um motivo muito bom para não assistir o filme.

    Outro fator que me fez não assistir o filme foi por achar que a personagem ficaria forçada, assim como achei a personagem de Alice forçada no filme do Tim Burton (o pessoal tende a achar que é só colocar uma armadura na menina para ela virar uma mestra guerreira motivacional), e a questão do triângulo amoroso, eu não sei porque tudo precisa de triângulo amoroso. Mas enfim, parece que também não é bem do jeito que eu estava pensando. Fiquei interessada na rainha da Charlize porque só pelos trailers ela me passava um medão XD. Concluindo, parece que o filme é bom, mesmo, com elementos interessantes. Vou conferir em breve.

    Esse negócio da sensualização me revolta também. E desnecessário. Foi o que você disse: por que é que a heroína não pode ser heroína sem ser a gostosona? É requisito básico para a mulher ser alguma coisa? Hunf!

    Responder

    • Melissa
      jun 23, 2012 @ 23:14:04

      Liége, eu entendo que algumas pessoas se incomodem com a atuação da Kristen. Ela é muito física mesmo e faz umas caras estranhas. Eu gosto bastante desse estilo, mas sei que é complicado. Mas acho que o filme merece uma chance, principalmente por causa da Charlize. E garanto que a Branca de Neve não é tão chata que nem a Bella. rs

      Ah, só de curiosidade: Dakota Fanning foi cotada pra ser a Branca de Neve e Selena Gomez também! eu hein.

      Então, eu fiquei com medo de ficar igual Alice. Tudo bem que tem algumas semelhanças, mas achei a história menos chata e previsível do que a de Alice com certeza (o Tim Burton escorregou na pipoca com esse, né..). Não tem triângulo amoroso, graças a Deus, porque eu também não aguento mais histórias com triângulo amoroso! E Charlize vale o filme todo! * Melissa super empolgada com a vilã *

      É assustador como eles tentam sensualizar o tempo todo. Até quando a mulher tá de armadura eles sensualizam. E sim, concordo com você. Não é só porque a mulher pega uma espada e aprende a lutar que ela imediatamente se torna uma mestre guerreira incrível. Pelo menos no Branca de Neve, diferente de Alice, houve uma explicação porque ela era a filha do rei, herdeira legítima do trono, então esse motivo por si só já funcionava como motivação pra galera e pra guerra.

      Responder

  2. Juliana Pires
    jun 22, 2012 @ 16:05:02

    Sei que quase todo mundo quando ouve falar da Kristen Stewart pensa na Bella, mais eu não, sempre lembro de rock, anos 70, banda de garotas…
    Eu acho que a implicação com ela se deve por causa de Crepúsculo mesmo, por que por atuação não é, ela não é má atriz, tb não é brilhante nem nada, mas gosto da forma como ela atua.
    Rubens Ewald Filho fez uma critica a atuação dela tão ácida que eu fiquei chateada, por que não condiz com a realidade. Por que como eu disse ela não é brilhante nem nada, mais se for para falar de atuação (e não de implicancia boba) não é necessário tanto ódio.
    Eu não vi o filme, mas fiquei com vontade. Por que tem esse ar mais sombrio, e a inconclusão amorosa foi algo que me chamou atenção.
    A erotização das heroínas é algo que me revolta, não é necessário, e passa um mensagem distorcida. Se por um lado é super bacana ver uma princesa como a Branca de Neve como uma guerreira, essa erotização continua passando a mensagem errada, de que ela só consegue fazer as coisas por que é assim.
    Como a Liege falou só no trailer a Ravena dá um medo, a Charlize deve esta arrasando.

    Beijos

    Responder

    • Melissa
      jun 23, 2012 @ 23:17:30

      Ju, também não acho a Kristen brilhante nem nada (se formos falar de atrizes da geração dela, com certeza a Jennifer Lawrence é muito superior!), mas também não vejo motivo pra destruir a menina. Infelizmente todas as críticas de atuação da kristen estão sempre pautadas em Crepúsculo, o que é bastante chato. Nesse sentido, ninguém nunca vai ser muito justo com ela.

      E concordo: mesmo guerreira, erotização ainda passa a imagem errada.

      Ravena! Ravena! Raveeeeeeeeeeeeena!

      bjs

      Responder

Deixe um comentário

