Academia de Vampiros Vol.1 – O Beijo das Sombras

Título: Academia de Vampiros – Vol. 1 – O Beijo das Sombras

Título original: Vampire Academy

Autor: Richelle Mead

Ano de publicação: 2007

País de origem: Estados Unidos

Tradução: Inês Cardoso

Editora: Nova Fronteira – 319 páginas

Beijo das Sombras nos apresenta Rose e Lissa, duas melhores amigas que recentemente fugiram do colégio. Mas é preciso acrescentar algumas informações aí. Rose e Lissa têm um laço psíquico sobrenatural entre elas. Elas não são humanas. E fugiram de um colégio cuja função é educar vampiros. Mesclando ação, suspense, mistérios sobrenaturais e, claro, algum romance, esse volume consegue deixar o leitor empolgado até o fim.

Verdade seja dita que eu não sou lá muito fã de livros sobre vampiros, principalmente depois da “moda dos vampiros best-sellers”. Se falou que vai ter romance, minhas chances pro título caem drasticamente. Mas não sei porque achei que esse título seria interessante quando o vi no blog da Camila, o Leitora Compulsiva. Resolvi que daria uma chance assim que possível. A chance apareceu dois meses atrás quando resolvi fazer uma troca de livros no Skoob, pedindo esse volume. Tentei não criar expectativas em relação a história e começar a ler sem preconceitos na cabeça. E não é que eu gostei?

Rose, a narradora em primeira pessoa, é facilmente gostável. hahaha Ela é uma aprendiz de guardiã, uma espécie descendente dos vampiros, mas que não possui necessidade de ingerir sangue e tem resistência ao sol. Como tal, ela precisa proteger uma vampira Moroi, que no caso é sua melhor amiga, Lissa. A relação entre as duas é muito próxima: Rose consegue sentir o que Lissa sente e às vezes até mesmo entrar na cabeça dela. O contrário não acontece. Nenhuma das duas entende muito bem o porquê disso tudo.

Richelle Mead criou um novo mundo para seus vampiros (mas fique tranquilo, eles não brilham rs): existem os vampiros Moroi e os vampiros Strigoi. Basicamente e sem dar spoilers, os Moroi são a realeza dos vampiros (responsável por uma espécei de mini-governo) e os Strigoi são vampiros condenados por terem cometido alguns crimes. Os guardiões nascem da união entre um guardião e um Moroi. Os Moroi possuem magia relacionada aos quatro elementos (terra, água, fogo e ar); os Strigoi não possuem magia alguma, apenas força. Os guardiões protegem os Moroi porque os Strigoi querem acabar com a realeza vampira.

A escola São Vladimir recebe alunos Moroi e guardiões e Rose e Lissa vivem em meio a uma atmosfera não muito amigável, com muita desconfiança, intriga e fofoca por parte dos alunos. Principalmente por conta da ligação estranha entre elas. Mas não foi por isso que elas fugiram da escola, um mistério parece rondar Lissa e Rose começa a tomar medidas desesperadas para protegê-la.

Beijo das Sombras é uma leitura fácil, engraçada e que gera muita, mas muita curiosidade. Rose é impagável como protagonista. Ela é uma garota forte, decidida e incrivelmente leal. Mas o que mais gostei nela foi que ela, bem, ela não tem problemas de auto-estima. Rose sabe que é bonita e que é boa, mas consegue ser confiante sem ficar se achando a maioral. Ela é nervosa e não tem medo de bater (e nem de apanhar rs). Não é nem tão militar e dramática quanto Nihal (de Crônicas do Mundo Emerso), nem tão atormentada e prática quanto Katniss (de Jogos Vorazes), mas não é uma donzela em perigo. Coloquei a Rose no meu hall de protagonistas femininas.

O livro é sexy. Estranho falar isso de um livro, mas é verdade. Acho que é um dos raros livros que têm esse apelo (não estou dizendo que tem sexo explícito no livro, porque não tem) e que eu gostei. Normalmente tenho preguiça dessas coisas e sempre acho que ficou mal feito/irreal/apelativo. A parte de romance também é legal e não ficou enjoativo.

Recomendo a série para quem gosta de histórias sobrenaturais que envolvem de leve, numa leitura rápida, com uma protagonista cativante e desenvolta. Mas não espere grandes mistérios ou revelações em incríveis, essa não é bem a proposta do livro e você pode se decepcionar.

A série continua com Aura Negra (Frostbite), Tocada Pelas Sombras (Shadow Kiss), Promessa de Sangue (Blood Promise), Spirit Bound e Last Sacrifice (ainda não lançados no Brasil). E sim, são só esses seis livros, não é uma daquelas séries intermináveis não…

A capa que coloquei no post é a da primeira edição. Nas lojas, vocês verão uma outra capa, mas confesso que gosto mais dessa do vitral porque ela tem uma importância simbólica. Além disso essas capas com modelos lindas de morrer me matam de tédio (e me fazem morrer de vergonha de ler no metrô affe). A editora se confundiu com essa troca de capas e também apresentou alguns problemas com a tradução dos títulos. Para entender essa história, eu recomendo esse post da Camila aqui. Só adianto que dá nó na cabeça.

9 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Vania
    nov 17, 2011 @ 00:07:42

    Sério que você gostou da Rose? Nossa, eu detesto ela hahaha. Pra mim ela se acha demais e não é uma personagem muito bem trabalhada, pelo menos não nos primeiros livros. Mas confesso que li até o final, que Vampire Academy é um grande guilty pleasure meu e que estou com Bloodlines – o spinoff – aqui pra ler assim que der hehe

    Responder

    • Melissa
      nov 17, 2011 @ 00:29:47

      Eu gosto da Rose! hahaha Eu achei que não gostaria, mas acabei gostando. Porque pra mim o lance dela é aquela obcessão pela Lissa mesmo, sabe, que a impede de viver a vida dela. Eu imagino que isso vá ser quebrado nos próximos volumes… e é o que faz ser um livro interessante. Eu a achei cativante, mas isso não impede de querer dar umas porradas na cabeça dela de vez em quando. hahahaa

      Realmente, é um guilty pleasure. hahaha Mas eu tentei começar a ler sem preconceitos, entendendo que a proposta do livro é outra e talz. Isso ajudou.

      Responder

  2. daniel
    nov 26, 2011 @ 14:37:50

    a rose e a liza são lesbicas?

    Responder

  3. Trackback: Academia de Vampiros Vol.2 – Aura Negra « Livros de Fantasia
  4. Trackback: Top 5 Melhores Livros de 2011 « Livros de Fantasia
  5. Trackback: Lista de Livros Lidos em 2011 « Mundo de Coisas Minhas
  6. pamela
    fev 29, 2012 @ 13:33:51

    Espero k o livro seja bom mas pelo k vcs estao dizendo parece bom mesmo vou comprar e vou começar a ler quando acabar vou escrever aki se foi bom mas e´claro k vai ser se é de vampiro é bom,eu amo series,filmes e livros sobre vampiros.

    Responder

Deixe um comentário